Maminha no Forno




O fim de semana acabou por não ser o que estava previsto, e os dois workshops foram alterados para outras datas que mais convinham a todos.

E é o que acontece tantas vezes. Seja nos fins de semana ou na vida, as coisas não acontecem como previsto ou planeado e temos de nos adaptar. A capacidade de nos adaptarmos à mudança e às circunstância acaba por dizer muito de nós. E tantas, mas tantas vezes percebemos que os segundos planos são melhores ainda do que os originais.


Não sei se o fim de semana de plano B, não sei se foi melhor, mas foi seguramente diferente do que o que estava previsto, e foi mais dedicado aos miúdos! Fomos ao Exploratório, programa que andávamos a prometer para dias de chuva, tivemos um lanche/jantar improvisado em casa de amigos, e ainda uma festa de anos que se prolongou em jantar com pais e crianças e que foi uma enorme animação para os mais pequenos que ficaram delirantes.


Os meus dias fazem-se de muitas coisas simples que todas somadas me deixam sempre a pensar que a felicidade é isto mesmo.


Ingredientes:


1 peça de maminha, inteira com cerca de 1kg

sal marinho q.b.

3 dentes de alho

tomilho fresco q.b.


Para acompanhar:

Ananás grelhado

pimento padron salteados

feijão preto


Preparação:


Num tabuleiro ou pirex, coloque uma ligeira camada de sal, 2 dentes de alho grosseiramente emagados e uns raminhos de tomilho fresco.

Por cima coloque a peça de carne inteira, e tempere com um pouco mais de sal, o outro dentes de alho esmagado e mais um pouco de tomilho.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30  minutos. O tempo para a carne não ficar demasiado passada depende do forno, mas também da quantidade de carne. (Se ao cortar a carne não estiver bem passada para si, convém deixar mais um pouco!)

Retire a carne do forno, tape com papel de alumínio e deixe repousar uns 10 minutos antes de fatiar, o mais fino que conseguir.

Sirva çom ananás grelhado na chapa ou frigideira, uns pimentos de padron salteados e um pouco de feijão preto.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Anónimo09:27

    Há sempre que ter um "plano B", pois nem sempre as coisas correm como queremos. Também, há que gerir a expectativa, pois muitas vezes ficamos frustrados e quase que "limitados", quando não corre como o planeado, não dando hipótese de equacionar alguma alternativa, que poderá ser valida como a ideia inicial.
    Fico com esta sugestão, pois não é um corte de carne que use em casa, mas que poderá aparecer numa ocasião especial ou data festiva. Os assados de forno são comidas de conforto, mas ao mesmo tempo, festivas "informais".

    Um grande beijinho,

    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir