Queques de Limão

Que tal uns bolinhos para o fim de semana? Eu já fiz os meus, uns saborosos queques de limão, ideais para comer ao pequeno almoço ou como um pequeno snack a meio da tarde. Também podem aproveitar para colocar nas mochilas dos mais pequenos (e dos grandes também!) durante a semana.

Ingredientes para 12 queques pequenos:
(chávena usada com 250ml de capacidade)

3 ovos
1/3 de chávena de óleo vegetal
3/4 de chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
2 limões
2 colheres de sopa de açúcar em pó

Preparação:

Forre com 12 forminhas e papel um tabuleiro para queques.
Numa taça misture os ovos inteiros com o açúcar, o óleo, a raspa e o sumo de um limão. Mexa bem e acrescente depois a farinha peneirada com o fermento.
Divida a massa pelas forminhas e coloque no forno (180ºC) e deixe cozinhar 15 minutos ou até a massa estar cozida (faça o teste do palito!).
Entretanto misture o sumo do outro limão com o açúcar em pó. Assim que retirar os queques do forno, pique-os com um palito e ensope-os ligeiramente com a calda de limão e açúcar.
Deixe arrefecer e guarde-os numa caixa hermética.

Bom Apetite!

29 comentários :

  1. Estes queques de limão estão mt bonitos amiga e com um aspecto bastante fofinho, obrigado pela partilha e os meus parabens pelo teu trabalho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mesmo para todas as ocasiões,muito fofos e húmidos,gostei,bjokinhass

    ResponderEliminar
  3. Tão amarelinhos... e de limão...

    ResponderEliminar
  4. Adoro limao e tudo o que leve limao! vou experimentar de certeza! ADOREI os teus blogs, li de uma ponta á outra. Apesar de nao estar a viver em Portugal neste momento também eu sigo a máxima "no poupar é que está o ganho". Já estou a seguir e já agora, estou no país das tuas flores preferidas! pode ser que um dia recebas uns bolbos para plantares! muitos parabéns pelo excelente trabalho.

    beijinhos ou kusjes em holandes

    ResponderEliminar
  5. bonitos e com um aspecto delicioso, parabéns!**

    ResponderEliminar
  6. Parecem ter ficado muito fofos.
    Adoro o sabor do limão.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso de bolos em formato mini, são muito mimosos e práticos para se petiscar. que lindos ficaram os teus!

    ResponderEliminar
  8. que lindos!
    vêm mesmo a calhar com este friozinho!
    estão mesmo apetitosos.

    ResponderEliminar
  9. Recebi um carregamento de limões!
    Já vou dar uso a alguns....
    Hoje coloquei no blog a receita de mini fritatas de cogumelos e pesto.
    Uma delícia!
    Obrigada mais uma vez pela partilha destas iguarias.
    Um beijo e bom fds
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Que bonita cor esse amarelinho pastel...Tenho ali uns limoes a chamar por mim...Já sei...

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  11. Bonitos e de certeza bem saborosos!

    ResponderEliminar
  12. Cheguei a mais um sítio que acrescenta, através do blogue da Babette. E encontrei logo uma receita com limões. As fotografias são lindas, inspiradoras. E o que aqui se partilha também.

    Obrigada. Bom fim-de-semana.

    Mar

    ResponderEliminar
  13. Parecem uma delicia, ja os estou a imaginar com um cafezinho ou um cha. :)

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto delicioso.
    Adoro queques tenho de experimentar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Não consigo encontrar forminhas de papel sem serem pequenas. Pode dizer-me onde há, em Lisboa? É que esses queques parecem deliciosos.

    ResponderEliminar
  16. Uma delicia, adoro tudo que leve limão.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Nucha20:29

    Hummmm que aspecto vou fazer amanhã para o pequeno almoço, obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Hum, gostei demais dessa receita. devem ficar deliciosos. Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Hoje experimentei a sua receita de empadinhas rápidas, realmente são fáceis de fazer e ficam tão fofas. orbrigada por partilhar.

    Estes queques têm mesmo muito bom aspecto.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  20. Ontem fiz uma receita aqui do teu blog! Creme de cenoura com salsa! Apanhei o marido (que não come sopa) a comer da panela ;)lol, ainda bem que tens várias ideias destas porque já tenho umas tantas sopas debaixo de olho. Obrigada por partilhares

    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  21. São lindos e bons para qualquer ocasião, adorei a foto bem tentadores esses queques....

    Beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  22. Inês Figueiredo23:17

    Boa Noite! Sigo o seu blog à pouco mas já sou fã e adoro-o MESMO!!..Acabei de experimentar esta excelente receita, obrigada por partilhá-la!
    Cá em casa preferem os queques secos mas eu gostei imenso do sabor intenso a limão nos que fiz embebidos (metade)!
    Parabens por ambosos seus 2blogs!!

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    Fiz estes queques ontem... :) Ficaram deliciosos e todos adoraram! Muito obrigado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. nao me importava nada de levar um amanha para o meu lanchinho da manha:-)
    estao lindos!

    ResponderEliminar
  25. Adoro as cores dos queques... Para mim podem ser de qualquer sabor, mas esses aqui estão maravilhosos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo11:16

    Acabei dos fazer e são óptimos. Obrigado.

    ResponderEliminar
  27. Experimentei agora. São deliciosos, comi logo dois mesmo antes de arrefecerem completamente.:)

    ResponderEliminar
  28. Anya18:41

    Fiz ontem, levei para o trabalho e desapareceram num abrir e fechar de olhos. Pessoalmente acho que ficaram muito densos, os meus não cresceram bem - mas usei frinha auto-levedante, sem acrescentar fermento. Mea culpa. Tinham bom sabor, certamente. :)

    ResponderEliminar
  29. Anónimo21:02

    São muito bons obrigada beijinhos bom fim de semana! ;)

    ResponderEliminar

Imprimir