Enrolados de Chocolate

Nem me quero lembrar em como esta receita é deliciosa e simples de preparar.
A receita original está no livro da Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem Quer Poupar", página 32. Da receita original apenas utilizei a receita da massa que é mesmo muito boa e é peparada no robot de cozinha ou na batedeira, o que em muito simplifica o trabalho.
Quanto ao recheio, eu optei por rechear com nutella, em vez dos frutos silvestres apresentados.
Ficou delicioso. E não digo nada quanto ao cheirinho que invadiu a casa.
A repetir, mas com recheio de doce de leite!
Aqui fica a minha sugestão para um fim de semana de chuva, como este que se avizinha!

Ingredientes para 9 enrolados:

125 ml de leite morno
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
2 chávenas (230ml) de farinha sem fermento
60gr de manteiga
1/2 frasco de Nutella
Leite ou gema para pincelar

Preparação:

No robot de cozinha com a pá de plástico, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açucar e o ovo. Bata tudo na máquina durante alguns minutois até a massa formar uma bola. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido. No meu caso tive de juntar um pouco mais de farinha até o robot de cozinha formar uma bola macia e elástica.
Transfira para uma tigela e tape com papel aderente. Coloque num local quente (eu costumo colocar dentro do microondas sem o ligar) e deixe levedar durante 40 minutos.
Aqueça depois o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um rectangulo.
Espalhe a Nutella por toda a superfície da massa e enrole-a depois como se fosse uma tarta, começando pela parte mais comprida. Corte depois em 9 fatias do mesmo tamanho.
Disponha depois as fatias lado a lado com a parte cortada virada paracima. Pincele com leite ou gema por cima dos enrolados e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.
Sirva quentes ou, se os quiser preparar com antecedência como eu fiz, aqueça cada um dos enrolados cerca de 20 segundos no microondas antes de servir.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Mas que óptima sugestão, acho que vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que a minha irmã vai adorar!

    Vou fazer quando ela tiver alta!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos estes enroladinhos, bem apetecíveis para estes dias de chuva que agora temos.

    ResponderEliminar
  4. Olá.
    Isso parece-me uma excelente ideia. Também já experimentei essa receita da Mafalda Pinto Leite mas com manga. Com chocolate promete ser divinal.

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira tentação.
    Ficaram lindos.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que lindinhos ficaram!! Mas ainda ficavam mais bonitinhos aqui na minha mão, para eu trincar e deliciar-me!!! Sou uma gulosona! Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Olá, passei para conhecer os seus blogs e gostei de tudo, você é fantástica!
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Que rolinhos deliciosos. Fáceis de preparar e o sabor deve ser sublime.

    ResponderEliminar
  9. esses sao optimos para mim!! hihi
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Ai se eu apanhava isto aqui!!!! UAU!! adoro chocolate!!! tb ja fiz uns uma vez dps vou postar!!! um beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. Fiquei com água na boca... nutella, frutos silvestres ou doce de leite. A solução é fazer dos três :)

    ResponderEliminar
  12. Babei-me com este pecado...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  13. Ficaram exlentes!!!beijokas:**))

    ResponderEliminar
  14. Bem!!! Chocolate!!!! Ai que maravilha!!! Ficaram com um optimo aspecto.

    ResponderEliminar
  15. comia bem uma parte!!! parece mesmo bom

    ResponderEliminar
  16. Que lindo!! AMo esses pãezinhos enrolados com recheio!

    ResponderEliminar
  17. Acho que o meu marido ia devorar esses enrolados de chocolate...
    Ficaram bem bonitos e devem ser delíciosos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que espetáculo heim amiga...Senti o cheiro daqui. Nutella é de render qualquer um. Beijos

    ResponderEliminar
  19. que delicia :) um aspecto deliciosos mesmo :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  20. Que delícia! Tenho que experimentar...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo01:48

    Sem dúvida que a maior parte das receitas que aqui são colocadas tem sempre um aspecto divinal. Já fiz algumas delas e ficam sempre óptimas. Queria aproveitar para perguntar se tens ou conheces alguma receita de um bolo de chocolate com nozes. São aqueles bolos, normalmente feitos em pastelarias que são de chocolate, com um recheio óptimo e na cobertura de chocolate dp levam metades de nozes.
    É que não encontro em lado nenhum.

    Obrigada e boas receitas ;)

    ResponderEliminar
  22. Também tenho esse livro e esta receita também a destaquei!!!
    Que interessante, ainda bem que já experimentaste... assim posso com a certeza que vai ser fabuloso!!!

    ResponderEliminar
  23. e fizeste uma bela troca no recheio
    aiq ue bom que fiou estes rolinhos e quentinhao ai nem quero imaginar:-)

    ResponderEliminar

Imprimir