Baji de Batata

No sábado foi dia de um almoço indiano cá em casa, com a R. J. e o pequeno T.
Para começar, nada melhor do que uns bojés, seguidos de um delicioso baji de batata - que eu adoro. A receita é, como quase todas as indianas que passam por aqui, da família do M.!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas pequenas
1 cebola
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
1/2 colher de chá de piri-piri moído
1/2 colheer de chá de pó de caril
2 colheres de sobremesa de sementes de mostarda
sal q.b.

Preparação:

Lave e descasque as batatas cortando-as depois em cubos pequenos. Leve as batatas a cozer em água temperada de sal até estarem macias. Retire e escorra.
Entretanto leve ao lume o óleo vegetal (não se deve fazer comida indiana com azeite ou manteiga pois adultera o sabor das especiarias) e junte a cebola picada deixando refogar. Acrescente depois a curcuma, o piri-piri, o caril e as sementes de mostarda e deixe cozinhar esta pasta durantes uns minutos - se secar junte uma colherzinha de água. Acrescente depois as batatas cozidas envolvendo-as bem no refogado de especiarias. Deixe cozinhar dois minutos.
Sirva as batatas com pooris (uma espécie de pastel de massa tenra sem recheio),  pão naan (pão indiano) ou paparis.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. As coisas que aprendemos contigo amiga,nunca tinha ouvido,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei mas se leva açafrão só pode ser bom.

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado.... Na minha casa neste sábado tb foi dia de comida indiana... mas ao jantar. Também para receber amigos!
    Não conhecia esta tua proposta... parece-me que vou incluir numa próxima refeição indiana!
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Este Baji de Batata parece-me tão bem...
    Vou tomar nota.
    =)

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha visto tal coisa!! Muito engraçado... ;)
    Gostei bastante desta ideia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estas batatinhas ficaram cá com um aspecto!! Que maravilha, adorei a receitinha!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Adoro comida indiana, ainda bem que deixaste esta receita porque já provei estas batatas e gostei.
    Já agora, bebinca tens receita de familia? E nan é fácil fazer ou so funciona no forno tandoori?
    bj

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, obrigada, vou já fazer para o jantar. Uma antiga colega minha fazia "baji puri" que eu amava, mas perdi a receita. Já não tenho a certeza se levava também grão. Esta deve ser óptima, batata é sempre bom.

    ResponderEliminar
  9. Olá, gosto muito da cozinha idiana (daquilo que já provei)essas batatas têem muito bom aspecto... Vou voltar aqui mais vezes

    ResponderEliminar
  10. Adorei.Mas eu também gosto muito de comida Indiana.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:33

    Olá. A minha mãe é goesa e faz esta receita imensas vezes. Eu adoro, come-se sempre muito bem. Ela até já fez chamuças com este recheio...ficam óptimas!

    ResponderEliminar
  12. nunca p+rovei comida indiana mas fico fascinada sempre que vejo este genero de prartso bem condimentados :-)

    ResponderEliminar
  13. Eu faço igual mas no final junto uns coentros muito picadinhos e fica delicioso

    ResponderEliminar
  14. Já experimentaste substituir a batata por shushú? Para quem não queira engordar ou não possa comer batata, é uma solução.

    ResponderEliminar
  15. Um amigo passou por minha casa e com ele esse acompanhamento. Um delícia.

    ResponderEliminar

Imprimir