Marmelada Branca

Amanhã na revista "nós", suplemento de fim de semana do Jornal "i", vão ser publicadas receitas de 12 blogues convidados para complementarem uma edição dedicada a "nós gulosos".
E é com muito orgulho que vejo os nossos blogues de culinária, feitos por não profissionais, por pessoas que gostam apenas de partilhar ideias, conhecimentos, experiência, sucessos e fracassos a terem um bocadinho de atenção nos meios de comunicação social portugueses. Porque somos muitos. Porque acho que contribuimos para divulgar a nossa gastronomia. Porque mostramos como se cozinha e o que se come diariamente em muitas casas portuguesas. Mas também porque partilhamos, divulgamos e ajudamos a criar o amor pelos tachos e panelas e a alegria de dividirmos o que cozinhamos, à volta de uma mesa, com todos os que nos são queridos. E fazemos tudo isto, enquanto vivemos as nossas vidas, as nossas famílias e as nossas profissões.
Podem apenas ser 12 os que serão publicados, mas para mim, representam todos os outros que também publicam regularmente e partilham com o mundo o seu talento.

E, como é altura de marmelos, uma receita de marmelada, diferente da dos outros anos.

Ingredientes:

marmelos
800gr de açúcar por cada quilo de polme
1.5dl de água por cada quilo de polme

Preparação:

Lavem-se bem os marmelos, descascam-se e cortam-se em pequenos pedaços para dentro de um alguidar cheio de água fria. (Se quiser fazer geleia guarde os caroços e veja aqui a receita).
Põe-se água a ferver numa panela e, assim que começar a ferver vão-se juntando os pedaços de marmelo. Deixam-se ferver com a panela fechada cerca de 15 minutos.
Escorrem-se depois os marmelos (pode usar depois esta água para ferver os caroços para fazer a geleia!) e esmagam-se com as mãos ou um pilão de madeira.
Pesa-se a polme de marmelos e por cada quilo coloca-se ao lume 800gr de açúcar e 1.5dl de água até formar o ponto de pérola.
Junta-se então a polpa dos marmelos e deixa-se ferver até o doce atingir o ponto de estrada.
Coloca-se então a marmelada em tacinhas e deixam-se a secar cobertas de papel vegetal previamente embebido em aguardente para ajudar o doce a conservar.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Parabéns, pela selecção!!
    É sempre bom vermos o nosso trabalho ser reconhecido, não é fácil manter um blog, que dispõe algum tempo e trabalho extra nas nossas vidas familiares

    Por acaso já conhecia a receita ,mas nunca fiz.
    Ficou excelente!!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Ai que linda que ficou a marmelada!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei!!! ADOREI!!! e PARABENS!!!

    PS: anda tudo a fazer marmelada...tb tenho de fazer!!!! gostei da tua!

    ResponderEliminar
  4. Mãe12:09

    Pela importância que a alimentação saudável tem nas nossas vidas, é que é relevante que se divulguem bons blogs de culinária e se tenha cada vez mais preocupação com o que se come e como se come em Portugal! E como hoje é o dia Mundial da Alimentação, faço votos para que quem cozinha para os seus familiares ou só para si, tenha cada vez mais cuidado com o que apresenta diariamente à mesa. E Parabéns por essa selecção! Bj Mãe

    ResponderEliminar
  5. Pois é, já avisei no meu blog acerca do jornal. Finalmente conheço mais uma blogueira participante :) Adoro marmelada caseira, é a única que como... apesar de gostar mais da escurinha!

    ResponderEliminar
  6. A marmelada tal como a faz a minha mãe! Deliciosa.

    ResponderEliminar
  7. Não podia deixar de te dar os parabéns pelo convite do jornal i!!! Logo de manhã fui comprar o jornal para ver e quando vi a receita que escolheste sorri... Sorri porque foi o bolo que escolhi para o meu aniversário e adorei! Fiz algumas alterações e tu até podes dizer que "tirei" a alma do bolo, mas mesmo adorei-o!! Por isso, e porque os teus blogs são fantásticos no geral, mereceste perfeitamente o convite!!!! Parabéns!!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  8. muitos parabens pela seleçao
    e optimo ver o trabalho reconhecido desta forma.
    os meus paraens e um dos blogs prfrido desde o incio do meu percurso aqui na blogesfera.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Fiz pela primeira vez a sua receita de marmelada e ficou otima. Confesso no entanto que acho péssimo descascar os marmelos. Uso normalmente a receita da minha mãe e cozo os marmelos inteiros com a pele, bem lavados. Depois de cozidos é fácil pelá-los e os caroços podem ser aproveitados na mesma para a geleia embora por norma eu não a faça.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:01

    Esta receita não é verdadeira Marmelada branaca de Odivelas....o açucar é o dobro do peso da massa dos marmelos verdes,no final não é ditada em taças mas sim em pratos,para depois se poder cortar os bocados e comer á mão como um doce !!!

    ResponderEliminar

Imprimir