Puré de Feijão Branco com Salada de Batata Assada, Espargos e Tomate


Recomeçar uma semana e a nova normalidade com uma receita sem carne nem peixe, inspirada por uma receita que vi pelo instagram. Tinha feijão branco cozido e congelado. espargos do jardim e batatinhas novas que tinham vindo no cabaz.
O puré de feijão ficou delicioso, e deve acompanhar lindamente frango ou outra carne de sabor mais suave. Mas contrasta lindamente com as batatas assadas e com o tomate e espargos. Para quem sinta a falta de mais substância, juntar um ovo escalfado ainda de gema mole parece-me perfeito!

Ingredientes para 2 pessoas:
(inspirada a partir  desta receita da Martilicious Food:https://www.instagram.com/p/B_MqCReJmEm/



200g de feijão branco cozido
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
limão q.b.

6 batatinhas novas
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 raminho de alecrim fresco
azeite q.b.
8 espargos
8 tomate cereja
10 azeitonas pretas

Preparação:

Comece por preparar as batatinhas assadas. Lave-as bem e corte-as em quartos. Corte depois os espargos, em pedaços, descartando a parte fibrosa, e junte às batatas. Tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta, os dentes de alho esmagados. Junte o alecrim, envolva bem, e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC até que as batatas fiquem douradas e macias.
Entretanto coloque o feijão escorrido no robot de cozinha, liquidificadora ou copo da varinha mágica. Junte o dente de alho, sal e pimenta a gosto, um pouco de raspa e de sumo de limão e triture bem até obter um puré cremoso. Retifique os temperos.
Corte o tomate cereja ao meio.
Retire as batatas e espargos do forno e envolva o tomate e as azeitonas.
Numa travessa coloque o puré de feijão. Por cima disponha as batatas, espargos e tomate. Regue com um pouco de azeite e sirva de imediato.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo23:10

    A experimentar de certeza. Obrigada pela partilha. Um beijinho.

    Carina Mendes

    ResponderEliminar
  2. Ontem fiz puré de feijão vermelho, para acompanhar uns filetes de pescada no forno que vou fazer para o jantar de hoje. Mas, se não tivesse já descongelado os filetes, atrevia-me a experimentar esta salada, porque não só está visualmente muito apelativa como me parece deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. Sigo o seu blogue já há algum tempo e tenho testado várias receitas, bem boas e regra geral com um toque de criatividade.
    Injustamente, ainda não tinha deixado nenhum comentário, foi desta... Adorei! Muito Obrigado

    ResponderEliminar

Imprimir