Pataniscas de Sardinha com Tomate


Não desperdiçar e rentabilizar os nossos recursos, sempre foi uma causa querida para mim. Mas agora, faz mais sentido do que nunca. Filas para o supermercado, nem sempre estar disponível os bens que queremos, algumas (muitas direi eu!) famílias a verem o seu rendimento mensal diminuido.... Tudo isto continua a fazer muito sentido. Ainda mais sentido. E paramos para perceber que não desperdiçar e rentabilizar sempre fizeram sentido. Em todas as alturas e em qualquer circunstância.
Aproveitemos este tempo em casa e estas saídas mais escassas para irmos ao supermercado para dar volta à despensa e ao congelador, para planearmos melhor, para fazer muito com pouco.
Fazer comida de “massa” que rende mais, Receitas de um tacho só. Utilizar todas as sobras e restinhos para criar novas receitas. Quiches, rissois, empadas, pataniscas, massas limpa frigorífico. Tudo óptimas receitas para aproveitar quase todas as sobras que possam ter ou vir a ter em casa.
Segue então a receita de pataniscas!

Ingredientes para 12 pataniscas pequenas

3 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 pitada de fermento em pó
1 lata de sardinha em molho de tomate
1 ovo
1 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
125ml de água (aproximadamente)

Preparação:

Pique a cebola e coloque numa taça. Junte o ovo, as sardinhas e o molho da lata e misture bem até ficar tudo meio desfeito. Acrescente a farinha e o fermento e envolva bem. Tempere de sal e pimenta e acrescente a água, pouco a pouco até a massa ficar com a consistência desejada.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de óleo ou azeite e frite colheradas de massa até que fiquem douradas.
Escorra sobre uma grelha ou papel absorvente.
Sirva com arroz de legumes ou uma salada russa.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir