Tarteletes de Chocolate e Caramelo Salgado

Estão a ser uns dias com receitas gulosas de chocolate. No entanto estas pequenas e deliciosas tarteletes já foram preparadas há algum tempo, como sobremesa num dos nossos muitos jantares que são umas das principais componentes da nossa “vida social”.
Estas tarteletes são muito simples de fazer, e se preferirem podem fazer uma tarte grande exatamente com os mesmo ingredientes e método. Eu pessoalmente gosto mais desta versão pequenina, mas numa festa, ou com mais convidados será mais fácil preparar uma tarte grande. Como estamos no verão, os mais gulosos poderão ainda servir esta tarte com uma bola de gelado…. Bom fim de semana!

Ingredientes para 12 mini tartes ou uma tarte grande:

Massa doce para tartes:
50g de açúcar em pó
150g de farinha
75g de manteiga
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

Recheio de Chocolate:
150g de natas
200g de chocolate de leite de boa qualidade
40g de manteiga

Caramelo Salgado:
90g de açúcar amarelo
60ml de natas
½ colher de chá de flor de sal
60g de manteiga

Preparação:

Numa taça coloque o açúcar em pó, a manteiga e a gema e bata com a batedeira eléctrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Aos poucos e poucos vá acrescentando a farinha, sem deixar de bater com a batedeira. Junte depois o leite (que poderá não juntar se achar que a massa está no ponto, ou juntar um pouco mais se a achar demasiado seca.)
Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos na bancada enfarinhada.
Forre depois as forminhas de queques com a massa (ou uma forma grande) e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto prepare o recheio. Aqueça as natas e assim que começarem a querer ferver, desligue-as e junte o chocolate partido em pedacinhos assim como a manteiga. Mexa bem até o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a cobertura estar brilhante. Deixe arrefecer no frigorífico completamente, e engrossar um pouco, antes de usar.
Prepare então o caramelo salgado. Coloque o açúcar num tachinho juntamente com duas colheres de sopa de água e leve ao lume até formar um caramelo, cerca de 8 minutos a ferver em lume brando. Depois, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear o bolo.
Para finalizar as mini tartes ou a tarte grande basta começar por colocar o recheio de chocolate já frio sobre a massa de tarte também arrefecida, alisando bem. Cubra com o caramelo salgado também frio e, se gostar termine com mais uma pitadinha de flor de sal.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Que maravilha, uma grande tentação, sem dúvida :), bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Um duo vencedor (e dos meus preferidos de sempre): chocolate e caramelo! Só podem ser uma delícia! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parecem deliciosos!!

    Santi

    ResponderEliminar
  4. Uau, ficou o máximo! Andava à procura duma tarte para fazer de sobremesa esta fds e acho q ñ vou procurar mais :) Thanks pela sugestão gulosa :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  5. Que delicia! É daquelas que se come uma e depois outra... :)

    ResponderEliminar
  6. Parecem-me maravilhosas!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:34

    Masterchef Australia... Vincent Gadan...

    ResponderEliminar
  8. Que verdadeira tentação e adorei o caramelo salgado.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar

Imprimir