Doce de Leite

Finalmente fiz doce de leite! E devo acrescentar que, apesar de não dar trabalho nenhum, foi uma tarefa de amor. Amor pela cozinha, por cozinhar, por admirar a transformação de dois simples ingredientes.
Durante mais de 3 horas o leite e o açúcar estiveram em lume muito brando e eu, de vez em quando, lá ia espreitar e dar uma mexidela, "namorar" aquele doce que muito lentamente se ia formando. E só quem goste muito de cozinhar percebe a necessidade e a importância de fazer algo que demora 3 horas, quando simplesmente podiamos ir ao supermercado e comprar

Ingredientes para cerca de 500ml de doce:

1 litro de leite gordo (utilizei Vigor)
500gr de açúcar
1/2 vagem de baunilha

Preparação:

Numa panela de fundo pesado, coloque o leite, o açúcar e o conteúdo da vagem de baunilha.
Leve a lume brando e vá mexendo, de vez em quando. É preciso alguma atenção para o doce não vir todo para fora enquanto está a cozinhar.
Verá lentamente a transformação. De branco ficará amarelado, depois começará a ficar acastanhado até ficar com a deliciosa cor de caramelo forte. E deixerá de ser líquido para se tornar pastoso. Mas tudo isto ao longo de algumas horas.
Depois de pronto coloque em frascos esterelizados e guarde no frigorífico até utilizar.
Poderá utilizar para rechear mini-croissants folhados, bolachas, para fazer uma baba de camelo irressistível, gelados, rechear bolos e tortas ou simplesmente comer à colherada!

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Ohhh que maravilha!!! Só fiz uma vez e na Bimby (batota :) mas mesmo assim foram 3 longas horas e rendeu tão pouco que foi quase todo comido à colher :))

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  2. Parece ser fantástico :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  3. Demora muito, mas acaba por ser mágico ver a transformação ao longo das horas. Só a mim é que aconteceu a tragédia do leite derramado, de resto também saiu uma maravilha, ficou foi muito mais escuro.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que é um acto de amor :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:58

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:06

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Ai amiga, já tive o prazer de fazer doce de leite em fogão a lenha. Que coisa mais prazerosa. É bom demais, e é como você disse: coisa de amor! Beijão e boa semana!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:33

    sou visitante diária (verdade) do seu blog, nunca comentei, hoje decidi fazê-lo para lhe dar os parabéns. Também eu namorei um doce de leite por 3 horas, no final o seu sabor pareceu-me muito superior ao de compra
    "Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a tornou tão importante"

    Isabel Cristina

    ResponderEliminar
  9. talvez tenhas razão pela parte do prazer de cozinhar. Mas penso que em termos de custo e tempo que é mais fácil ir comprar.

    ResponderEliminar
  10. Há coisas que temos que fazer nem que seja uma vez, para sabermos como é, por desafio, por teimosia, por amor, para sabermos que somos capazes,porque sim!:)

    ResponderEliminar
  11. Bem...na verdade desconhecia este doce... mas que tem uma cor deliciosa lá isso tem.
    beijinhos...

    ResponderEliminar
  12. Esse acto quase mágico de ver a transformação de alimentos simples em algo processado fez-me lembrar quando começei a fazer iogurtes em casa. Após esperar as 10 horas, parecia uma criança, a espreitar incrédula a textura firme e o sabor "caseiro" infinitamente melhor do que os de compra. Toda a gente me diz: mas isso compra-se! A tua expressão explica tudo: é um acto de amor, só quem faz o percebe. Concerteza vou exerimentar essa receitinha do doce de leite, pois imagino as utilidades gulosas que resultam dele!!!

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro doce de leite. A foto e optima, quase que me babei! :-)

    ResponderEliminar
  14. esta uma delicia nao sabia qu era assim tao simples fazer doce de leite.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Rosarinho18:20

    Estou neste momento a fazer o doce que me parece maravilhoso!! Espero que fique bem :)

    Conheci ontem o blog e adorei!! Obrigada por partilhar tudo isto connosco!!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:52

    Olá! eu esta semana comprei um doce de leite que só de olhar fazia crescer água na boca, mas quando o saboreei, não gostei muito do sabor,sabia muito a casca de limão
    mas este com sabor a baunilha deve de ser delicioso!!!
    vou fazer!
    beijinhos.
    Luísa santos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:32

    Olá!
    Por acaso também não sabia que o doce de leite era tão fácil de fazer!!!!! Mas não há possibilidade de fazer mais rápidamente, tipo panela de pressão?! Muito provavelmente tem que se mexer e na panela de pressão ficaria tudo agarrado, certo?! Não percebo nada!!!

    ResponderEliminar
  18. Olá , boa noite pra você. Estou adorando a praticidade eo carinho que tem no seu blog. Mora na roça e aqui tenho um pequeno fogão a lenha e sempre faço doce nele ...Já fiz doce de leite no fogão a lenha e realmente é maravilhoso ...Agora mesmo estou fazendo um doce de manga e um de jambo ( as netinhas vem passar um tempo aqui, férias !!!Ôba ,risos)...E adorei a idéia das bolachas para o Natal , vou fazer com certeza ...Muito obrigado e um abraço pra você menina...

    ResponderEliminar
  19. Vou fazer agora mesmo,Parece uma delícia.

    ResponderEliminar
  20. Porque é que o meu ficou muito grosso e duro? :(

    ResponderEliminar
  21. Já agora, onde se compra doce de leite? nunca vi à venda

    ResponderEliminar

Imprimir