Gratinado de Beringela em Camadas com Requeijão


Os nossos fins de semana começam com hábitos e rotinas. As manhãs de sábado têm uma cadencia muito própria e ritmada que raramente muda. Este não foi excepção. Piscina para o Zé Maria, mercadinho biológico logo depois e ainda antes de almoço há sempre uma ida ao supermercado. Chegar a casa, fazer o almoço e sentarmo-nos todos à mesa. Apesar de um Outubro quase a chegar ao fim os nosso almoços de fim de semana ainda se têm feito na varanda. E eu, fartinha destes dias demasiado quentes para o meu gosto pessoal, acabo a achar-lhes algum encanto, pelos almoços na varanda e as idas ao Jardim Botânico (ao mercado) que servem de passeio com o pequeno Zé.
As tardes de sábado são normalmente calmas… Mas desta vez a minha tarde foi passada a cozinhar porque tivemos por cá um jantar especial, a comemorar o 6º aniversário de casamento dos nossos amigos Rita e JP, com uma ementa especial a pedido do “noivo” de que vos falarei noutro dia. O sábado terminou então com esse jantar, sempre animado e bem disposto e  com as crianças adormecidas no sofá.
Domingo começou com mais uma hora de sono - e que soube tãaaooo bem. Missa, café e almoço na varanda. Sorna e uma festinha de aniversário dos filhos de uns amigos. Mais sorna e descanso porque entretanto já é segunda feira.
E para o início de mais uma semana que tal este gratinado de beringela? Não gostam de beringela? Substituam por curgete, por exemplo.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequeninas - ou uma maior
1 requeijão
1 limão
1 molhinho de coentros
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora + para gratinar
100 ml de polpa de tomate
150ml de molho bechamel - usei caseiro
sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Corte a beringela em fatias finas - o mais finas que conseguir - e tempere-as de sal, pimenta e um pouco de azeite. Grelhe depois as fatias de beringela de ambos os lados e reserve.
Entretanto coloque o requeijão numa taça e esmague-o com um garfo. Tempere com sal, pimenta, raspa de limão e acrescente os coentros frescos picados e o parmesão ralado misturando bem.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, comece por colocar um pouco de molho bechamel. Por cima do molho disponha 1/3 das fatias de beringela. Regue com um pouco de polpa de tomate e disponha metade da mistura do requeijão. Coloque um pouco mais de bechamel, fatias de beringela, polpa de tomate e a mistura de requeijão e termine com uma camada de fatias de beringela e o restante bechamel polvilhando tudo com um pouco mais de beijo parmesão ralado.
Leve ao forno a gratinar até que fique dourado.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Que delícia, Joana! Eu costumo fazer gratinado de beringela, mas com molho de tomate e mozzarella, que também é uma tentação! A tua versão parece-me mais light, mas igualmente saborosa. Hei-de experimentar! Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Este ficou muito bom e mais leve do que quando se usa só mozarella, que por vezes torna tudo mais gorduroso...
      Experimenta sim.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. parece me que vai ser o nosso jantar hoje!
    obrig.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Jovita.
      Espero que goste.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Esta receita tem um aspecto absolutamente Divinal!

    www.adivaportuguesa.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Que excelente sugestão. Adorei a combinação de sabores.


    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Fica realmente muito saboroso! Vale a pena experimentar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo00:41

    Adorei! Muito bom. Obrigada.

    ResponderEliminar

Imprimir