Pescada Assada no Forno com Molho de Tomate e Batatinhas



A minha amiga Joana disse-me há uns anos a frase mais extraordinário acerca de educar os filhos: “Na dúvida, abraça!”

Há muitos dias em que abraçar e não dizer nada resolve muitas coisas cá em casa. Quando eles estão tristes, frustados, quando há zangas e birras, quando choram sabe-se lá porquê, quando estão cansados, quando estão felizes também.

Abraço-os e muitas vezes eles debatem-se debaixo dos meus braços, até que deixam de se debater. Muitas vezes acabam eles a retribuir o abraço, outra ficam-se só de braços caídos no conforto dos meus braços. Mas percebi que o abraço e o embalo do meu corpo resolve muito. Umas vezes mais do que outras. Mas como diz a minha amiga é o que faço em caso de dúvida. Mas também muitas vezes em caso de certeza.


E de volta recebo muitas vezes abraços sem pedir, quando se chegam ao pé de mim e do nada vem um abraço.

Percebi que abraçar é uma linguagem.


Foi também com a minha amiga Joana que aprendi a abraçar, tal como agora abraço os meus filhos. Ao inicio os meus abraços eram frouxos. E quando aprendi a falar a linguagem dos abraços, passei a dar abraços que dizem tudo, e perceber o que me dizem em casa abraço. Mas eu não sou uma pessoa de abraços. Ou melhor, agora sou, mas não era. Com os filhos, marido ou até com os amigos. Abraçar é a maior linguagem de amor.


Ingredientes para 4 pessoa:


6 postas de pescada

1 lata de tomate pelado

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de ervas secas a gosto

1 cebola

2 dentes de alho

800g de batatinhas


Preparação:


Descasque a corte a cebola em meias luas, Descasque os alho e lamine-os. Coloque-os no fundo de uma assadeira e por cima disponha as postas de pescada. Sempre de sal e pimenta e cubra com o tomate pelado. À volta disponha as batatinhas cortadas em quartos, e tempere-as de sal. 

Polvilhe tudo com as ervas secas e regue com o azeite.

Tape com papel de alumínio e leve a assar a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem assadas. No fim retire o papel de alumínio para tostarem.

Sirva com legumes ou uma salada.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Anónimo15:29

    Os abraços são aquela linguagem invisível que diz muito, sem palavras. É o conforto, amparo, empatia, "boa vibração".
    Faz falta em família, sociedade, e talvez no mundo em geral, aquele ABRAÇO com convicção, que diz muito sem palavras (que podem ter ser ditas com ou sem sentimento).
    No entanto, o simples ato de abraçar, pode ter conotações negativas, seja pelo medo de expor os sentimentos ou o próprio contacto com a pessoa (em termos gerais).
    Fico com a sugestão, pois também é uma espécie de "abraço", pois comida de forno, e assados, é sempre algo que associo a conforto.

    Um grande beijinho,

    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Tanto da receita como dos 'abraços'. Já era mais fã dos abraços que dos beijos e acho q isso ficou reforçado com a pandemia. Mesmo quando o contacto não era aconselhável, lá vinha um dia ou outro em q eu sabia q aquela pessoa precisava dum abraço, então eu colocava a camisola de trás para a frente, cobria a cabeça/cara com o capucho e lá dava um abraço mas descansada. Ou então de máscara, sem tocar na cara. E concordo ctg: um abraço ajuda muito e acalma quando é preciso :) Parece que acciona o nosso sistema parassimpático (no mínimo deve durar 20segundos) ;) Bjinhos e um forte abraço! :)

    ResponderEliminar

Imprimir