Bifinhos de Lombinho Grelhados na Frigideira



Tinha comprado um lombinho de porco que cortei em fatias para depois fazer uns paninhos. No entanto uma mudança de planos lá fez com que os bifinhos acabassem grelhados e não em panados.

Nada de especial até aqui. Mas um molhinho guloso barrou estes bifinhos à saída da grelha e tornou-os um bocadinho mais especiais.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de bifinhos de lombinho de porco (que cortei e espalmei com um martelo de carne)

Sal q.b.

2 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Sumo de 1/2 limão

Pimenta q.b.

Tabasco q.b.


Preparação:


Num frasco coloque os dentes de alho esmagados, um pouco de sal e pimenta, a folha de louro partida em pedaços, umas gotas de tabasco, azeite, sumo de limão e agite bem. Reserve. Deixe aquecer bem uma chapa ou frigideira de ferro. Tempere os bifinhos com sal e grelhe-os de ambos os lados com a chapa quente.

Coloque depois os bifinhos numa travessa e com a ajuda de um pincel de cozinha pincele generosamente os bifinhos com o molho preparado. Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Salada de Mozarella com Pêssego e Mel



Ainda a propósito dos pêssegos do nosso pessegueiro e de um jantar de amigos aqui em casa. Saiu uma salada de mozarela e pêssego que todos adoraram e que cheira a ferias e a verão.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 bola de mozarella fresca

2 pêssegos

1 tomate 

1/2 cebola roxa

Folhas de manjericão q.b.

Vinagre balsâmico

Mel 


Preparação:


Descasque os pêssegos e corte-os em pedaços. Corte também o tomate em cubinhos e a cebola em meias luas finas e misture tudo. Reserve.

Escorra a mozarella e com as mãos rasgue-a e disponha num prato. Por cima coloque a mistura de pêssego e tomate e junte depois o manjericão finamente cortado. Regue com um fio de mel e com vinagre balsâmico e sirva como entrada ou petisco.


Bom Apetite! 


Coulis de Pêssego



O nosso pessegueiro no jardim todos os anos nos brinda com alguns quilos de pêssegos que amadurecem quase todos ao mesmo tempo. Tinha alguns mesmo muito maduros e que precisavam de ser todos consumidos rapidamente. Lembrei-me de fazer umas espécie de coulis de pêssego, que na verdade é uma espécie de compota com menos açúcar que também em permite congelar e usar em receitas doces como pavlovas ou com natas batidas e iogurte ou gelado.


Ingredientes:


1kg de pêssegos maduros arranjados e cortados em pedaços

125g de açúcar

1 casca de limão

1 colher de chá de essência de baunilha


Preparação:


Coloque os pêssegos no tacho e junte o açúcar, a baunilha e a casca de limão. Mexa bem e deixe ferver lentamente durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire a casca de limão e triture o coulis.

Guarde no frigorífico até 3 dias ou congele e use conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Maionese de Coentros, Alho e Caril



Faço quase sempre maionese caseira. Seja para uns hambúrgueres, para servir com uns camarões cozidos ou para juntar a uma salada russa.

Gosto de da sabores à minha maionese de modo a torna-la diferente, para servir com ovos cozidos, por exemplo ou outro petisco qualquer. 

Uso sempre a velhinha receita da maionese com o ovo inteiro, que a Mané me ensinou a fazer numas férias de verão já muito longínquas…..

Esta é uma das versões que mais gosto.


Ingredientes:


1 ovo à temperatura ambiente

1 dente de alho pequeno

2 colheres de sopa de azeite

200ml de óleo vegetal neutro 

Sal e pimenta q.b.

1 colher de café de mostarda

1 colher de sobremesa de sumo de limão

1 colher de chá de caril

1 molhinho de coentros.


Preparação:


No copo da varinha mágica ou num frasco ou caneca onde a varinha mágica caiba, (mas sem folga ou espaços) coloque todos os ingredientes. Coloque a varinha mágica no frasco e “cole-a” ao fundo. Ligue-a no máximo sem a mover e até a mistura começar a emulsionar e engrossar. Cuidadosamente e sem parar com a varinha, vá subindo, de modo a ter a maionese.

Guardo no frigorífico até servir.


Bom Apetite!


Massa Fresca Caseira



Há muito tempo que não fazia massa fresca em casa. Mas a ideia andava a rondar há uns dias. Fui procurar a maquina de esticar massa, e lá sairam umas massinhas para cozer e fazer o nosso jantar e também placas de lasanha fresca para uma lasanha  de frango.

