Pãezinhos de Leite



Os fins de semana, principalmente assim que começa o Outono mais frio, são sempre dias em que há desculpas para ligar o forno e cozinhar. Este fim de semana além de pão caseiro, saiu uma tarte de chuchu e ainda estes pãezinhos de leite que dão uma grande quantidade e são perfeitos para lanches e até para enviar para a escola nas lancheiras.

Eu aproveitei e congelei logo uma parte para estarem sempre à mão durante a semana


Ingredientes para cerca de 24 unidades pequenas:


750g de farinha de trigo ou espelta

100g de açúcar

250ml de leite ou bebida vegetal de aveia

75g de manteiga amolecida

1 saqueta de levedura seca (11g)

2 ovos

Sal q.b.

1 ovo batido para pincelar


Preparação:

No robot de cozinha ou na batedeira com a pá de amassar, coloque a farinha, os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga em pedaços , o leite morno e o fermento. Amasse bem cerca de 10 minutos. Retire e forme uma bola com a massa e coloque na taça, tapando, deixando levedar cerca de 2 horas ou até duplicar de tamanho.

Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e divida a massa em cerca de 24 porções do mesmo tamanho, formando bolas. (55g cada)

Coloque-as lado a lado, num tabuleiro forrado com papel vegetal  e deixe levedar mais 1 hora ou até duplicar de tamanho.

Pincele depois com o ovo batido e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Retire.

Sirva quentinhos com manteiga, queijo ou fiambre


Bom Apetite! 

1 comentário :

Imprimir