Tosta de Carne com Ovo

Cozinhar só para mim é uma grande chatice. Não gosto. Nessas alturas vivo de sopa, fruta, iogurtes, cereais, torradas e, eventualmente, das sobras que habitam no frigorífico. E, como é obvio, não tem a ver com não gostar de cozinhar, mas sim de não ter com quem compartilhar aquilo que cozinho. Não porque esteja à procura de aprovação, mas sim porque cozinhar é para mim muito mais do que uma mera tarefa doméstica. É, como o diz Mia Couto num dos seus livros, uma forma de amar os outros.
No entanto, esta tosta foi preparada para mim (e só para mim), numa dessas refeições solitárias. Uma maneira de demonstrar que também é importante gostarmos de nós mesmos. (E também porque necesitava de consumir algumas coisas que estavam no frigorífico!) Tão simples e tão bom!

Ingredientes para 1 pessoa:

2 fatias de carne assada
1 fatia de pão alentejano, de cereais ou caseiro
1 dente de alho
1 ovo + 1 clara
azeite q.b.
sal q.b.

Preparação:

Corte a carne em pedacinhos.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e salteie a carne. Acrescente depois o ovo e a clara, de modo a que a carne se incorpore nas claras e fique agarrada. Tempere a gema com uma pitada de sal e deixe o ovo cozinhar até ter a consistência desejada.
Torre a fatia de pão e esfregue-a ainda quente com o dente de alho. Coloque o pão no prato de servir e disponha a carne e o ovo por cima do pão.
Sirva com um pouco de mostarda (que também pode utilizar para barrar o pão) e uma salada verde.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Fizes te uma refição inteira em cima de uma fatia de pão! E que bom aspecto!!!!!

    Bjokas,


    Rita

    ResponderEliminar
  2. Estas refeições são tão boas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Caso que e sinto inglesa a esta hora tal foi a vontade de comer essa fatia agora mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto! Tenho de experimentar:) bj

    ResponderEliminar
  5. Joana,

    Revejo-me nas tuas palavras. Adoro cozinhar, mas tenho de ter companhia para partilhar a refeição. Quando o meu marido dá aulas à noite ou quando vai viajar, também faço como tu: sopas, saladas, tostas, torradas. O mais engraçado é que ele me diz sempre: não percebo como é que tu gostas tanto de cozinhar e quando estás sozinha não o fazes. Mas a verdade é que quem ama cozinhar, não cozinha só para comer.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão! Cozinhar para comer sozinho não tem graça nenhuma...mas de vez em quando saí um prato para um como este: divino! Adorei a tosta.....aliás, adoro tostas de tudo e mais alguma coisa, e confesso que também as preparo muito quando como sozinha, ou fora-dehoras! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. simples e pratica, obrigado pela sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. parece ser deliciosa!
    concordo contigo, não gosto de comer sozinha, gosto de ter companhia para comer! ;)

    ResponderEliminar
  9. eu qando estou sózinha sou como tu, desenrasco-me com uma sopa ou um batido, um iogurte, etc.
    mas adorei esta tua tosta, vou tomar nota para a próxima vez que tenha sobra de carne assada.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:39

    visitem www.replicaspt.com

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:59

    óptimo aspecto =)

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que e' uma bela refeição. Também sinto o mesmo em relação de cozinhar para mim mesma. Quantas vezes, quando o meu marido esta a trabalhar ou em chamada faço o mesmo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:57

    adorei essa tosta , ficou um espectáculo!so me da vontade de ir ja preparar uma igual! beijocas

    ResponderEliminar
  14. Olá.
    Eu tambem não gosto muito de cozinhar só para mim, tens razão em tudo o que dizes.
    A tua tosta tem muito bom aspecto e de certeza que vou experimentar.
    Jokinhas!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo08:58

    Parece-me uma opção excelente para um almoço, vou sem duvida experimentar.
    :)

    ResponderEliminar
  16. Já marchava eheh *

    ResponderEliminar
  17. Vou mesmo experimentar!!! Que boa deve ser

    ResponderEliminar
  18. ai que delícia! (e isto só pela foto)

    ResponderEliminar
  19. fazebem em te mimar. e que bem que ficou:-)

    ResponderEliminar

Imprimir