Não tinha a farinha 00 própria para fazer massa frescas, e usei farinha normal que tinha em casa. Resultou e ficou bastante bem até!


Ingredientes:


100g de farinha (idealmente farinha tipo 00)

1 fio de azeite

1 ovo 

Sal q.b.


Preparação:


Coloque a farinha num pequeno monte numa banca de cozinha e abra uma pequena cova ao centro. Junte o ovo, uma pitada de sal e o fio de azeite e amasse bem a massa até obter uma mistura suave, elástica e homogénea.

Depois consoante o tipo de massa que quiser fazer forme as mansinhas usando utensílios próprios ou estique com uma maquina de massa ou com o rolo da massa de modo a que fique bem fina, cortando depois como preferir.

Polvilhe com semola ou farinha para que não colem umas com as outras. Coza em água abundante com sal (coze em poucos minutos) ou use nas suas receitas de lasanhas ou canelones.


Bom Apetite!


Peito de Frango com Molho de Soja e Gengibre



Aqui em casa e durante muito tempo ninguém apreciava particularmente peito de frango. Quando a airfryer veio cá para casa experimentei um dia fazer os peitos de frango, e eis que descobri os mais suculentos e maravilhosos peitos de frango de sempre. Os miúdos adoram, é super rápido e prático de preparar e passou a ser habitual cá em casa serem cozinhados assim.

Ontem tinha tirado os peitos de frango para fazer na airfryer, e quando cheguei a casa lembrei-me de fazer uma marinada diferente. E eis que ficaram “uma delícia” segundo o meu filho António. Uns pequenos e simples temperos que fizeram toda a diferença. Acabei a servir os peitos de frango com uma salada de couscous e grão de bico, mas já os imagino em outras coisas. Uma receita a guardar e repetir muitas vezes. E a fazer com coxas de frango no forno um destes dias!


Ingredientes:


500g de peito de frango (inteiros)

40ml de molho de soja

1 colher de sopa de óleo de sésamo

1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Coloque os peitos de frango numa taça e junte os temperos envolvendo bem os peitos de frango na marinada e deixando ficar pelo menos 30 minutos.

Ao fim desse tempo retire o peito de frango da marinada e coloque na airfryer. Ligue a 180ºC durante 15 minutos. (Se forem muito finos  vão precisar de menos tempo e se forem muito grandes e grossos podem precisar de mais 2 ou 3 minutos.)

Ao fim desse tempo retire os peitos de frango e deixe repousar 5 minutos. Só depois fatie a carne e sirva com os acompanhamentos da sua preferência.


Bom Apetite!


Queques de Banana e Iogurte



Ainda que o tempo de aulas já tenha acabado, continua a ser preciso fazer as lancheiras dos miúdos diariamente para levarem para os ATL e as suas inúmeras actividades.

E portanto continua a ser necessário fazer pequenos mimos para lhes colocar nas lancheiras. Este fim de semana saíram uns queques de banana, porque comprei propositadamente umas bananas maduras para preparar estes queques que eu sei que eles gostam.

Apesar do calor lá se fizeram os queques e como não se liga o forno para fazer apenas uma receita saíram também as cookies preferidas de chocolate e manteiga de amendoim e assim termos mais uns snacks para as lancheiras para os próximos tempos!


Ingredientes para 12 queques:


3 ovos

160 g açúcar

100 g manteiga

120 g iogurte natural

170 g farinha

1 colher de chá de fermento em pó

3 bananas

Amêndoa laminadas pepitas de chocolate ou Flocos de aveia para polvilhar


Preparação:


Na batedeira ou robot de cozinha bata os ovos com o açúcar até ficarem fofos. Junte depois a manteiga à temperatura ambiente e o iogurte e bata até ficar bem incorporado, Junte depois as bananas previamente esmagadas e envolva na mistura. Envolva também suavemente a farinha e o fermento em pó até ficar com uma mistura homogénea.

Verta depois a mistura pelas forminhas de queques previamente untadas e polvilhadas e por cima coloque um pouco de amêndoa laminada, chocolate ou flocos de aveia.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer 2 minutos antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!


Salada de Massa com Almôndegas e Rúcula



Os fins de semana parece que passam sempre a correr. Aproveitei para no sábado de manhã comprar carne e pre preparar algumas coisas para congelar, como rolo de carne, almôndegas, hambúrgueres, bifes de lombinho e desmanchar e separar 4 frangos. Foi uma empreitada, mas sei que tenho depois refeições simplificadas.

Também houve tempo para algumas bricolages, refeições simples, fazer queques e bolachas, churrasco, leituras e jogos com os miúdos….. mas o tempo passa sempre a correr.

E por falar em almôndegas, uma receita de almôndegas que cheira a verão.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de almôndegas caseiras (usei esta receita: http://paracozinhar.blogspot.com/2024/05/almondegas-italianas.html)

100g de rucula

200g de massa fusilli

150ml de natas (usei natas com pesto mas podem usar qualquer versão da vossa preferência)

Sal q.b.


Preparação:


Comece por preparar as almôndegas. As minha estavam congeladas e coloquei diretamente do congelador na airfyer a 180ºC durante cerca de 15m. Podem em alternativa colocar num frigideira com um fio de azeite e cozinhar até que fiquem macias e douradas.

Entretanto coza a massa em água temperada de sal até que fique al dente. Escorra a massa - guardando um pouco de água da cozedura  e volte a colocar na panela. Junte depois as almôndegas já cozinhadas e acrescente as natas, envolvendo bem e deixando levantar fervura. Junte um pouco de água da cozedura da massa para deslaçar as natas e soltar o molho e se necessário retifique temperos.

Coloque no prato de servir e junte a rúcula envolvendo bem. Sirva de imediato.


Bom Apetite!


Bolo de Limão com Maracujá e Ganache de Chocolate Branco



Este bolo andava há várias semanas na minha cabeça e eu sem desculpas para o fazer. Até que houve a desculpa perfeita - o jantar de amigos do fim de semana -  e lá fiz o bolo.

Ficou tal e qual tinha imaginado, e é um delicioso bolo de sabores de verão.

Importante usarem formas com mola, mas pequenas - as minhas têm 16 cm de diâmetro. Isto para conseguirem um bolo alto para dar para fazer as 4 camadas. Sei que vão dizer que fica um bolo pequeno, mas é uma receita de um bolo normal e chego a fazer para festas de aniversário com 50 pessoas cá em casa e no meio da comida e de outras sobremesas e de pessoas que nem querem bolo, além de nem sequer ser pequeno, sobra ainda quase sempre….


Ingredientes:


Bolo:

270g de açúcar

250g de manteiga

300g de farinha

6 ovos

raspa de 1 limão grande ou 2 médios

1 c. sobremesa de fermento em pó


250 a 300ml de polpa de maracujá - fresca ou de conserva


Ganache de chocolate branco:

180g de natas

200g de chocolate branco


Preparação:


Pré-aqueça o forno a 170C e unte e forre duas formas de 16cm (eu usei de mola) com papel vegetal.

Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha, na batedeira eléctrica, até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 10min. Vá raspando as laterais da taça, para que toda a mistura fique uniforme.

Acrescente depois os ovos um a um. Caso a mistura comece a talhar junte 2-3 colheres de sopa da farinha.

Numa taça à parte peneira a restante farinha com o fermento e de seguida junte a raspa do limão.

Envolva gentilmente os ingredientes secos à mistura da manteiga até ficar um creme homogéneo e sem grumos, e sem mexer demasiado.

Divida a mistura entre as duas formas interiormente preparadas  e leve os bolos ao forno por 40-45min ou até, fazendo o teste do palito este vir sem vestígios do bolo.

Retire do forno e deixe repousar cerca de 15min na forma, antes de desenformar para que arrefecem completamente.

Entretanto prepare a ganache de chocolate branco. Leve as natas ao lume até que aqueçam e estejam prestes a levantar fervura. Retire do lume e junte o chocolate branco partido em pequenos pedaços e misture bem - sempre fora do lume - até que o chocolate derreta completamente. Leve ao frigorífico até ficar bem frio - mínimo 4 horas, mas o ideal é de um dia para o outro.

Com a ganache bem fria, bata-a depois na batedeira até ficar um creme fofo, tipo um buttercream para rechear e cobrir o bolo. Reserve no frigorífico.

Depois dos bolos frios, apare-os, se for necessário para ficar com 2 bolos direitos (quando crescem demasiado nos topos, por exemplo) e corte depois cada bolo ao meio no sentido longitudinal de modo a ficar com 4 discos de bolo.

