Bolo de Espinafres com Cobertura de Chocolate



Uma amiga dizia-me há uns tempos que é preciso convivermos com outras realidades para termos “termo de comparação” e percebermos as diferenças. Ela referia-se a algo em particular, mas a conversa pode e deve ser generalizada. 

É engraçado que quando estamos demasiado tempo fechados dentro de um determinado circulo, dificilmente conseguimos ver para além dele. Porque aquela é a nossa realidade, a nossa bolha, o nosso pequeno mundo. Se por um lado isso nos faz sentir seguros, por outro é limitador e não nos permite crescer ou conhecer mundo.


Quando me permiti abrir mão dessa segurança, percebi que há realidades que me servem muito melhor. Coisas, pessoas e sentimentos que me ajudam a ser melhor pessoa, a querer mais de mim e a ser mais para os outros. Percebi que a há muito mais para receber, fazer, ver e sentir do que aquilo que eu estava a receber, a ver, a fazer e a sentir.


Quando nos permitimos deixar ir algumas coisas que damos como garantidas, percebemos que elas nunca nos foram garantidas. E percebemos que nunca podemos sentir falta de uma coisa que na verdade nunca tivemos. 


Ao deixar entrar essas novas realidades e alargar os nossos horizontes tornamo-nos na verdade mais exigentes e fazemos escolhas mais acertadas porque temos mais conhecimento.

É sempre mais fácil deixar ir as coisas que percebemos que: ou nunca nos serviram ou já não nos servem. Principalmente quando a realidade nos permite conhecer e reconhecer aquilo que nos faz crescer, ser melhores e principalmente que realmente nos preenche.


Ingredientes:


150g de espinafres frescos

4 ovos

200ml de óleo de girassol

280g de açúcar

300g de farinha

1 colher de chá de fermento


Cobertura:

100g de chocolate

75ml de natas ou leite


Preparação:


Com a ajuda de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha, triture bem os espinafres com o óleo e o açúcar. Misture depois as gemas e depois a farinha e o fermento envolvendo bem.

Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente no preparado anterior.

Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.

Retire do forno, deixe descansar 10 minutos e desenforme o bolo sobre uma grelha.

Entretanto prepare a cobertura de chocolate. Leve um tacho ao lume com o leite ou natas e deixe aquecer - não é preciso ferver. Junte depois o chocolate picado grosseiramente e mexa bem até estar bem derretido e tiver uma cobertura homogénea e brilhante.

Verta depois o chocolate sobre o bolo completamente arrefecido.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Gosto muito e quando há espinafres em abundância costumo fazer e tb já fiz em formato queque com pepitas :) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir