Bacalhau com Natas

Aqui vai o "clássico" de todas as cozinhas portuguesas! Não há cozinheiro que não tenha feito pelo menos uma vez este prato! Não sei porquê, mas acho que deve ser um dos pratos de bacalhau mais feitos e com mais variações.
Não é dos meu pratos de eleição, mas no outro dia lá fiz a receitinha, usando as variações da minha sogra, que lhe acrescenta cenoura ralada e retira as natas substituindo-as por molho bechámel. Neste caso, não as eliminei completamente, para manter o nome ao prato!

Ingredientes:

Bacalhau demolhado
Azeite
alho
louro
cebola
cenoura
batatas
óleo para fritar
farinha
margarina
leite
noz moscada
pimenta
sumo de limão
sal
natas
Pão ralado

Preparação:

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e de espinhas e desfaça-o em lascas. Corte a cebola em meias luas, pique o alho e leve ao lume numa frigideira com azeite e uma folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rale a cenoura e junte ao preparado do bacalhau. Rectifique de sal e pimenta, mexa bem e reserve.
Entretanto corte as batatas em cubos ou rodelas e frite em óleo bem quente. (As batatas não precisam de ficar douradas!)
Faça o molho bechamel. Coloque num tacinho um bocadinho de margarina a derreter, polvilhe com farinha e deixe a farinha cozer. Vá depois juntando leite pouco a pouco, até a mistura ficar com a consistência desejada. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
É então altura de juntar as batatas com a mistura de bacalhau e com o molho bechamel. Misturar bem e colocar num pirex. Regar tudo com as natas e polvilhar por cima com pão ralado.
Levar a forno quente até ficar tostadinho!

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Humm, que apetitoso! Também ponho a cenoura, fica mais colorido e vitaminado ;)

    ResponderEliminar
  2. a esta hora da manhã já ia um pratinho deste bacalhau, lol...

    está com um aspecto divinal!

    acrescenta uns camarões previamente cozidos e descascados, acho que fica muito bem, espero que gostes da minha sugestão!

    ;-)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:14

    Tem muito bom aspecto! Eu adooooro bacalhau com natas, aliás, adoro bacalhau cozinhado de todas as maneiras!
    Tens alguma receita de bacalhau com natas a qual, em vez de se utilizar batata frita aos cubos, se utilize puré de batata? Se sim, disponibiliza :P

    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. A minha receita favorita de bacalhau! Já fiz muitas vezes. Este parece-me muito bom.

    ResponderEliminar
  5. Para te responder gui... Não tenho nenhuma receita, mas da minha cabeça já me está a surgir algo: fazer o bacalhau com a cebolada, cobrir com molho bechámel ou natas, fazer o puré, pôr por cima e levar o puré a tostar pincelado com gema de ovo como se fosse empadão! Ou então misturar o puré com a cebolada do bacalhau e levar tudo tudo a gratinar coberto com as natas ou o molho bechámel ou uma mistura das duas... Fica sempre a paracer um bocado empadão...mas não estou a ver outra maneira!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:06

    Obrigada, linda! A minha mumy comeu 1vez num rest e adorou.... nnc consegui encontrar 1 receitazinha... :(
    Vou seguir os teus conselhos! ;)
    *Beijokas*

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:39

    Já vi varias vezes um genero de bacalhau com natas mas com cenoura ralada a que aqui na minha zona lhe chamam bacalhau conventual. Será?

    ResponderEliminar
  8. Também não conventual... mas sim 'espiritual' ) bem bom por sinal!"!! :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:41

    Gui secalhar o qe a tua mae comeu chama-se peixe alasca, mas n é com bacalhau. É tipo uma posta de peixe coberta de pure e com um molho dellicioso qe n sei de qe é.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:33

    Fiz este bacalhau con natas ontem e estava delicioso!!

    ResponderEliminar

Imprimir