Há uns tempos a minha amiga Soraia trouxe uma tarte de chuchu para partilharmos entre amigas. Ficaram todos muito curiosos com a receita e toda a gente pediu a receita!
Numa altura em que alguns de nós têm ofertas de chuchu e não sabem que mais lhe fazer além usar na sopa, pode ser uma alternativa diferente!
Eu estava cheia de curiosidade de experimentar esta tarte e gostei muito. Fica com uma textura sumida, tipo queijada, mas firme.
Alterei ligeiramente a receita que a Soraia partilhou e acrescentei a receita para a base de massa quebrada em vez de usar de compra, que para mim faz imensa diferença.
Não tem truques, mas é mesmo muito importante escorrer bem o chuchu durante pelos menos uns 30 minutos para escorrer bem todo o excesso de água,
A receita original ainda leve amêndoa laminada por cima. Eu não tinha em casa e não coloquei e confesso que não lhe senti a falta!
Ingredientes:
Massa:
200g de farinha
100g de manteiga fria
Sal q.b.
25ml de água
Recheio:
4 chuchus
6 ovos
1 chávena de açúcar (chávena de 250ml de capacidade)
1 colher de sopa de farinha Maisena
Cascas de limão
1pau de canela
Canela em pó q.b.
Preparação:
Coloque no robot de cozinha a farinha, a manteiga cortada em cubos, o sal e a água e triture até obter umas migalhas grossas. Com as mãos acabe de amassar até obter uma bola de massa lisa e uniforme. Se não tiver robôs de cozinha pode também amassar à mão.
Com a massa forre uma tarteira de fundo amovível e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Prepare então o recheio. Descasque e corte os chuchus em cubinhos e pequenos e leve a cozer apenas com água a cobrir , o pau de canela e a casa de limão. Coza até ficarem bem macios.
Escorra depois o chuchu, retire o pau de canela e a casca do limão e triture com a varinha mágica. Volte a escorrer o chuchu já triturado durante cerca de 30 minutos.
Entretanto pré coza durante 15 minutos a massa da tarte (sem recheio) em forno previamente aquecido a 180ºC .
Numa taça coloque agora o chuchu cozido e bem corrido, os ovos inteiros, o açúcar, a farinha Maisena, 1 colher de chá de canela em pó e misture bem.
Retire a tarte do forno e coloque agora o recheio levando novamente ao forno durante mais 40 minutos ou até o recheio estar firme.
Retire e deixe arrefecer.
Depois de fria polvilhe com um pouco mais de canela ou açúcar em pó.
Bom Apetite!
Muito obrigada pela partilha desta receita! Todas as semanas a minha mãe me manda um saco de chuchus e, de facto, já não sei o que lhes fazer. Mesmo oferecendo a quem também goste, fazendo compota, chutney e sopa, continuo a ter demasiados chuchus em casa. Neste fim de semana vou experimentar a tarte! :)
ResponderEliminar