Sopa Fria de Cenoura e Pêssego


O meu gosto por sopas frias é recente. Comecei há uns anos com o gaspacho, que agora faço com frequência, e depois fui experimentando vários tipos de sopas frias, com pepino, melancia, meloa e até de alho francês. Tirando uma experiência menos positiva há uns anos com uma sopa fria de ervilhas e iogurte, gosto imenso destas sopas neste tempo de calor, e acho que são sempre uma maneira diferente e interessante de começar uma refeição durante o verão.
A última que experimentei é de cenoura com pêssego e fica bastante agradável. Além disso os pêssegos continuam a estar na época, pelo que é uma boa ideia a experimentarem.

Ingredientes para 6 pessoas:
(in “Bimby - Momentos de Partilha”, Agosto 2018, página 17)

500ml de água
sal q.b.
200g de cenoura
15g de gengibre
125g de iogurte natural
sumo de lima q.b.
500g de pêssego maduro descascado e descaroçado 
manjericão fresco q.b. para servir
amêndoa torrada q.b. para servir
Preparação:

Numa panela coloque a água, as cenouras em pedaços e o gengibre e tempere de sal. Coza até que as cenouras fiquem macias. Triture depois até ficar com uma mistura muito cremosa e deixe arrefecer.
Triture depois a polpa dos pêssegos e junte-os ao creme anterior, assim como o iogurte e um pouco de sumo de lima. Volte a triturar tudo e leve depois ao frigorífico algumas horas, ou de um dia para o outro.
Sirva fria polvilhada com o manjericão fresco e as amêndoas torradas.


Bom Apetite! 

4 comentários :

  1. Anónimo09:52

    As sopas frias são algo recente para mim, e não sei porquê fico sempre com a ideia dos "batidos detox" - talvez pela combinação de frutos e legumes, e ser em creme.
    Estou a aprender a gostar delas, mas faço em pouca quantidade para experimentar. Muitas delas são adaptações das que vejo pela internet/instagram, e umas últimas que fiz foram um "gaspacho aldrabado" com cenoura e courgete (já vi versões de gaspacho com cenoura, melancia, maçãs ou cerejas), e uma sopa fria com pepino, abacate e outros ingredientes (inspirada na sopa de pepino da Filipa Gomes, e que também apareceu aqui).
    Irei experimentar esta, pois parece ser interessante com o sabor frutado do pêssego.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Hummm, estas sopas são novidade para mim...
    Cenoura e pêssego? Combinações improváveis mas que ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/08/bolo-de-maca-fit.html

    ResponderEliminar

Imprimir