Empanadas de Frango e Alho Francês



Assinala-se hoje o dia da mulher. E normalmente aproveita-se este dia para se falar de igualdade. De igualdade de oportunidades de trabalho, de salários, de carreira… 

Mas que ninguém se esqueça que a igualdade começa em casa e começa em nós.

Em casa na verdadeira divisão de tarefas. Em pelo 2022 em que as mulheres trabalham as mesmas ou mais horas do que os homens nos seus empregos, em que as mulheres têm as mesmas ou mais responsabilidades do que os homens, não faz sentido que, assim que se passa a porta de casa, e principalmente quando há filhos e/ou não há ajuda nas tarefas domésticas, a maioria da responsabilidade dentro de casa seja das mulheres.


Cabe-nos educar filhos e filhas da mesma forma para que todos participem da mesma forma das tarefas de casa. Para que todos saibam fazer tudo. E cabe-nos também, acabar com a normalização do “o meu marido ajuda-me”. A pessoa com quem partilhamos a vida, a casa e os filhos, não tem de ajudar! Tem de fazer. A par, lado a lado. Numa gestão equilibrada de tarefas depois de um dia de trabalho.

Normalizemos primeiro a igualdade dentro de 4 paredes. Porque tenho sérias duvidas de que exista uma sociedade que realmente dê as mesmas oportunidades a homens e mulheres enquanto elas não forem realmente iguais dentro de casa. Quando passar a ser normal e habitual um homem tirar licença de maternidade, passar a ferro, estender roupa, aspirar e fazer o jantar, também será normal e habitual ver mais mulheres em cargos de chefia e a progredirem na carreira da mesma forma e a ganharem o mesmo.


A igualdade começa em casa.


Ingredientes para 8 empanadas médias


Recheio:

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

2 alhos franceses

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada

200g de sobras de frango desfiado

40g de farinha

150ml de leite ou bebida vegetal


Massa:


1 chávena de farinha de espelta ou trigo mais se necessário

100ml de água

50ml de azeite

sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho.

Deixe começar a fritar e acrescente o alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado e escorrido. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios. Junte o frango desfiado e envolva bem.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de noz moscada.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.

Prepare depois a massa. 

Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 8 bolinhas do mesmo tamanho.

Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.

Pincele depois com gema batida .Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.

(Podem ser congeladas, antes de levar ou forno ou já feitas, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Nem mais! Bjinhos e Feliz Todos os Dias da Mulher :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/03/wrap-de-salmao-e-pasta-de-abacate.html

    ResponderEliminar
  3. Experimentei ontem com uma adaptação: sobras de peixe em vez de frango. Ficou muito bom! Aprovadíssimo!

    ResponderEliminar

Imprimir