Bolachinhas de Natal


Não resisto a colocar aqui esta receita de bolachinhas! Aproveitem o fim de semana grande, peguem nas crianças, no marido, na mulher, na avó, no irmão, em quem quiserem e começem a preparar a chegada do Natal!
E depois, em frente à lareira e com uma chávena de chá, aproveitem para começar a organizar a decoração da casa e as listas de compras!
Bom Feriado!

Ingredientes:

900gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200gr de margarina em temperatura ambiente
450gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extracto de baunilha ou sumo de limão

Cobertura (Opcional):

2 claras
900Gr de açúcar em pó
corante alimentar nas cores que desejarem


Preparação:

Com a batedeira electrica, misture a margarina e o açúcar até ficar uma misture fofo. Junte então os ovos um a um.
Peneire a farinha com o sal e o fermento, e, lentamente e com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando à mistura dos ovos. Junte também o extracto de baunilha ou o sumo de limão.
Com a massa forme uma bola, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e corte as bolachinas com as formas que quiser. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico mais 15 minutos.
Tire do frigorífico e coloque em forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas.
Retire e deixe arrefer as bolachinhas sobre uma rede.

Para a cobertura, bata as claras mas de modo a que não fiquem muito presas. Junte o açúcar em pó e mexa. Divida em taças e junte o corante até formar as cores que quiser.
Com um saco de pasteleiro ou uma colher de café ou chá, cubra as bolachinhas com a cobertura. Antes de aplicar outra cor, deixe secar ligeiramente a primeira.
Dê largas à imaginação!

(Atenção que a cobertura demora algumas horas a secar por completo. O ideal é apenas guardar as bolachinhas num recipinete fechado depois de secarem de um dia para o outro!)

Bom Apetite!

33 comentários :

  1. Anónimo19:18

    são lindas! lindas! lindas!

    perfeitas! fantásticas! deliciosas!

    nunca era capaz de aventurar-me nestas bolachinhas. É mesmo trabalho de profissional, Parabéns Colher de Pau!!!

    ResponderEliminar
  2. Estão lindissimas, cheiram mesmo a natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:01

    São tão lindas, perfeitas para o Natal

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:13

    Parabéns pelas suas bolachas natalícias. Estão lindas!
    FA

    ResponderEliminar
  5. Que lindinhas!... Uma ternura.

    ResponderEliminar
  6. Ficaram fantásticos! Lindos! :-)

    ResponderEliminar
  7. As bolachinhas estão lindas, não resisti a comentar...as cores enchem a vista...parabêns, quem sabe não tiro um tempinho e experimento, o meu filhote iria adorar ajudar-me, ele está sempre pronto a ajudar quando faço algum doce!!! :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:28

    Tb gostei muito dessas bolachinhas... adorei a decoração, parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:29

    Adorei tb essas bolachinhas... parabéns.

    A decoração ficou o máximo.

    ResponderEliminar
  10. gostaria de saber se além de belas elas são saborosas e como posso dar uma incrementada na receita

    ResponderEliminar
  11. gostaria de saber se esse acucar em po citado acima para fazer o galce é o acuçar de confeiteiro

    ResponderEliminar
  12. Amei as bolachinhas , tava procurando receitas e essa foi a mais bacana que achei , ficam gostosas mesmo ? A decoração está lind

    ResponderEliminar
  13. Fiquei apaixonada pelas tuas bolachas a primeira vez que aqui vim! Agora ganhei coragem e experimentei! São mesmo um espectaculo! É uma óptima ideia!

    ResponderEliminar
  14. Olá! andava a procura de decoração, pois as minhas bolachas já estão prontas e vou fazer mais no outro final de semana e quero variar na decoração. Não foi a tua receita que fiz, mas é quase igual. Mas aproveitei o feriado e ainda folga na quarta e fiz muitas bolachas. Fiz com as minhas filhas de 4 anos(gêmeas),e a filha da vizinha. Elas adoraram!!! São coisas que nunca mais se esquecerão na vidinha delas, desses momentos em família. Vamos por em saquinhos e oferecer aos amigos, elas estão entusiasmadíssimas. Obrigada! Abraço...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:00

    hum.... k bom ker dizer as k eu fasso sao mt melhores lo0ol

    ResponderEliminar
  16. Anónimo13:20

    Muito boa a receita, qual seria o prazo de validade? Quanto tempo antes de consumí-las posso fazer?

    ResponderEliminar
  17. Seguir criteriosamente a receita, e devo dizer que a fiz duas vezes e das duas vezes saiu mal!!! (um desperdício total de dinheiro) Penso que 900gr de farinha será muito!!!

    Pode pf confirmar se as quantidades dos ingredientes estão correctas?

    Obrigada
    Ana Duarte

    ResponderEliminar
  18. Cara Ana Coelho Duarte:

    Em relação a esta receita, deixe-me confirmar que sim, as quantidades estão correctas! Além disso já várias pessoas fizeram a receita sem nenhum tipo de problema.
    Como apenas me diz que não lhe sai bem, mas não especifica o quê, também não a consigo ajudar. Faça esta receita todos os anos, e sigo-me sempre por aqui e por estas quantidades. Ainda esta semana fiz e, como sempre saíram bem.
    Depois de amassar todos os ingredientes e antes de levar a massa ao frigorífico, a massa tem tendência a esfarelar-se, e a não formar uma massa compacta e pronta a estender. Isso só acontece depois de algum tempo e refrigeração - que é mesmo necessário!
    Quando se tira a massa do frigorífico, esta costuma estar um pouco rija, mas assim que se começa a mexer antes de estender ela torna-se maleável e fácil de estender e cortar. Normalmente deve-se ir polvilhando a superfície e o rolo com um pouco de farinha no caso de a massa começar a agarrar um pouco.
    Espero que estas dicas a ajudem.
    No entanto se não for nenhuma destas razões o caso do seu in sucesso, pode contactar-me por mail. Terei todo o gosto em a ajudar.
    aminhadieta@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. Estou bastante tentada a fezer estas bolachinhas lindissimas. Mas antes gostaria de ter uma noção de quantas bolachas rende a massa que pubicou. Obrigado e continuação de bons preparativos.

    ResponderEliminar
  20. Joana00:41

    Bom noite,

    Depois de ver a pequena reportagem que passou na RTP, fiquei aliciada a experimentar as suas receitas e não resisti a devorar o seu Blog.
    Obrigada pelos presentes, são deliciosas ternuras.

    Só mais uma coisa, gostaria de saber quanto tempo duram as bolachinhas de pinheiro depois de prontas?
    Posso faze-las 10 dias antes do Natal?

    ResponderEliminar
  21. Bom dia desde já dou os parabéns pelo seu blog está o máximo.Depois de ver a sua reportagem na rtp fiquei curiosa desde logo,pois sou uma amante da cozinha e tb das artes decorativas.Agora a minha dúvida em relação as bolachinhas é na cobertura, se não leva sumo de limão.

    ResponderEliminar
  22. olá adorei estas bolachinhas estão mt giras, ás de sabor a limão dever ser de +. esta receita deve dar para muitas, parece-me pelas 900g de farinha

    ResponderEliminar
  23. Isto faz-me lembrar a minha infância, quando na escola dedicávamos um dia a fazer destas bolachas! beijocas

    ResponderEliminar
  24. Anónimo16:49

    Olá! Estou ansiosa por experimentá-las! Só tenho uma dúvida: esta receita dá para quantas bolachas? É que quero fazer para a família toda pelo que quanto mais der de uma só vez melhor! Outra questão, qual o prazo de validade recomendado? Posso fazer uma ou duas semanas antes do Natal ou perdem a qualidade? Obrigada pela partilha e pela atenção :)

    ResponderEliminar
  25. Anónimo16:50

    Olá! Estou ansiosa por experimentá-las! Só tenho uma dúvida: esta receita dá para quantas bolachas? É que quero fazer para a família toda pelo que quanto mais der de uma só vez melhor! Outra questão, qual o prazo de validade recomendado? Posso fazer uma ou duas semanas antes do Natal ou perdem a qualidade? Obrigada pela partilha e pela atenção :)

    ResponderEliminar
  26. Olá. adorei o post, posso usar a receita num post do meu blog, irei dar-te os créditos da receita como é óbvio, para mais informações passa pelo meu blog http://teenmoment1997.blogs.sapo.pt/ ou contacta-me através do e-mail teenmoment@hotmail.com
    Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. ines11:24

    olá bom dia, ontem á tarde experimentei fazer as bolachinhas ,com a minha filha foi divertido e ficaram uma delicia , bela receita e dá imensas bolachinhas .

    ResponderEliminar
  28. Anónimo20:59

    Olá! Pela primeira vez uma receita da colher-de-pau desiludiu-me.
    Segui as quantidades e os passos direitinhos e a massa esfarela muito, mesmo qapós ir ao frigorifico. Ao estender não está rija e assim que começo a estender com o rolo da massa, ela esfarela-se toda. Parece-me que a receita tem farinha a mais... De resto, todas as receitas que já fiz deste site, sairam bem.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:51

    vou tentar fazer com o meu filho depois digo como ficaram obrigada pela receita

    ResponderEliminar
  30. fiz este fim de semana as bolachinhas e ficaram um miminho com algumas alterações a minha massa não precisou de frigorífico apenas de 15 minutos a repousar em temperatura ambiente e começar a moldar.... mas na hora de fazer a cobertura as 900gr de açucar em pó para as 2 claras é que não está muito de acordo ou fui eu que não soube saber (que deve de ter sido o mais correcto ) mas fica a pergunta as medidas estão correctas, 900 gr para 2 claras??

    ResponderEliminar
  31. Anónimo14:24

    Ja fiz. A receita e facil de fazer. Tambem fiz um pouco de alteracao. No fim da masa estar feita separei metade adicionei chocolate em po e acucar a gosto. Ficaram lindas e muit gostosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que correram bem.
      E a massa é otima para podermos fazer algumas alterações de sabor.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  32. joana, veja: http://receitasqui.blogspot.pt/2006/12/bolachinhas-de-natal.html?m=1

    ResponderEliminar

Imprimir