Arroz Árabe

Eu não gosto nada de monotonias... E muito menos na cozinha. Com tantas coisas diferentes para experimentar e para comer a maioria das pessoas não varia da batata/arroz, arroz/batata e às vezes um esparguete, normalmente demasiado cozinhado... Adiante!
Para variar, porque não fazer um arroz árabe? Vai bem com lulas recheadas, com frango grelhado, pá de porco assada... E sempre dá para variar do nosso tradicional arroz branco!

Ingredientes:

350g de arroz (se for basmati ou vaporizado ainda fica melhor!)
Azeite
7dl de água quente
1clh sopa de caril
50g de miolo de amêndoa em lâminas ou falhas
50g de passas
1 maçã (eu normalmente não ponho a maçã)

Preparação:

Leve ao lume o azeite num tacho e junte-lhe o arroz. Vá mexendo.
Junte depois o caril, mexa e adicione a água quente. Tempere de sal e deixe levantar fervura. Rectifique os temperos. Volte a mexer. Espalhe então por cima a amêndoa, as passas e a maçã em fatias finas (se gostarem!). Não mexa.
Reduza o lume, e deixe cozer até o arroz estar enxuto.
Estando pronto, mexa-o com um garfo e sirva-o.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Tanto que eu gosto de arroz cozinhado desta maneira!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de arroz àrabe, introduz logo uma nota de diferença, nem que seja com uma simples carne assada! Às vezes junto-lhe pinhões também...

    ResponderEliminar
  3. tenho de experimentar este arroz, parece bom... beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:15

    olhe nunca provei, mas esta receita parece demais!!! :P

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:48

    Olha que bela ideia, para acompanhar o lombo assado, que tenho guardado no frigorifico...normalmente junto pinhões, mas uma vez que não tenho, as amendoas vêm mesmo a calhar!!!!bjnh

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:40

    Eu concordo completamente com a Joana! Nao é por uma pessoa ser pobre ou nao ter tempo (seja qual for a razao)que tem de se comer sempre o arroz branco com um bife grelhado, ou entao a massa com a carne de porco em cubos (mesmo se sao receitas boas), há que variar!
    Lembro-me na casa da ex-sogra da minha mae, todas as semana comia-mos sempre as mesmas coisas e cada receita tinha o seu dia, por exemplo no almoço de sabado era a dourada assada, à quarta estufado de grao de bico com carne porco, à sexta costeletas em molho de tomate, .... há receitas que adorava e agora nem posso ver à frente! E nao há um dia do ano que repita uma receita, sempre algo diferente...
    Obrigada pela atençao
    Ana Bonvin

    ResponderEliminar

Imprimir