Empanadas de Centeio com Frango, Cogumelos e Abóbora Assada




Depois de um fim de semana cheio, entre masterclass, workshops, compras e pensar no natal e festa de aniversário, a semana começa com uma sugestão de umas empanadas deliciosas, com uma massa agradavelmente surpreendente com farinha de centeio e que fiz em quantidade e congelei.

A vantagem é mesmo poder congelar já feitas e cozinhadas e depois saber que as posso colocar diretamente congeladas na Airfryer a 180ºC durante  15 minutos, e que ficam iguais a acabadas de sair de forno!

Uma maravilha para adiantar refeições da semana, e ter sempre algo à mão para comer naqueles dias ou semanas complicadas.

Fica a sugestão!


 Ingredientes para 15 empanadas:

Massa:


250g de farinha de trigo

120g de farinha de centeio

100g de manteiga

Sal q.b.

1 ovo

75ml de água 


Recheio:


200g de cogumelos castanho

350g de peito de frango

250g de abobora manteiga, menina ou hokkaido

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de tomilho seco

1 cebola

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio.

Corte a abobora em cubos, tempere com 1 colher de azeite, sal e o tomilho e leve a assar em forno pré aquecido a 180°C até que fique macia.

Pique depois a cebola com os dentes de alho e leve a alourar numa colher de sopa de azeite. Acrescente depois os cogumelos laminados ou picados grosseiramente e deixe cozinhar em lume alto. Junte também o frango em cubinhos pequenos, retifiqye de sal e pimenta e deixe cozinhar. Acrescente depois a abóbora assada. Retire e deixe arrefecer completamente.

Prepare depois a massa. Num robot de cozinha junte as farinhas, a manteiga fria cortada em cubos e o sal. Triture até obter uma especia de migalhas grossas. Acrescente depois o ovo e a água e triture até obter uma massa lisa e que se descole.

Estique a massa com a ajuda de um rolo ate ficar com cerca de 5mm de esoessura e corte depois em circulos com cerca de 12cm de diametro (use uma taça, por exemplo como cortador).

Coloque depois um pouco de recheio em cada um dos discos, dobre e feche pressionado com os dedos ou um garfo.

Coloque num tabuleiro  forrado com papel vegetal e leve a assar em forno previamente aquecido a 200°C durante cerca de 25 minutos.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir