Bolo de Laranja e Buttermilk com Pepitas de Chocolate



Ontem estive numa live do instagram onde me fizeram uma pergunta acerca das dificuldades que sinto/senti ao “dar a minha voz” nas redes sociais.

Achei a pergunta dificil, mas rapidamente me ocorreu a resposta: o ser julgada!

Quando este blogue começou, quase numa outra vida tudo era fácil. Eu era anónima, ninguém sabia quem eu era e era fácil fazer isto. Tudo mudou quando eu deixei de ser a “colher de pau” e passei a ser a Joana. Quando passei a ter uma cara e um nome. Inevitavelmente veio o julgamento dos outros.

E tudo isso piorou quando as redes socais dominaram a nossa vida. Passamos a ser julgados por tudo o que dizemos, fazemos, mostramos, compramos… mas também pelo que não dizemos, não mostramos, não contamos…

Tive depois de começar a fazer ao contrário. De me deixar de preocupar tanto com as opiniões dos outros. De me libertar desse julgamento com pessoas que na sua maioria não sabem nada de mim, nem me conhecem. 

Mas a minha maior dificuldade neste meio, é mesmo esse julgamento.

Esse julgamento que, como escrevi há uns dias, me leve quase a deixar de ter vontade de partilhar coisas nas redes sociais. Que me mostra o lado mesquinho e pouco empatado das pessoas. Que leva as pessoas a acharem-se no direito de “cobrarem”.

Depois do live, depois de jantar enquanto arrumava a cozinha, e ouvia os meus filhos a brincarem no banho, dei comigo a pensar nas coisas boas. Sim, ultrapassar o julgamento dos outros é uma dificuldade. Mas e as coisas boas? A pergunta não era sobre as coisas boas, mas eu gosto de me focar em coisas boas.

E na verdade, tenho essa dificuldade do julgamento dos outros, mas tenho depois         mais coisas boas que coisas más. Pessoas maravilhosas que chegam até mim através das redes sociais. Que me apoiam, que são simpáticas e empáticas e me enviam mensagens que fazem o meu dia.

Pessoas que não me conhecendo pessoalmente me dizem que alguma coisas que eu disse, escrevi, partilhei ou mostrei fez a diferença na vida delas ou no dia delas.


Indiretamente percebi que, apesar da dificuldade do julgamento, a empatia de quem me segue diariamente é claramente superior. E isso tem feito também com que me tenha novamente sentido muito mais à vontade para texto muito mais pessoais e honestos. Em reflexões do meu dia a dia que já escrevi tantas vezes aqui e que nos últimos tempos tinha deixado de fazer.


Recebi muitas mensagens a cerca das saudades de me lerem. E só quando comecei a escrever novamente percebi que também eu tinha vontade de escrever. Sobre o que me apetece, sobre o que sinto a cada momento. Mas principalmente saudades de escrever sem me preocupar com o que os outros vão pensar. De voltar a escrever sem julgamentos, ainda que saiba que vai haver sempre quem vai julgar.


Mas caramba, ninguém agrada a toda a gente. Portanto seguimos. Obrigada pelo empurrão!



Ingredientes:


1 laranja

280 g açúcar

5 ovos

120 g buttermilk

100 g óleo (uso óleo de girassol ou de grainha de uva)

150 g farinha

75g de pepitas de chocolate

1 c. chá de fermento p/ bolos


Preparação:


Numa taça misture o açúcar e a raspa da laranja. Junte depois os ovos inteiros, o buttermilk e o óleo e com a ajuda da batedeira bata cerca de 5 minutos até obter uma mistura fofa o homogénea.

Junte depois a farinha, as pepitas de chocolate e o fermento e envolva cuidadosamente.

Coloque depois a mistura numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.

Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha, deixando arrefecer completamente!


Bom Apetite!


11 comentários :

  1. Bem vinda sempre adorei os seus textos antes da receita porque essas há muitas mas pessoas a falarem dos seus dias das suas verdades do que lhes vai na alma com verdade ha muito poucas❤

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:51

    Obrigada Joana pelas partilhas! Sempre maravilhosas! Um beijinho. Dora

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:06

    Bem vinda Joana, pois já tinha saudades destas reflexões pessoais, assim como eu tinha saudades de voltar a comentar (depois de uma grande ausência).
    É impossível agradar a todos. Cada vez mais, sinto que estamos num mundo "mesquinho", agravado pela voracidade das redes sociais e sociedade em geral.
    O melhor a fazer é focar nos aspetos positivos, ignorando os negativos, e seguir em frente.
    Fico com a sugestão do bolo, para adoçar estes dias, e que será para fazer em breve.

    Um grande beijinho,

    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Até a diabetes se ri. Aspeto delicioso
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Joana, gostei tanto do seu texto antes do bolinho que partilha, continue pois somos mais os que gostam do que os que não gostam.
    As maiores felicidades para si e para a sua familia.
    Um grande beijinho
    Natália Andrade

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por voltares ao blog! Gosto do instagram mas tenho saudades de ligar o pc de manha e vir ver uma nova receita no blog (mais o texto que escreveste)! :)

    Fazes falta a muita gente! :)

    Beijinhos,

    Marta

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:03

    Joana, não ligue. A única coisa que agrada a todos neste mundo é a pizza. :D

    ResponderEliminar
  8. Obrigaaaadaaaa! Que saudades! Um grande beijinho😘

    ResponderEliminar
  9. Joana
    O importante é sermos quem somos, não o que os outros querem. Boa. Continue. Obrigado pelas partilhas

    ResponderEliminar
  10. É mesmo isso, Joana! Continua a escrever que nós cá continuamos a ler e a gostar :) E claro, com uma receita assim, quem pode dizer mal? :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Imprimir