Queques de Laranja do Alho



Andava há muito tempo para experimentar o famoso bolo “Laranjalho”, do meu amigo Nuno, também conhecido como Alho Francês! Foi finalmente desta vez, em versão queques para os lanches dos miúdos e com azeite em vez de óleo da versão original!

Ficaram uns queques maravilhosos - o que prova que não interessa se uma versão é vegan. Se a receita é boa funciona sempre! E para quem não é vegan, é uma excelente receita para passarem a fazer quando não têm ovos, ou se têm alguém alérgico a ovos ou simplesmente porque querem uma receita vegan para um amigo ou só porque sim!


Ingredientes para 12 queques ou 1 bolo:

(Receita original aqui: https://www.instagram.com/p/CZcd9SwFBGK/)


350g de farinha

150g de açúcar

10g de fermento

400ml de sumo laranja

100ml de azeite

Raspas de 1 laranja


Preparação:


Numa taça coloque a farinha peneirada. Junte o açúcar, o fermento, a raspa de laranja e finalmente junte o sumo de laranja acabado de espremer, e o azeite. Envolva depois  suavemente com a ajuda de uma vara de arames e coloque num forma - ou formas - previamente untadas e polvilhadas com manteiga e farinha.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35  a 50 minutos (se forem queques cozinham mais rápido) ou até que o bolo esteja cozinhado.

Desenforme, deixe arrefecer sobre uma grelha e sirva.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Que maravilha! Foram feitos hoje a pensar nos lanches da semana e com a adição de pepitas de chocolate :P Bjinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar

Imprimir