Pão de Forma de Trigo Barbela



Há anos que faço pão em casa. Muito antes da pandemia. É um hábito que se tornou uma rotina tão grande que é rara a semana que não faço, ou as alturas que efetivamente compro pão.

E esta coisas das rotinas é sempre muito curiosa, porque se me perguntam se dá trabalho, se não era mais fácil comprar feito, se não é até mais caro, eu nem sei responder, porque faz mesmo parte dos meus hábitos e rotinas e é tão natural como fazer o jantar todos os dias.

Vou variando receitas, mas tenho algumas que faço sempre, e que estão nas favoritas.

E tenho simplificado versões de “pão de forma”. Desta vez usei uma totalidade de trigo barbela que é um trigo ancestral, pouco modificado e que alem de tornar o mais mais escuro, o torna também um pouco mais “pesado”. Podem se preferir trocar por outra farinha, mas é natural que tenham se fazer ajustes na quantidade de água que vão usar, Farinhas menos refinadas e mais “integrais” precisam normalmente de mais água do que as outras farinhas.


Ingredientes para 1 pão:


500 g de farinha

315g de água morna

1 colher de sopa de azeite

1 saqueta de 7g de fermento de padeiro em pó

7g de sal ou flor de sal


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, misture o fermento, o sal, o azeite, misture. Por fim acrescente a água morna e amasse bem, cerca de 15 minutos, à mão, até obter uma massa lisa e elástica. Em alternativa, coloque na batedeira ou no copo do robot de cozinha e amasse cerca de 6 minutos. 

Forme depois uma bola e deixe repousar numa taça ligeiramente untada (com óleo, azeite ou manteiga), dentro do forno desligado ou outro local livre de correntes de ar. Deverá demorar cerca de duas horas até duplicar de tamanho;

Forme depois o pão estendendo a massa de forma a que fique rectangular e dobrando depois metade da massa como se fosse a tampa de um

envelope e pressionando com o calcanhar da mão. Dobre depois as pontas superiores da massa para o centro e volte a pressionar. Dobre mais duas vezes, calcando sempre a zona de união para ficar bem fechado. 

Coloque depois numa forma de bolo inglês polvilhada com um pouco de farinha e com a “costura” do pão para baixo e deixe levedar mais uns 30 minutos a 1 hora até duplicar de volume,

Ligue o forno a 220 ºC cerca de 15 minutos antes de colocar o pão a cozer;

Leve depois a cozinhar, em forno pre aquecido a 220ºC durante cerca de 20 a 25 minutos. O pão está pronto quando tiver uma carapaça dourada. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir