Tomates Recheados com Millet, Cogumelos e Feta


Gosto de experimentar coisas diferentes. E andava em falta com o Millet (também conhecido como milho painço) Já tinha ouvido falar imenso, já tinha experimentado, mas nunca o tinha cozinhado. Acabei a comprar um pouco, ainda antes das férias na loja Grão Natural aqui em Coimbra (onde comprei a granel, óptimo maneira de comprar pequenas quantidades de coisas a experimentar!!)  O millet foi ficando e foi preciso chegar a casa de energias renovadas para ter vontade de finalmente experimentar. Fiz alguma pesquisa, para o saber cozinhar corretamente, e decidi depois preparar uma das nossas habituais refeições sem carne nem peixe utilizando o millet, e lá sairam uns saborosos tomates recheados.
Partilho aqui a receita - e o método de confeção do millet - para poderem experimentar e também dar asas à vossa imaginação e alargar também os alimentos na vossa alimentação. Não digo que seja para comer todos os dias. Mas tal como a quinoa é uma alternativa interessante e diferente. Porque não?



Entretanto aproveito para vos convidar para este Sábado, dia 25 de Agosto, às 17h,  estarem comigo, a Convite da Câmara Municipal de Leiria, no Centro Azul - Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida e a apresentação do “Família e Amigos à Mesa”. Conto com a vossa presença.

Ingredientes para 4 pessoas:

Para cozinhar o millet:
1 chávena de chá de millet
2 chávenas de chá de água
sal q.b.

8 tomates cacho
100g de cogumelos marron
millet cozinhado anteriormente
150g de queijo feta
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
coentros frescos picados
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o millet. Demolhe 1 chávena de millet no dobro de água fria durante pelo menos 4 horas, ou durante a noite. Depois escorra o millet, passe por água corrente e coloque na panela juntamente com 2 chávenas de água e tempere com um pouco de sal. Deixe levantar fervura, tape e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar cerca de 10 minutos ou até a água evaporar. Desligue o lume, mexa com um garfo e deixe repousar mais 10 minutos. Está pronto a comer ou a ser misturado com o que quiser. Pode guardar no frigorífico numa caixa de vidro hermética alguns dias para ir acrescentando às suas receitas.
Para os tomates recheados comece por cortar a tampa ao tomate e a escavar com a ajuda de uma colher o seu interior (reserve o interior do tomate para fazer molho de tomate, arroz, para juntar a bolonhesa de carne - pode congelar!)
Coloque depois os tomates a escorrer sobre papel absorvente virados para baixo.
Entretanto lamine os cogumelos e leve-os a saltear numa frigideira com um pouco de azeite e o alho picado e sal. Acrescente depois o millet já cozinhado e envolva bem. Retire do lume e acrescente o queijo feta cortado em cubos e os coentros frescos picados.
Coloque os tomates num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-os com uma pitada de sal e um fio de azeite. Recheie com a mistura de millet, cogumelos e queijo, e coloque a tampa no tomate. Regue com mais um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até o tomate estar macio.
Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo13:19

    Gosto desta ideia!
    Embora faça, de vez em quando, legumes recheados (pimento, courgete, berigela), ainda não o fiz com tomates.
    Faço o millet de forma diferente, como se fosse um arroz (e também a quinoa): lavo o millet (ou deixo de molho um pouco), escorro, salteio num pouco de azeite até alourar (com ou sem alho/cebola), e depois junto água quente (o dobro da medida usada de millet), deixado cozer até ficar sem água (como no arroz).
    Tenho millet (e outros grãos) um pouco "perdidos" no armário, que ficam esquecidos, pois alguns requerem uma preparação prévia (tal como o feijão), e são preteridos a favor de outras soluções mais rápidas.
    Irei ficar com esta ideia debaixo de olho, e talvez seja adaptada com umas sobras de couscous - sou "alérgica" a sobras e estou sempre à procura de formas de dar a volta a elas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir