Hamburgão no Forno

O tempo é um excelente conselheiro. Deixa as ideias amadurecerem. Permite relativizar as coisas. Dá-nos a oportunidade de não agirmos injustamente e de cabeça quente. De pensar em respostas corretas e educadas. De planearmos. De analisar factos.
O tempo passa e também faz com que alguns momentos, situações e razões se vão desvanecendo.
Mas há um tempo para tudo. Quando será que já passou demasiado tempo? Ou que ainda não é tempo? Na nossa vida tudo depende do tempo. As coisas que acontecem no tempo certo, e aquelas que acontecem no tempo errado. Acredito que as que acontecem no tempo errado é porque não estavam ainda no tempo de acontecer.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne de vaca picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de ervas finas secas (orégãos, ervas da provença….)
1 tomate grande
8 cogumelos frescos
1 cebola pequena
½ pimento verde
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Tabasco q.b.
Molho inglês q.b.
75g de queijo da ilha ralado (ou mozarela)

Preparação:

Coloque a carne picada numa taça e tempere-a de sal, pimenta, um pouco de molho inglês e as ervas finas. Misture bem, forme um hambúrguer grande e coloque-o num pirex ou tabuleiro de forno. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto pique os dentes de alho e corte a cebola em meias luas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho. Tempere de sal e pimenta e com um pouco de tabasco.
Corte o tomate em cubos assim como o pimento. Lamine os cogumelos. Junte estes legumes com a cebola e os dentes de alho refogados e misture bem.
Retire o hambúrguer do forno e cubra-o com esta mistura de legumes. Cubra com o queijo ralado e leve novamente ao forno cerca de 10 minutos até o queijo derreter e dourar ligeiramente.
Sirva o hambúrguer cortado em pedaços, no pão, ou com arroz branco e uma salada.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que delícia! Fez-me lembrar um "hamburgão" que fazem no restaurante perto de onde moro, mas este é mais o meu género :-)

    Às vezes é dificil aceitar o que acontece errado no momento errado... mas aprendemos sempre!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que ideia gira, Joana! Gosti muito... Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que interessante!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nice*
    Podíamo-nos seguir uma à outra!?
    Diz-me se me seguires e seguirei de volta (:
    Beijinhos,
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  5. Que sugestão magnífica!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:13

    Pois eu acho que não há coisas que acontecem no tempo errado... por alguma razão acontecem naquele momento, nós é que muitas vezes não percebemos o porquê. Também estou a viver uma situação bastante desconfortável com pessoas que gosto... mas já aceitei e, a seu tempo, sei que o que tiver de acontecer, acontecerá... simplesmente.

    ResponderEliminar
  7. Por vezes é difícil aceitar o que acontece no "tempo errado", mas não penso que seja porque não estava destinado ainda a acontecer. Não acho que exista um tempo certo ou errado para as coisas acontecerem, simplesmente acontecem e pronto. E tudo acontece por uma razão, nós muitas vezes é que não conseguimos compreender qual... ;)
    Adorei a receitinha!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  8. Deliciosa ideia esta. A testar esta forma diferente e mais saudável de comer hamburguer.

    ResponderEliminar
  9. Fiz esta receita ontem! maravilhosa! acompanhei com uma salada de verdes com romã e maçã, a combinação ficou ótima :) obrigada por isto, por este blog e por facilitar tanto a minha vida em casa! bem haja.
    PS - anteontem fiz o bacalhau gratinado no forno com legumes! aprovadissimo!

    ResponderEliminar

Imprimir