Pudim do Copo

Eu não sou uma pessoa de pudins. Gosto mais de fazer bolos, bolachas e biscoitos e outras sobremesas. Os pudins passam sempre para segundo plano e é raro terem lugar na minha cozinha.
Mas desta vez foi diferente. O pouco tempo dispinível que tive para preparar o ultimo jantar "Sábado a 6" levou-me a preparar um pudim. Utilizei a receita mais simples (e infalível) que conheço. E ficou mesmo muito bom!

Ingredientes:

1 copo (300ml) de ovos - (cerca de 6 ovo)
1 copo (300ml) de leite
1 copo (300ml) de açúcar
caramelo líquido para barra a forma

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar e o leite.
Barre uma forma com o caramelo líquido (pode ser uma forma convencional de pudim ou mesmo uma forma tipo bolo inglês), e verta o preparado anterior para dentro da forma, fechando com a tampa própria ou com papel de alumínio.
Leve a cozinhar em banho maria, em forno quente (180ºC) cerca de 40 minutos ou até o pudim estar cozido. Para o banho maria basta colocar um tabuleiro cheio de água quente no forno e dentro deste tabuleiro colocar a forma com o pudim a cozinhar.
Depois de cozido coloque o pudim no frigorífico, pelo menos durante 12 horas, até finalmente o desenformar. (Se desenformar o pudim sem este estar suficientemente firme e frio ele acabará por se desmanchar).

Bom Apetite!

38 comentários :

  1. Ficou perfeito amiga,muito bonito,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Optimo amiga mt simples de realizar e com um aspecto muito bonito, gostei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também não sou de pudins mas esta receita é bem fácil e leva menos ovos e o aspecto uma maravilha.

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem bonito e decerteza que todos gostaram.Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Ficou óptimo.
    Eu também costumo fazer esta receita de pudim só que em vez da medida ser um copo é uma chávena.
    É uma delícia...
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  6. Uma receita bem prática que resulta neste belo pudim. Quero experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse pudim tem um especial significado para mim porque é o pudim que a minha faz desde os meus tempos d einfãncia e para mim é o pudim perfeito. A minha mãe acrescenta-lhe raspas de 1 laranja e por vezes 1 cálice de vinho do Porto e fica muito muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Deve ser delicioso... e ainda melhor que é fácílimo de fazer!

    ResponderEliminar
  9. Pela foto ficou delicioso e é tão fácil de fazer.
    Vale a pena experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. O pudim ficou fantástico. E realmente concordo consigo. É a receita mais pratica e infalível que eu conheço. Esta receita e uma das memorias culinárias da minha mãe que me acompanha!

    ResponderEliminar
  11. Penso que essa será das mais velhinhas receitas de pudim. E eu adoro esse pudim. Mas spu um pouco como tu, faço muito poucas vezes.
    Apresentação excelente, aliás como sempre.

    ResponderEliminar
  12. Perfeito. É o pudim que a minha mãe e tias fazem.Não há que enganar nas quantidades.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. que belo aspecto!adorei!

    ResponderEliminar
  14. Engraçado, nunca fiz nenhum pudim! Tenho aquela ideia que são difíceis de fazer e que muitas vezes saem mal, não foi definitivamente o caso deste!

    ResponderEliminar
  15. Hum!Adoro pudim! O seu ficou lindo, e deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  16. Chiririca13:05

    Se juntarem raspa de um limão... huuuummm, nham nham... nem vos conto! Experimentem :)

    ResponderEliminar
  17. Esta é a receita de pudim que a minha avó me ensinou e que fica sempre óptima!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:46

    Esta tb é a "minha" receita de eleição... uma delícia;-)

    bjoca

    ResponderEliminar
  19. Costumo fazer um pudim assim como este mas não cozo em banho maria vai a cozer como os bolos.
    É muito bom.

    ResponderEliminar
  20. A minha mãe usa essa receita há imensos anos! O pudim é delicioso :)
    Pat
    http://feiticodacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Mãe18:38

    Ainda ninguém referiu, mas cá em casa,o pudim do copo é cozido na panela de pressão durante 20 m com um pouco de água na mesma. E até parece que a Colher de Pau, minha filha, se esqueceu que fica mto. mais económico feito desta maneira e é mais rápida a sua cozedura! O que em tempos de economia é um dado a ter em conta. Também ponho sempre raspa de citrinos e um gole de vinho do Porto, o que lhe dá um gostinho mais saboroso...

    Bjnhos Mãe
    Bjnhos Mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:37

      Boas dicas!

      Eliminar
    2. Isso mesmo na panela de pressão é muito mais rápido. Eu junto também raspas de limão e 1 cálice de vinho do porto. Fica muito bom mesmo.

      Eliminar
  22. Nossa que delícia! Só a foto já da água na boca!

    Ana

    www.nasbocasdomeufogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Olá Colher de Pau,
    Cá em casa este pudim é o pudim de eleição há muitos anos.
    Leva poucos ingredientes (3), é fácil (basta misturar tudo) e rápido (untar uma forma de pudim com caramelo deitar a mistura, por a tampa e por dentro da panela de pressão com um pouco de água... 20mn depois está pronto).
    Tentar fazer fazer um pudim mais rápido que isto.... é dificil...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  24. Tem um óptimo aspecto, devia estar delicioso, também gosto de fazer esse pudim e muitas das vezes acrescento-lhe gila, fica uma maravilha.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Aqui em casa gostamos muito de pudim ... este parece simples e muito fácil.
    A guardar no caderninho de receitas
    Beijinhos carolina e margarida

    ResponderEliminar
  26. Olá,
    É o comum pudim de ovos, que na minha opinião satisfaz praticamente toda a gente num almoço ou jantar, já outras sobremesas uns torcem o nariz outros amam.

    Vi no outro dia o teu post do teu outro blogue sobre orçamentos familiares e tal como tu sigo as mesmas regras. Já divulguei na minha "Cozinha Sem Tabus" várias dicas anti-crise. Cada vez mais acho que a economia familiar deveria ser ensinada logo às crianças desde pequenas.

    Muita gente perdeu a noção do "esperar" e compram primeiro antes de ter o dinheiro. As crianças parece que hoje em dia nascem num mundo onde se lhes damos 10 elas já estão a pedir 100.

    Ainda tenho o teu bolo de Natal (aquele que leva whisky) para fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. Também fiz um pelo Natal. Se não era igual era muito, muito parecido e é, realmente, delicioso!

    ResponderEliminar
  28. Fiz este pudim e ficou uma pequena maravilha! Cozi na panela de pressão em banho maria numa forma tapada.... É um verdadeiro manjar dos deuses!
    Parabéns!
    Bjs
    Marta

    ResponderEliminar
  29. Adoro pudim e este tem o aspecto perfeito!

    ResponderEliminar
  30. Quero pôr este em prática ;)

    ResponderEliminar
  31. ficou lindoooooooo

    ResponderEliminar
  32. Adoro pudins e esse ficou com um aspecto maravilhoso =)

    ResponderEliminar
  33. eu faço iemnsos pudisn xca em casa e rapido e todos gostam:-)
    este esta o maximo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Esta é a receita do pudim da minha sogra! Tal e qual .

    Bjs e boa sorte no livro

    ResponderEliminar
  35. Fature muito durante o ano todo com receitas práticas, econômicas e com gostinho de quero muuuito mais com copos e taças da felicidade! http://bit.ly/rendaextracopodafelicidade

    ResponderEliminar

Imprimir