Pão Sem Glúten da Gapo



Não tenho nada pessoal contra o glúten, mas reduzir o seu consumo tem ajudado com as minhas enxaquecas e também com algum desconforto abdominal, pelo que, apesar de comer pão “normal” volta e meia faço pão sem glúten e consumo massas sem glúten.

Já fiz este pão algumas vezes e tem ficado sempre bem.

Um pão sem gluten - ou qualquer outra receita sem glúten - pressupõe que é preciso testar combinações de farinhas, e testar várias vezes a receita. Não é propriamente onde me sinto mais à vontade e por norma gosto de fazer receitas testadas e ou criadas com quem percebe do assunto. Neste campo não é possível apenas substituir farinhas sem glúten por farinhas com glúten!

Este pão é um bocadinho diferente de outras receitas que já fiz. Porque além de não necessitar de tempo de levedação, tem como base uma espécie de “pudim” de psyllium - que é essencial para o sucesso da receita - que é o que permite o pão ficar fofo, como é característica no pão “normal”.

Aprendi a fázer esta receita com a minha querida “Gapinha”, e deixo o link para a receita que ela publicou, porque tem um video que vos pode também ajudar.


Ingredientes para 1 pão:

Receita original e com video aqui: https://www.instagram.com/p/CWwCULFIPJe/


100 gr de aveia em farinha (s/ glúten)

100 gr farinha de arroz

100 gr de amido de tapioca ou polvilho doce ou maizena

100 gr de trigo sarraceno (pode ser substituído por farinha de arroz ou aveia

50 gr linhaça moída 

35 gr psyllium em pó ou flocos

sal qb

1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos)

1 colher de café de bicarbonato de sódio 

600 ml de água 

30 ml de azeite


Preparação:


Comece por bater o psyllium com a água, seja com vara de arames ou batedeira para não formar grumos, e deixar repousar alguns minutos até formar uma “papa” espessa.

Numa outra taça misture as farinhas, fermento e bicarbonato e o azeite e junte tudo amassando com as mãos, ou com a batedeira até obter uma massa elástica e moldável.

Se ficar muito dura, juntamos mais água; se líquida, juntamos um pouco de farinha. (É que a consistência das massas varia muito consoante as farinhas usadas.)

Molde depois um pão e leve-o a cozer em  forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação cerca de 50 a 60 minutos.

Depois de cozido, retire do forno e  deixe arrefecer por completo antes de cortar!!


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir