Feijão Estufado em Molho de Tomate com Ovos



Equilibrio. 

“A igualdade de forças de dois corpos que obram um contra o outro ou o estado de um corpo que se mantém, apesar de impelido ou solicitado por forças opostas”

Vivemos em constante equilibrio. Do bom e do mau, do querer e não querer, do fácil e difícil, do certo e do errado, do caro e do barato, do gosta e não gosta.

Tentamos todos os dias o melhor equilíbrio possível. Eu tento esse equilíbrio todos os dias em todos e nos mais variados aspetos da minha vida.

Na parte emocional, pessoal, familiar, profissional, física. Umas vezes para um lado e outras para o outro, mas sempre a tentar encontrar o meio termo,

E começo por falar em equilíbrio porque neste momento sinto que é preciso equilíbrio também noutros campos. O equilíbrio das finanças pessoais numa altura em que tudo sobe menos os rendimentos da grande maioria das famílias, torna esse equilíbrio difícil.

E se esta falta de equilíbrio é das mais difíceis de ultrapassar e põe em causa a dignidade das pessoas.

Pouco posso fazer para ajudar. Mas relembrar que também na cozinha, na forma como fazemos as nossas compras e como cozinhamos é possível encontrar um equilíbrio de refeições simples, rápidas e económicas e igualmente saciantes e nutritivas e que não “envergonham” ninguém. Lembrei-me disso a propósito da receita de hoje.



Ingredientes para 4 pessoas:


1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 colher de sopa de azeite

500g de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de cominhos em pó

1 molho de coentros frescos

500g de feijão cozido (qualquer variedade)

4 ovos


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve a uma frigideira larga juntamente com o louro e azeite e deixe refogar ligeiramente. Junte depois a polpa de tomate, tempere de sal, pimenta e cominhos em pó e deixe levantar fervura. Acrescente metade dos coentros picados e o feijão cozido e envolva bem. 

Quando voltar a levantar fervura, abra os ovos para dentro da mistura. Tape e deixe cozinhar em lume brando até os ovos estarem a seu gosto.

Antes de servir polvilhe com coentros picados.

Acompanhe com arroz branco e brócolos cozidos.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Anónimo15:55

    Nem de propósito!

    Hoje fui ás compras e, quando cheguei, comentei precisamente com o meu marido que, apesar do que se ouve e vê, ninguém parece ter receio nem fazer um esforço para poupar e melhorar hábitos.

    O seu exemplo pode parecer pequeno mas, para quem quer fazer, as ideias e sugestões são muito apreciadas.

    Maria Correia.

    ResponderEliminar
  2. Bestie meaning in Hindi and Increase instagram followers for your channel using technomantu follower app

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:50

    O mundo precisa de equilíbrio nas várias vertentes, assim como o ser humano.

    Ainda que o caminho não seja perfeito, podemos tentar encontrar o nosso "equilíbrio", adquirindo novos hábitos, ou corrigir os existentes - aqui tem que haver vontade de o fazer, ou então será "forçado" por via das circunstâncias.

    Os alimentos estão caros, bem como a água, eletricidade, gás, combustíveis, condicionando direta e indiretamente as finanças pessoais/familiares.

    Na culinária, também, podemos tentar encontrar esse equilíbrio, mudando ou corrigindo hábitos: compras (locais onde se compra / sazonalidade dos produtos / lista de compras e inventário do que há em casa) , formas de cozinhar (rentabilização dos meios / ementa semanal (ou diária) / base da refeição (ex. carne picada para almondegas/hambúrgueres ou bolonhesa), aproveitamento de restos, etc.), a própria refeição (ex: doses servidas, "esticar" a carne/peixe, mais legumes/vegetais a complementar o prato, mais pratos de cariz "sem carne, sem peixe", o recurso às leguminosas).

    Fico com a sugestão, pois pratos à base de leguminosas, complementados com ovo e arroz, fazem uma refeição saborosa e saciante. Aliás, uma das minhas refeições preferidas de infância, era arroz de feijão acompanhado de arroz estrelado.

    Venham mais ideias simples e deliciosas!


    Um grande beijinho.

    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Adoro este prato! Tem uns extras em relação ao meu que vou experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Thanks for this great post, I find it very interesting and very well thought out and put together. I look forward to reading your work in the future.

    ResponderEliminar

Imprimir