Capuccino de Curgete com Pesto de Rúcula e Pasteis de Nata Salgados de Alho Francês

Foi a minha entrada no último jantar de sexta-feira. Ao perguntarem-me o que tinha feito para o nosso jantar eu respondia: cappuccino e pastel de nata. Do outro lado ouvia dizer que devia ter feito uma entrada e não uma sobremesa. E eu ria dizendo que era entrada e não sobremesa. E a cara de quem me ouvia era de interrogação. Sim é uma entrada: um cappuccino em forma de sopa, e um pastel de nata versão salgado cuja receita foi cortesia do José Avillez.

Ingredientes para 6 pessoas:

Capuccino de Curgete com Pesto de Rúcula
1 cebola
1 chuchu pequeno
3 curgetes médias
Sal q.b.
Azeite q.b.
2 colheres de sopa bem cheias de pesto de rúcula (receita no blogue, ou de compra)
Natas batidas q.b.
Pimenta moída na hora q.b.

Pasteis de Nata Salgados
(receita daqui: http://www.joseavillez.pt/media/19611/receita_p3_22jun_pasteis_alho_frances.pdf)
200g de alho francês – só parte branca
100ml de natas
3 gemas
1 rolo de massa folhada retangular
Manteiga q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para o cappuccino de curgete. Descasque a cebola e parta-a em meias luas. Lave bem a curgete e, sem descascar corte-a em pedaços. Descasque e corte em pedaços o chuchu.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois os legumes deixando-os saltear um pouco. Tempere com um pouco de sal e acrescente água a ferver até que cubra os legumes.
Deixe cozinhar bem até que os legumes estejam macios e triture bem a sopa com a varinha mágica até que fique cremosa. Se necessário acrescente um pouco mais de água até que tenha a consistência desejada, mas não deve ficar rala ou muito líquida. Retifique de sal e acrescente o pesto de rúcula. Reserve.
Para os pasteis de nata, desenrole a massa folhada e volte depois a enrolar de forma mais “apertada” cortando-a depois em 12 pedaços iguais. Com as mãos espalme cada um dos pedaços e forre com eles 1 forminhas de queques ou uma forma de muffins. Leve ao frigorífico até utilizar.
Entretanto corte o alho francês em rodelas finas e leve-o a estufar juntamente com uma colher de sopa de azeite cerca de 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Entretanto bata as gemas com as natas, tempere com sal e pimenta e acrescente o alho francês. Com a varinha mágica ou um robot de cozinha bata esta mistura de modo a que o alho francês fique bem triturado.
Encha depois as formas, previamente forradas com a massa folhada, até 2/3 da sua capacidade com a mistura de alho francês e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 15 minutos. Assim que estiverem cozinhados e tostadinhos, tal como se fossem um pastel de nata, retire do forno, e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Para servir coloque a sopa numa chávena de chá e cubra com um pouco de natas batidas – como se fosse chantilly mas sem usar açúcar – e salpique com um pouco de pimenta. Ao lado coloque o pastel de nata salgado.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Que excelente sugestão!
    Bjinhos**

    ResponderEliminar
  2. Nice*

    Podíamo-nos seguir uma à outra!?
    Diz-me se me seguires e seguirei de volta (:

    Beijinhos,
    pequenaflordemaracuja.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Hummm, que bela refeição, bjs

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:48

    Que sugestão deliciosa, adorei os pasteis de nata salgados que apetitoso!
    parabéns!
    mae_qb

    ResponderEliminar
  5. Muito giro, servido em chávenas!

    ResponderEliminar
  6. Epá, ESPETACULAR! Adorei!!

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Adorei a ideia de juntar a sopa com o pastel salgado, muito bonito e original. Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  8. Como sempre, receitas tão criativas e cativantes :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante :) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir