Focaccia de Queijo, Tomate e Azeitonas



Este sábado tive um grupo de amigos cá em casa para o nosso encontro anual que vai rodando em casa de todos. 

Quando começamos a fazer estes encontros, a maioria de nós ainda não tinha filhos, (alguns nem ainda tinham encontrado a cara metade) e os que tinham filhos eram pais de crianças da idade que os meus filhos têm agora. Essas crianças são agora jovens adultos, e entretanto nasceram muitas outros crianças. E o nosso grupo cresceu para sermos agora 27 pessoas!

Tivemos casa cheia por aqui no sábado! Fizemos um churrasco com arroz de feijão, saladas, ananás grelhado, couve mineira e enquanto a carne estava nas brasas partilhamos entradas à volta da churrasqueira: tábuas de queijos e enchidos, patê de atum e delícias, guacamole, uma torta salgada maravilhosa feita pela Sílvia, chouriço caseiro que a Clara e o Michel trouxeram, maranhos e buchos da Sertã que chegaram ainda quentinhos com a Elsa e o Fernando…. E também fiz uma focaccia de queijo que acho que foi, até à data, a melhor de todas!


Ingredientes:


10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

1 colher de sopa de açúcar

475g de farinha

300ml de água morna (37ºC)

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de flor de sal + para salpicar

50ml de azeite


150g de mistura de queijo para grazinar

10 tomates cereja

15 azeitonas pretas


Preparação:


Numa taça misture a água morna com o açúcar e o fermento e deixe repousar uns minutos.

Numa outra taça coloque a farinha. Junte-lhe o azeite, 1 colher de sopa de flor de sal e a mistura de água, fermento e açúcar. Misture os ingredientes e, com as mãos, forme uma bola com a massa.

Polvilhe a banca da cozinha com um pouco de farinha e comece a trabalhar a massa, amassando-a com as mãos, esticando-a e “batendo-lhe”, cerca de 10 minutos ou até que a massa fique elástica e macia. (Poderá amassar com a máquina de pão, numa batedeira  ou 5 minutos no modo amassar da Bimby se preferir). Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça polvilhada com farinha. Tape com película aderente e deixe a massa levedar até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Ao fim desse tempo retire a massa e volte a amassá-la na bancada durante um ou dois minutos.

Estique depois a massa com as mãos e transfira-a para um tabuleiro previamente pincelado com um pouco de azeite. Tape com um pano e deixe levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 45 minutos.

Ao fim desse tempo pressione a massa com as pontas dos dedos, de modo a fazer umas covinhas. Espalhe os tomates cortados ao meio, as azeitonas e cubra depois com o queijoe regue a massa com um fio de azeite, e polvilhe com flor de sal.

Leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno e sirva cortado em pedaços.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Anónimo12:11

    Esses convívios são salutares, e perdurarem ao longo do tempo ainda mais, pois todos vós cresceram como pessoas e as respetivas famílias a acompanharem essa continuidade.
    Fico com a sugestão, pois focaccia remete para petisco, piqueniques, festas, convívios, pretextos para colocar a conversa em dia, qual "quebra-gelo" com os devidos acompanhamentos, para convívios e festas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir