Salada de Polvo com Batata Doce e Legumes


A semana tem passado a correr com imensas coisas para organizar e eu quase que me sinto sem tempo para mais nada.
Tenho imensas prioridades que precisam de uma resposta “agora”. E assim os dias vão passando e quase sem me aperceber penso que já estamos em Outubro e não tarda é natal e os cabazes continuam por pensar, imaginar, idealizar, concretizar ….e não há sequer uma coisinha que seja - a esta altura do campeonato - pensada para eles. Noutros anos nesta altura já havia cestos e cestinhas, fitas e afins espalhados pela casa. Valem-me uns frasquinhos de doce de abóbora que fiz há umas semanas atrás.
E as solicitações com ideias e sugestões não param de surgir. Tempo, por favor, anda um bocadinho mais devagar.
Também não tenho tido tanto tempo como gostaria para ir à minha horta - e eu com um canteiro para semear - mas espero, sinceramente, que a próxima semana seja já mais calma.
Entretanto, o tempo pode ser pouco, mas é sempre preciso comer. Apesar da chuva e de o tempo já não estar muito para salgadinhos, que tal a combinação de polvo com batata doce?

(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, no dia 12 de Outubro - 11 de Outubro esgotado - pelas 15h. O tema  - Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço info@workshops-popup.com

Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra. Com o tema - Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações workshopquintaribeiro@outlook.com)


Ingredientes para 2 pessoas:

400g de polvo cozido
1 batata doce pequena
1 tomate 
1/2 pimento verde
1 cebola roxa pequena
1 molhinho de coentros 
2 dentes de alho
2 rabanetes
2 “spring onion” - creio que ceboleta  ou cebolinha de rama em português
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.
Preparação:

Lave e descasque a batata doce e corte-a em cubinhos. Leve-a depois a cozer, em água temperada com uma pitada de sal.
Entretanto lave bem todos os legumes. Pique finamente a cebola e os dentes de alho e coloque-os numa saladeira. Corte depois o pimento em cubinhos, assim como o tomate e coloque-os também na saladeira. Corte os rabanetes em pedacinhos e pique os coentros e as “spring onions” e corte o polvo em pedacinhos pequenos. Coloque tudo na saladeira, acrescente a batata doce previamente escorrida e tempere com um pouco de sal e pimenta, azeite e um pouco de vinagre envolvendo bem.
Antes de servir polvilhe com um pouco mais de “spring onion” ou coentros.


Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Que rica e deliciosa salada de polvo!
    :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary,
      Realmente estava deliciosa. Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Óptima ideia, a de juntar dois sabores tão bons, como polvo e a batata doce. Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,
      Esta foi uma combinação inspirada pelos sabores açoreanos do polvo guisado com batata doce.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo10:57

    Uma boa sugestão com dois ingredientes que gosto muito. Realmente o tempo passa depressa, e cada vez mais rápido. Com o seu jeitinho, vai conseguir fazer as coisas. Tenho curiosidade com a sua horta. Depois conte as suas aventuras com ela, quem sabe também podemos também ganhar algumas ideias? Beijinhos, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Tenho prometido contar da horta, mas nunca mais... Espero conseguir para a próxima semana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Sim, muito rica! com ingredientes saudáveis e deliciosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flor de Sal,
      Obrigada. Eu realmente adoro batata doce e acho que liga bem com imensas coisas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Adoro batata doce, esta receita fica já marcada para ser feita no fim de semana!
    Obrigada pelas sugestões maravilhosas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,
      Experimente que não se vai arrepender.
      Depois diga-me o que achou.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Joana e um workshop em Lisboa?? Gostava TANTO de participar num...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ducas,
      Nunca se sabe acerca de um workshop em Lisboa, mas nunca surgiu o convite para fazer nenhum por aí. Além disso aí há mais oferta com tantos bloggers fantásticos a fazerem workshops deliciosos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Ana Afonso18:15

    Joana, vou fazer dois pedidos:
    1. Por favor, vem a Lisboa e dá tu mesma um workshop.
    2. Por favor, podes aumentar um bocadinho o tamanho da letra dos teus posts?
    Obrigada pela ajuda que nos dás diariamente. Não gosto de tudo o que publicas, porque não tenho um paladar tão refinado como o teu, mas adoro a tua criatividade.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,
      Em resposta às suas questões
      1 - Só vou quando alguém que tem um espaço me convida. Recebi convites do Porto e de Coimbra, mas nunca de Lisboa.
      2 - Eu já aumentei a letra dos posts...Mesmo assim continua muito pequena? (É que mudei de computador e isso alterou-me aqui algumas coisas. Vou tentar já alterar o post de amanhã. Depois por favor diga-me se já está melhor, pode ser?)
      Obrigada pelas palavras... mas eu não acho nada que tenha um paladar refinado. Apenas sou aventureira nos sabores!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Que salada tão apetitosa. Adoro polvo! E como ando numa fase de batata doce, acho que vou ter de experimentar!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Babette,
      Acredita que é realmente apetitosa e fica uma combinação bastante surpreendente. A batata doce é para mim, nestes últimos anos, uma verdadeira paixão alimentar. Posso não ter em casa batatas normais, mas batata doce nunca falha.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir