Biscoitinhos de Laranja (sem açúcar, ovos ou laticínios)



Enquanto os meus filhos foram pequeninos, nunca fui muito de fazer receitas de bolos ou bolachas próprias para bebés, sem açúcar, para que eles pudessem comer.

Não em parecia importante oferecer bolos e bolachas ainda que “saudáveis” a bebés, porque sempre achei que eles seriam demasiado pequenos para perceber que aquele bolo era diferente de um bolo dito normal. Eu simplesmente não lhes oferecia nenhum tipo de bolos ou bolachas.

Agora que eles cresceram, que já pedem, acabo a ter mais essa preocupação agora, de lhe dar e enviar nas lancheiras melhores opções. Mas isso não significa que não comam versões banais e normais de bolos e bolachas. Claro que comem! Mas mais em festas ou ocasiões especiais ou uma fatia do bolo de fim de semana.

No dia a dia, nos dias de levar para a escola, aí sim opto por versões menos tradicionais, sem açúcar ou açúcar refinado.

Estas foram a ultima invenção. Além de não terem açúcar, não tem ovo ou laticínios. Podem ser uma opção para bebés em início de diversificação alimentar também!



Ingredientes para 15 unidades:


2 bananas pequenas e maduras

1 laranja grande e sumarenta

1 colher de sopa de azeite

100g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados)

50g de farinha de arroz

1 colher de chá de fermento


Preparação :


Descasque as bananas e esmague-as com um garfo até ficarem em papa. Acrescente a raspa da casca da laranja, o azeite, o sumo da laranja e misture bem. Acrescente depois as farinhas e o fermento e mexa até obter uma massa.

Com a ajuda de uma colher forme pequenos montinhos e coloque-os  afastados num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Achate-os ligeiramente com as costas de uma colher e polvilhe com um pouco mais de raspa de laranja.

Leve ao forno previamente aquecido a 180°C durante cerca de 12 a 15 minutos.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir