Doce de Abóbora Menina com Laranja e Especiarias

A abóbora menina andava cá por casa desde Outubro com a desculpa de que era para ser usada em fritos de abóbora para o Natal. Mas passou-se o Natal e a abóbora nem saiu do lugar.
Uma das minhas resoluções de ano novo (porque é sempre bom termos umas resoluções faceis e simples de cumprir, e que apenas dependam da nossa vontade) era dar finalmente destino à abóbora. E assim fiz.
Uma parte congelei em saquinhos para usar mais tarde em fritos, purés ou qualquer outra preparação.
A restante abóbora acabou na panela numa compota ideal para comer com requeijão. E assim,  também a tia B. recebeu um frasco cheio no seu aniversário!

Ingredientes para 4 frascos pequenos:

1kg de abóbora menina limpa
800g de açúcar
1 pau de canela
2 cravinhos
1 estrela de anis
1/2 limão
1 laranja

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos e coloque numa taça grande. Junte o açúcar, o pau de canela,  estrela de anis e os cravinhos e misture bem. Deixe ficar de um dia para o outro.
No dia seguinte coloque a abóbora e o "molho" que entretanto se formou juntamente com as especiarias e o açúcar num tacho. Junte também a casca de limão e da laranja e os respectivos sumos.
Leve a lume brando até o doce estar no ponto (ponto de estrada).
Coloque depois o doce ainda quente em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os virados para baixo para criarem vácuo. Guarde depois num local fresco e seco.
Ideal para servir com requeijão e queijo fresco.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. adoro doces e sou mesmo uma apaixonada,vou ter de experimentar este teu amiga,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado uma delicia, eu também sou como e belinha adoro doces e caseiros ainda melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É o doce que mais gosto e com requeijão como dizes fica óptimo!!

    bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Parece-me que este doce de abóbora está mesmo a chamar por mim!!!Vou ter de experimentar.
    Mais uma vez quero deixar o meu obrigada por me/nos fazer presentear todos os dias com tão boas receitas...COnfesso que de momento o meu vício é a consulta ao blogue em busca destes tesouros de culinária.
    Continue e continuem (todas as Bloguers que a seguem) a desempenhar tão bons e deliciosos trabalhos. A mim só me resta mesmo agradecer.
    Beijinhos para si.
    Cristina (Aveiro)

    ResponderEliminar
  5. huuummmmmm! já estou a imaginar uma bela torrada quentinha com esse docinho! ;)

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto.
    Aromatizado com essas especiarias deve ser maravilhoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. eh eh eh.. há montes de tempo que ando com 2 abóboras na garagem para fazer doce com uma delas, mas tem-me dado a preguiça.
    o doce ficou com uma cor linda.

    ResponderEliminar
  8. Adoro citrinos, como tal esta receita vai sair já hoje, na minha cozinha :D

    Cumprimentos,
    Carla Matador
    autora de Meratol Review

    ResponderEliminar
  9. Adoro doce de abóbora, muito bom :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso da receita (também tenho por casa uma abóbora à espera de uso...). E adorei o frasquinho, está super giro!

    ResponderEliminar
  11. Margarida CF21:26

    diga-me por favor que tempo demora para atingir ponto de estrada? Obrigada. Fique bem
    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Esse doce deve ser super delicioso!
    Beijinhos

    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. adoro abóbora! ainda hoje ao lanche barrei no pão compota de abóbora :) parabéns pelo blog, a-d-o-r-o! *

    ResponderEliminar
  14. FICOU COM UMA COR MARAVILHOSO.
    EM CIMA DE UMA FATIA DE PÃO HUMMM...QUE DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12:40

    Novo Picole no Mercado
    http://www.youtube.com/watch?v=r1o382NrZVA

    ResponderEliminar
  16. Sofia00:02

    Já a algum tempo que acompanho o seu blog e decidi deixar hoje o meu feedback aqui.

    Sou estudante universitária e habituada às comidas da mamã, o que eu percebia de cozinha era zero. Vim parar ao blog por acaso, quando pesquisava uma receita fácil p fazer p um jantar com amigos.
    Desde logo virei fã e tenho feito muitas das iguarias que aqui ensina.

    Hoje, muito do que sei, deve-se a este blog. Obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Ai que maravilha =) *

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:14

    nossa que delicia da ate agua na boca ne

    ResponderEliminar
  19. Anónimo00:15

    ummmmmmmmmmmmmmmmmmmm que delicia

    ResponderEliminar
  20. Olá! Fiz este fim-de-semana compota de abóbora menina e utilizei o mesmo procedimento para criar o vácuo, conforme indicou na sua página, mas hoje de manhã fui a ver os frascos e ficaram com água no interior...e agora?! HELP!!!

    ResponderEliminar

Imprimir