Coloque um dos discos de bolo no prato de servir, e com a ajuda de uma colher de sopa embeba o bolo com um pouco da polpa de maracujá. Coloque 1/4 da mistura de ganache de chocolate branco sobre o bolo e por cima o outro disco de bolo. Volte a embeber o bolo na polpa de maracuja e colocar mais ganache e assim até colocar a quarta camada de bolo. Volte a embeber o topo do bolo com polpa de maracujá e use a restante ganache para cobrir o bolo por cima e nas laterais. O objectivo é ser uma camada fina, mas se gostar de uma camada mais grossa de ganache aconselho a fazer 1,5 a 2x a receita de ganache.

Por fim decore com mais um pouco de polpa de maracujá sobre a ganache.

Leve ao frigorífico antes de servir e retire uns 20 minutos antes de partir o bolo. (Eu costumo fazer os bolos de véspera!)


Bom Apetite!


Esparguete com Camarão, Alho, Coentros e Rúcula



O que fazer com sobras de camarão cozido? E quando se precisa de um almoço rápido? Voltar aos básicos e à massa que há sempre na despensa e mais qualquer coisa que ande pelo frigorífico. E aí está pouco mais de 10 minutos e almoço na mesa,

Ingredientes pra 2 pessoas:


250g de camarão cozido

3 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Coentros frescos q.b.

150g de esparguete

2 mãos cheias de rúcula

Raspa de limão


Preparação:


Coza o esparguete em água a ferver abundante temperada de sal até ficar al dente.

Entretanto descasque o camarão e corte-o em dois ou 3 pedaços consoante o tamanho. Descasque e lamine os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Assim que começarem a querer fritar, junte o camarão cortado, tempere com uma pitada de pimenta e envolva bem no azeite. Acrescente os coentros picados e o esparguete bem escorrido e envolva tudo bem. Acrescente a rúcula e a raspa de limão e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Tofu na frigideira



E quando vais fazer um churrasco mas nos convidados há vegetarianos? A parte dos acompanhamentos é fácil. Podem na mesma comer a couve mineira, que faço sem bacon ou chouriço, e o mesmo para o feijão preto. Podem comer o arroz e a salada e as batatas fritas. Na verdade o prato estaria composto e equilibrado, mas mesmo assim achei que era merecedor de algo mais e fiz tofu que assim de repente parece uma carne picada e que mesmo os não vegetarianos e pouco habituados a tofu experimentaram e gostaram. Partilho aqui por ser simples e uma forma de experimentarem tofu ou de variarem as vossas preparações do mesmo.


Ingredientes:


400g de tofu

Sal e pimenta q.b.

Molho de soja

1 cebola 

1 folha de louro

2 dentes de alho

Azeite q.b.

1 colher de chá de paprika fumada

Coentro frescos q.b.


Preparação:


Comece por esfarelar o tofu e reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente a cebola e o alho picado e o louro e deixe refogar uns minutos. Acrescente depois o tofu esfarelado e mexa-o bem no refogado envolvendo tudo. Tempere com molho de soja, um pouco de sal e pimenta e o colorau fumado e envolva tudo muito bem, mexendo sempre e em lume alto cerca de 10 minutos. A mistura deve ficar seca e o tofu com uma cor caramelizada.

Antes de servir polvilhe com coentros frescos picados e acompanhe com arroz ou massa.


Bom Apetite!


Camembert Derretido (na Airfryer)





Ainda nas entradas para petiscar antes do churrasco com os amigos, preparei uma “tábua” com queijos, tostas e algumas charcutaria, frutos secos e uvas, e juntei também um camembert derretido, porque se gostam de queijo, de certeza que vão adorar isto e é sempre sucesso garantido um queijinho derretido.

Depois de derretido podem optar por juntar mel, compota ou simplesmente azeite, alho e alecrim ou outra erva, que foi a combinação que eu escolhi.


Ingredientes:


1 queijo camembert

Azeite q.b.

2 dentes de alho

1 raminho de alecrim

Pimenta q.b.


Preparação:


Desembrulhe o camembert e faça uns golpes em cima. Coloque numa taça que possa ir à airfryer (em alternativa ao forno)., Convém que o recipiente não seja muito grande para  o queijo caber à medida e ao derreter manter ao máximo a sua forma.

Sobre o queijo coloque pedacinhos de alecrim e o alho picadinho (empurre-os para dentro dos golpes que deu anteriormente), tempere com pimenta e regue com um fio de azeite.

Coloque na airfryer e ligue-a para 180 ºC durante 12 minutos.

Retire cuidadosamente e sirva com tostas ou gressinos.


