Filetes de Peixe Espada ao Vapor com Limão, Malagueta e Soja

Dia de Reis. O dia em que, por aqui pelo menos, acaba oficialmente o natal. O meu dia de nostalgia: por arrumar os enfeites, por desligar as luzes da árvore, por desmanchar o presépio. Enfim, nostalgia pelo fim do natal. Resta-me sempre a lembrança que não tarda, o natal está aí novamente!
E neste dia de Reis, depois dos excessos dos aniversários, jantares de amigos, do natal e do fim de ano é altura de recomeçar com refeições mais ligeiras. Não porque as festas tenham acabado – porque quarta faz anos a tia, na sexta há jantar de amigos e domingo aniversário de uma das cunhadas – mas porque é preciso equilibrar a dieta!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes de peixe espada (ou outro peixe branco à escolha)
1/2 malagueta vermelha tipo chilli
Sal e pimenta q.b.
1 limão
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de sopa de molho de soja

Preparação:

Tempere os filetes de peixe espada com sal e pimenta.
Entretanto leve um tacho ao lume com um fundo de água colocando dentro do tacho o cesto de cozinhar a vapor (eu uso um cesto de metal universal, que encaixa em todos os tacho – vende-se em qualquer loja de utilidades domésticas).
Forre o cesto com papel de alumínio e coloque sobre o papel os filetes de peixe espada. Tempere agora com a raspa da casca do limão, a malagueta cortada em juliana fina, o molho de soja e o óleo de sésamo.
Tape o tacho com a tampa e ligue o lume. Assim que começar a ver sair vapor, mude o lume para o mínimo e deixe cozinhar alguns minutos até que o peixe esteja cozido – depende da grossura dos filetes.
Sirva os filetes com arroz branco e brócolos cozidos.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo13:52

    até agora ainda só tinha experimentado cozinhar legumes ao vapor e nunca me tinha ocorrido o truque do papel de alumínio, mas vou definitivamente experimentar! beijinhos e bom ano!

    não te esqueças de participar no passatempo do meu blogue até dia 12 de Janeiro: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro cozinhados ao vapor, e o peixe fica especialmente saboroso e leve :) óptima sugestão!
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que refeição tão apetitosa!
    Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir