Gelado de Bolacha Maria

Continuo a usar a minha máquina de gelados com alguma frequência. Depois de ter ouvido a minha colega de trabalho P. a dizer que costumava juntar bolacha Maria picada nos gelados, surgiu-me de imediato a ideia de fazer um gelado de Bolacha Maria.
A apresentação foi sugerida por este blogue, cheio de coisas boas, mas podem servir normalmente, em bolas.

Ingredientes:


1 pacote de bolacha maria
200ml de nata
400ml de leite
1 colher sopa de aroma de baunilha



Preparação:

Pique finamente a bolacha Maria.
Leve ao lume o leite, as natas e o aroma de baunilha. Assim que levantar fervura desligue e junte a bolacha maria mexendo bem. Se vir que fica muito preso, junte um pouco mais de leite.
Deixe arrefecer.
Se tiver a máquina de gelados, proceda de acordo com as instruções do fabricante. No meu caso é deixar ficar a mistura no frigorífico de um dia para o outro, ou algumas horas, e só depois colocar na máquina cuja cuba foi previamente refrigerada.
Se não tiver máquina, assim que a retirar a mistura do lume, coloque num recipiente e deixe arrefecer um pouco. Leve depois ao congelador e, de hora a hora, bata a mistura com um garfo, ou batedeira ou vara de arames. Repita a esta operação quantas vezes as necessárias até a mistura apresentar a textura e cremosidade característica do gelado. (Bater a mistura serve para quebrar os cristais de gelo que se vão formando, e é essencial para formar o gelado!)
Pode depois servir em bolas ou, colocar um pouco de gelado entre duas bolachas Maria ajustando bem, e depois rolar sobre drageias coloridas. Podem guardar assim no congelador!



Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Olá! :)
    Espero q as tuas férias tenham sido boas!
    A apresentação do gelado está muito engraçada!
    Fiz o teu "pãozão" para levar de viagem e todos quantos provaram teceram elogios! Foi uma surpresa muito agradável! Vou repetir :)
    *Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Esta receita é realmente uma boa ideia. Vou experimentar e a minha filha e marido vão adorar, pois eles gostam muito de gelados.

    ResponderEliminar
  3. Querida colher de pau!

    Sem dúvida, os dois blogs que me inspiraram para eu também, me aventurar nestas andanças foi o seu e o da Elvira. Parabéns!
    E claro, a foto está maravilhosa (nem quero imaginar o sabor, para não ficar com água na boca) :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha adorei.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Deve ser bom gelado de bolacha maria e a foto está linda!!!

    ResponderEliminar
  6. Já fez com cookies? É uma das sobremesas que ofereço qdo aprece visita surpresa em casa...bjo, Nina.

    ResponderEliminar
  7. Que bonita apresentação. E o gelado deve ser divinal.

    ResponderEliminar
  8. Eu amei esta idéia!
    Adoro bolacha Maria e não como há séculos - com sorvete, então, melhor ainda! :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:41

    Está mesmo queridinha a apresentação! Muito bonita mesmo!

    ResponderEliminar
  10. simplesmente adoravel,não tenho mais palavras k possam decsrever o k estou a ver...bjokas

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente liiiindo! E se eu adorei imagino a criançada! :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:29

    A imagem do gelado esta muito bonito deve ser muito bommmmmmmmmmmmmmmmm.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:31

    o gelado esta estupido esta muito nugento nem se quer vou comer que procaria que fizerammmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:47

    Olá , eu nunca vim a este blog ,gostei muito e como nunca fiz gelados vou tentar e depois conto, obrigado por dividir os seus
    segredos conosco sou a isa e não tenho blog, cumprimentos e obrigado.

    ResponderEliminar

Imprimir