Bom Apetite! 


Tapas De Verão



Estamos novamente em Coimbra depois de uns dias a sul, ainda devemos voltar, mas apenas em Agosto. Agora voltamos às rotinas, ao ATL e ao trabalho, claro está!

Entretanto foi o fim de semana e nós tivemos um jantar de amigos cá em casa há muito combinado.

Decidimos fazer picanha e acompanhamentos para o jantar, mas claro que eram precisos uns petiscos para começar a refeição. Decidi como sempre manter a coisa bem simples: fiz um guacamole, tinha uns queijos e enchidos com tostas e frutos secos e decidi também fazer umas tapas que toda a gente gosta e são realmente simples de preparar.

Faço com as mais variadas combinações quando estou a fazer tapas. Estas foram com ingredientes que chamam o verão: pesto, tomate maduro, mozarela fresca, presunto e rúcula, em variações diferentes. Mas basicamente é dar asas à imaginação e muitas vezes são uma excelente maneira de acabar com sobras que possa haver no frigorífico.


Ingredientes:


2 caguetes rústicas ou outro pão a gosto

2 bolas de mozarella fresca

150g de presunto

75g de pesto

50g de rucula

2 tomates coração de boi não muito grandes

Azeite q.b.


Preparação:


Corte a caguete em fatias não muito grossas e leve-as ao forno ou à torradeira a tostar ligeiramente. Retire e regue com um fio de azeite.

Corte a mozarella em fatias, assim como o tomate.

Barre 1/3 das tostas com pesto e por cima coloque mozarela e tomate e termine com um pouco de rúcula.

Ao outro 1/3 das tostas coloque o rúcula, cubra com tomate, mozarela e presunto.

Com as restantes tostas barre também com pesto, junte tomate e por cima disponha presunto e rúcula.

Regue todas com mais um pouco de azeite e sirva de imediato!


Bom Apetite!


Carne de Porco no Tacho com Batatinhas



Sabem quando tiram qualquer coisa do congelador para fazer uma determinada receita e depois começam a fazer e reparam que, afinal, não tÊm todos os ingredientes que precisam em casa?

Foi basicamente o que me aconteceu. A ideia era fazer uma carne de porco à portuguesa. Mas nas tinha nem massa de pimentão, nem azeitonas, nem coentros. Portanto saiu algo igualmente delicioso, mas que era apenas uma espécie de carne de porco à portuguesa.

Para dias em que não temos todos os ingredientes em casa, ou simplesmente para simplificar, ou para vos inspirar!

Bom fim de semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de carne de porco em cubinhos (usei perna de porco)

6 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de paprika fumada

150ml de cerveja

800g de batatas

Pickles q.b.


Preparação:


Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite, os alhos laminados ou picados, a folha de louro e a paprika fumada e deixe começar a fritar. Junte depois os cubinhos de carne e envolva bem deixando começar a querer ganhar cor. Deixe fritar por us 5 minutos em lume alto e junte depois a cerveja. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, cerca de 35 minutos ou até a carne estar macia.

Entretanto corte as batatas em cubos pequenos e frite-as por cozinhe na airfryer até que estejam bem douradas.

Envolva depois as batatas na carne de porco e junte também pickles bem picadinhos.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Rolo de Feijão



Esta receita foi adaptada de uma outra, já publicada aqui de rolo de lentilhas, da Marta Ferreira, da Martilicious. É simples de preparar e agrada sempre aos amigos vegetarianos que vem cá a casa. No entanto é também uma excelente forma de garantir uma refeição sem carne nem peixe nas refeições habituais cá de casa e pode também ser cozinhado a mais e congelado para mais tarde. Tudo grandes vantagens nas receitas de todos os dias.


Ingredientes para 1 rolo grande


75 g sobras de pão previamente ralado ou pão ralado

1/2 cebola

250 gr cenoura cortada em pedaços

azeite q.b.

250 g cogumelos marron ou brancos  (cogumelos frescos)

2 dentes de alho

½ c. chá de sal

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de orégãos

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

250 g feijão vermelho cozido e bem escorrido

15g de linhaça moída

45 g flocos de aveia

1 colher de sopa de massa de pimentão

95 g ketchup


Preparação:


Pique a cebola e a cenoura, o alho e os cogumelos e leve-os a alourar num frigideira com um pouco de azeite até que fiquem bem macios. Tempere de sal, pimenta, oregãos e as ervas secas e deixe cozinhar mais uns minutos. 

