Sopa “Suada” de Abóbora



Por altura do natal, ofereceram-me duas abóboras. Uma maior que usei para a minh habitual compota de abóbora que vai sempre nos meus cabazes de natal, e outra que deixei ficar, guardada, para mais tarde utilizar. No entanto, chegou a altura de usar a dita abóbora, porque comecei a orar que estava uma pontinha a começar a apodrecer, e não se podia deixar estragar.

Foi portanto altura de a abrir, cortar, arranjar e de congelar para mais tarde usar em sopas.

E para já saiu esta sopa cremosa de abóbora, com os legumes suados, como preferimos cá me casa. 

Aqui comemos sopa praticamente todos os dias, abrindo uma excepção para os sábados ao jantar e os domingos ao almoço. Mas na verdade a sopa é sempre um aconchego reconfortante e a “tranca da barriga”.

Fica a receita.


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


300g de Abóbora descascada

2 cenouras

250g de couve flor

Azeite q.b.

Sal (se usarem)


Preparação:


Descasque e corte as cenouras em rodelas. Corte a Abóbora em cubos e separe a couve flor em pequenos floretes.

Leve um tacho ao lume com 1 colher de sopa de azeite e junte os legumes envolvendo no azeite. Sem acrescentar liquido, tape, reduza o lume para o minimo e deixe os legumes "suarem" até que fiquem macios, cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo, junte água apenas para cobrir os legumes e tempere de sal, se usar. Deixe cozer em lume brando, tapado, mais 15 a 20 minutos até os legumes estarem bem macios.

Triture depois a sopa até ficar bem cremosa, e se estiver muito grossa junte um pouco mais de água até ficar na consistência desejada. Deixe levantar fervura.

Sirva polvilhada com um pouco de salsa ou coentros.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Hmm, tb me parece bem para aproveitar abóbora em excesso :) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir