Quadrados de Anzac, Caramelo e Chocolate




Para hoje escolhi uma receita pecaminosa e que sei que os gulosos vão adorar! Uns quadrados de bolacha anzac com uma camada de caramelo e por fim chocolate. É realmente maravilhoso, mas uma receita para fazer e partilhar com a família ou os amigos, porque é uma autentica bomba!!!


Ingredientes:

(in “one tin bakes”, Edd Kimber, página 50)


Base de bolacha ANZAC:


85g de farinha

60g de flocos de aveia

40g de coco ralado

75g de manteiga

2 colheres de sopa de mel (ou golden syruo)

100g de açúcar mascavado

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio


Para o recheio de caramelo:


150g de manteiga

1 lata pequena (397g) de leite condensado

3 colheres de sopa de mel (ou golden syrup)

100g de açúcar mascavado


Cobertura:


200g de chocolate 

flor de sal


Preparação:


Para fazer a base coloque numa taça  a farinha, a aveia, o coco ralado e misture. Leve um tachinho ao lume com a manteiga, o mel e o açúcar e deixe derreter envolvendo bem e mexendo de vez em quando. Retire do lume e adicione o bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de água  e mexa um pouco até a mistura fazer uma espécie de espuma. Coloque por cima da mistura de farinha e envolva bem.

Coloque a mistura numa camada homogénea num tabuleiro forrado com papel vegetal, e leve a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até estar cozinhado e dourado. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto prepare o caramelo. Coloque todos os ingredientes do recheio do caramelo num tacho e leve ao lume a cozinhar, sem parar de mexer. Assim que começar a ferver, reduza o lume e, continuando a mexer para não agarrar ou queimar, deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos, até a mistura estar grossa e com um tom de caramelo (se tiver um termómetro de caramelo, está pronto quando atingir os 112ºC).

Retire do lume e verta sobre a base de bolacha, espalhando bem numa camada uniforme e deixe depois arrefecer cerca de 30 minutos.

Para a cobertura, derreta o chocolate no microondas durante cerca de 90 segundos, parando a cada 30 segundos para mexer o chocolate. Coloque o chocolate derretido sobre o caramelo e com a ajuda de uma espátula, alise a superfície numa camada só. Deixe o chocolate só aceitar uns minutos, e depois polvilhe com a flor de sal.

Leve algumas horas ao frigorífico para ganhar firmeza.

Para servir, retire do tabuleiro com a ajuda do papel vegetal, e corte depois em quadrados. Deixe um pouco à temperatura ambiente antes de servir!


Bom Apetite! 

4 comentários :

  1. Até os diabetes se riem, lol
    Aspeto delicioso.
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Esses quadrados são bem gulosos. Ainda bem que não sou sua vizinha senão lá ia a dieta.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/08/papas-de-aveia.html

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma tentação :P Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Já vi algures uam receita parecida com esta numa versão mais "saudável", com base de frutos secos (penso eu), caramelo de tâmara e chocolate preto em cima (talvez no site da Ella, já não sei!). Sem ter provado nenhuma, quase que me atrevo a dizer que deve ficar igualmente boa. Fica a ideia para experimentares fazer no regresso das férias ;)

    ResponderEliminar

Imprimir