Bolo de Chocolate para o Pai


Neste dia do pai, não serei a única a não abraçar o meu. Não serei a única a desejar um bom dia do pai por telefone. Não serei a única a tentar fazer normalidade numa altura em que tudo nos parece surreal.
Havemos de ultrapassar isto, desejando não perder os nossos, e fazendo o que nos compete para isso não acontecer.
Neste dia do Pai, com um país em estado de emergência - seja lá isso o que for - tentamos viver a normalidade. Fazemos um bolo, e damos ao pai cá de casa os presentes que fizemos na escola. Ligamos aos avós e ao Bitó. E vivemos agora esta estranha normalidade. Resguardados mais mais próximos dos outros. Afastados mais estranhamente mais juntos.

Ingredientes: 
(in “um bolo por semana” Rita Nascimento - página 50)

2 ovos
200g de açúcar (usei amarelo)
100g de chocolate tablete 75% cacau
125g de manteiga
100ml de leite (usei de aveia)
200g de farinha
20g de cacau em pó
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de bicarbonato de sódio

Preparação:

Numa taça bata os ovos com o açúcar até  ficar uma mistura mais fofa e esbranquiçada. 
Entretanto derreta o chocolate em pedaços juntamente com a manteiga e o leite (eu derreti no microondas, durante 90 segundos, mexendo a cada 30 segundos para não queimar). Mexa bem até ficar bem envolvido.
Verta a mistura de chocolate sobre os ovos batidos com açúcar e mexa bem. Junte depois a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato e envolva até ficar uma mistura homogénea.
Verta a mistura numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Uma doce ideia :) Verdade e custa mais ainda quando as pessoas não querem compreender q é obrigatória a mudança de hábitos! Espero q os teus pais/sogros sejam mais compreensivos e cumpridores q os meus! Bjinhos e feliz dia para o pai aí de casa :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não experimentei essa receita, está com óptimo aspecto.
    Tomara eu falar com o meu ao telefone... primeiro dia do pai depois da sua partida ��.
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:21

    Finalmente uma influencer digital que não tem relutância em falar no assunto na ordem do dia. Sou de Ovar e estou em quarentena com a minha filha em casa porque temos ambas doenças crónicas e o meu marido trabalhou até recentemente, pelo que não pode regressar a casa antes de cumprir os 14 dias de isolamento profilático. Passo os meus dias a disfarçar a apreensão, a tentar substituir-me aos professores… e a gerir o frigorífico e a despensa, que vão mingando… Por isso lanço à Joana o desafio de fazer uma publicação sobre a GESTÃO ALIMENTAR e ECONOMIA DOMÉSTICA específica a este momento de crise. Talvez desta forma mais Dona(os) de Casa sejam inspirados a fazerem render mais tempo os seus mantimentos, sem deixarem de diversificar a sua dieta, mas adiando o mais possível as saídas para compras não essenciais, numa fase em que isso é crucial…
    Exemplos? Um bolo sem ovos, para reservar a proteína para as refeições; vigiar o estado de conservação das frutas e legumes, e usar de estratégias de conservação; estabelecer um esquema de trocas de frescos com vizinhos que tenham o seu "quintal"(acautelando o devido distanciamento social, claro está)… Enfim, a necessidade aguça o engenho! Muito obrigado e as minhas desculpas pelo desabafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:38

      Também gosto desta ideia. Estou em Paris e os supermercados estão bastante depenados, só posso ir ao mais próximo e não há ovos, por exemplo. Descobri os scones - não levam ovos e da receita base dá para ir juntando o que houver. Estou também a recorrer a receitas como a jardineira, em que a carne, aos bocadinhos, no meio dos legumes, rende mais. Mas também gostava de "ouvir" mais ideias!

      Eliminar
    2. Anónimo07:17

      Anónimos das 18:31 e 20:38,

      Nas contas do Facebook (blog) e Instagram (Joana), têm vindo a ser publicadas algumas ideias.
      Quanto aos bolos sem ovos, experimente ver sites/blogues vegetarianos, receitas de bolos vegetarianos/chegamos, em que usam alternativas aos ovos (ex. "Ovos de linhaça", banana, "ovo de grão", etc.). No entanto, essa substituição poderá estar condicionada pela falta do ingrediente em causa ( se não faz parte dos hábitos de casa). Este tipo de bolos costuma ser um pouco mais denso, que os feitos com ovos.
      Experimentem, no caso dos bolos, ver receitas de bolos económicos, em que levam 1 ovo (a Rita Nascimento tem uma receita de um bolo com 1 ovo).
      Deixo duas receitas de bolos com
      que1 ovo, tenho nuns livros
      da minha mãe.

      Bolo Económico
      1 ovo
      200 g de açúcar
      1 chávena de chá de leite
      Canela em pó
      Raspa de limão
      250 g de farinha
      1 colher de sopa de manteiga derretida
      1 colher de chá de bicarbonato de sódio
      Passas ou cidrão qb - opcional
      Bater o ovo com o açúcar, canela e limão. Deitar a manteiga, o leite com o bicarbonato misturado, e por último, a farinha, passas. Misturar tudo muito bem. Cozer em forma untada. (Untar e polvilhar a forma com farinha, cozer a 180ºC cerca 45 minutos ou fazer o teste do palito).

      Bolo preto de um ovo
      1 ovo
      1 chávena de chá de leite
      1 chávena de chá de açúcar
      1 chávena de chá de farinha (costumo usar cerca de 2,5 chávenas)
      2 colheres de sopa de manteiga
      2 colheres de sopa de mel
      1 colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio
      1 colher de chá de canela em pó

      Mistura tudo ao mesmo tempo e bate-se bem. Querendo pode-se juntar frutos secos ou cristalizados. (Costumo preparar como um bolo normal: bater a manteiga com o açúcar, juntar o o ovo e leite, envolver as farinhas. Forma untada e polvilhada, cozeem forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 minutos/teste do palito.

      Força para todos e um grande beijinho,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Anónimo07:19

      *... sites/blogs vegetarianos/veganos... (O telemóvel pregou uma partida)

      Sara Oliveira

      Eliminar
  4. Obrigada, Sara! Aqui em casa ñ há falta de ovos, pois temos a vantagem de ter galinhas poedeiras :) Mas entendo q mt gente esteja a passar uma fase bem difícil, principalmente quem vive em apartamento :( Força para todos vós/nós neste estado… Bjinhos e bom fds, apesar de tudo!

    ResponderEliminar

Imprimir