Acrescente depois o feijão cozido, 15g de linhaça moída, a aveia, o pão ralado, a massa de pimentão e o Ketchup e misture tudo muito bem. A mistura deve ficar grossa e possível de formar um rolo.

Sobre uma folha de papel vegetal forme um rolo. Leve ao frigorífico 30 minutos para ganhar firmeza.

Coloque depois no forno previamente aquecido a 180ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a cozinhar cerca de 40 minutos.

Sirva em fatias com um arroz árabe ou outro da sua preferência e uma salada verde.


Bom Apetite!


Tarte de Cebola Roxa e Vinho do Porto



Este é o género de entrada que me enche as medidas. O sabor doce com o salgado. A massa folhada crocante. Gosto mesmo muito e acho sempre uma excelente maneira de começar uma refeição ou de fazer como um petisco para um almoço ou jantar quando recebemos pessoas.

Nesta altura de verão - apesar de tímido - e quando as refeições ao ar livre costumam ser recorrentes, fica também esta ideia, incrivelmente simples.


Ingredientes:


4 cebolas roxas

Azeite q.b.

2 colheres de sopa de açúcar

50ml de vinho do porto

Sal e pimenta q.b.

Tomilho q.b.

1 rolo de massa folhada

Queijo roquefort, gorgonzola ou outro a gosto q.b.


Preparação:


Descasque e corte as cebolas em meias luas. Leve-as depois juntamente com um pouco de azeite ao lume e deixe cozinhar até amolecerem. Junte depois o açúcar, o vinho do porto, sal , pimenta e o tomilho e deixe cozinhar lentamente. Reserve.

Desenrole a massa folhada e coloque-a num tabuleiro. Espalhe a cebola pela base da massa folhada, deixando um pequeno rebordo. Acrescente também o queijo esfarelado.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar dourada.


Bom Apetite!


Moqueca de Frango



Tinha decidido na ementa destes dias aqui no Algarve, fazer caril de frango que é uma coisa que todos gostamos. Comprei frango, leite de coco os coentros, e contei com o caril que há sempre lá em casa. Ora bem que o caril era um mínimo restinho de pó no fundo do frasco e o plano de caril foi por água abaixo. Ora que já que tinha leite de coco, lembrei-me de fazer uma espécie de moqueca - ou um frango estufado com leite de coco - que não se saiu mal e também agradou.


Ingredientes:


1 frango cortado em pedaços pequenos

2 cebolas

2 dentes de alho

1 pimento vermelho

2 tomates maduros

Sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

200ml de leite de coco

Coentros q.b. para polvilhar

Azeite q.b.


Preparação:


Pique grosseiramente a cebola e leve-a ao lume a refogar com azeite. Junte depois o tomate em pedaços e o pimento em tiras e deixe refogar até estar macio. Junte o frango em pedaços e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 45 minutos, tapado em lume brando até o frango estar macio. Ao fim desse tempo junte o leite de coco e retifique de sal e pimenta. Deixe levantar fervura e polvilhe com coentros frescos picados.

Sirva de imediato com arroz bem soltinho.


Bom Apetite!


Pataniscas de Salmão e Dourada



A comida destes dias a sul, faz-se de muita reciclagem. Há sempre alguma coisa que sobra e em vez de estar a fazer ou comprar mais comida, vai-se sempre dando uma nova cara ao que sobra e fazer nascer novas refeições.

Estas pataniscas nasceram das sobras de suas refeições: uma com salmão e outra de douradas na brasa. Juntas dariam para duas pessoas, mas transformadas em pataniscas deram para alimentar 5 pessoas e ainda sobrou. Não há muito que enganar e a receita não tem muito que saber. Mas fica a partilha, mais em jeito de lembrança de como se pode aproveitar tudo!


Ingredientes:


1 cebola pequena

1 raminho de salsa

4 colheres de sopa de farinha

2 ovos

300g de peixe - sobras de salmão grelhado e de dourada na brasa

Sal e pimenta q.b.

Água q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o peixe limpo de peles e espinhas. Junte depois a cebola picada, assim como a salsa, 2 ovos e a farinha. Tempere de sal e pimenta e misture. Junte depois  a água aos poucos de modo a formar uma mistura não muito líquida, mas sim uma polme grossa.

Leve depois a fritar em óleo quente às colheradas até que fiquem bem douradas. Escorra em papel absorvente e sirva com uma salada de feijão frade ou arroz de tomate.


Bom Apetite!

 


Imprimir