Molho para Gratinar Vegetal



Não é que não faça o bechamel tradicional, que adoro, e que acho muito versátil. Mas muitas vezes me perguntam por alternativas sem leite - muitas vezes pela impossibilidade de consumirem leite - e eu própria procuro alternativas menos “calóricas” para as refeições do dia a dia.

Ultimamente dou por mim a fazer uma versão com apenas um pouco de azeite e bebida vegetal que tem ficado muito bem em lasanhas e massas em geral, mas também com bacalhau e afins, em substituição do bechamel tradicional.

Deixo a receita para quem quiser experimentar ou estiver à procura dessa alternativa!


Ingredientes para cerca de 500ml de molho (podem facilmente duplicar a receita)


500ml de  bebida vegetal de amêndoa sem açúcar

40g de farinha de trigo ou de esperta

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com o azeite e acrescente a farinha. Misture bem de modo a que a farinha embeba o azeite e junte depois a bebida vegetal de amêndoa. Vá misturando aos poucos e poucos, mexendo bem, de modo a que a farinha faça engrossar o molho, assim que começar a ferver. (Não se preocupe com os grumos, basta passar a varinha mágica no final.) Deixe ferver, sem parar de mexer em lume brando até engrossar e cobrir as costas de 1 colher de pau. Tempere a gosto de sal, pimenta e nos moscada e use como um qualquer outro molho bechámel.


(Nota: Se tiver uma bimby, basta colocar todos os ingredientes na Bimby e deixar cozinhar cerca de 10 minutos a 100ºC na velocidade 4.)


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir