“Pizza” com Base de Couve Flor


É a receita da moda. Desde o Green Kitchen Story´s, onde ao que parece tudo começou, passando pelos grupos e blogues de dietas sem hidratos de carbono, e de alimentação saudável, até mais recentemente às revistas de culinária, sem esquecer os chefe de cozinha e os seus novos livros de culinária, esta receita - ou melhor variações sobre esta receita - está em todo o lado.
Uma pessoa até ouve falar mas não fica muito convencida. Uma pizza em que a base é feita de couve flor é algo para nos deixar com uma dúvida enorme. Será que podemos mesmo chamar pizza a isto? Será que nos deixa satisfeito - não no ponto de vista de saciedade, mas de gulodice - como uma pizza?
Posso apenas dar a minha opinião. É uma boa receita. Perfeita para quem tem de comer “gluten free”. Perfeita para diminuir os hidratos de carbono e mais “verde”, porque tem couve flor e amêndoas - dois dos agora chamados “superalimentos”. É uma receita saborosa, nutritiva, muito boa para variar a alimentação e testar coisas novas e diferentes. Uma maneira de dar um uso diferente à couve flor, da qual eu não sou a maior fã, mas que uso em puré e na sopa com regularidade. Uma excelente maneira de dar vou flor aos esquisitos - adultos e crianças. E um desafio, porque fazer receitas novas, diferentes e criativas é sempre um desafio.
A verdade verdadinha? Faço mais rapidamente a massa de pizza normal - e sujo menos louça - do que a fazer esta base de couve flor. E porque nada bate uma pizza a sério!
(Mas não me interpretem mal… esta receita é muito boa!Não deixem de experimentar!)

(E por acaso já foram ver, ao facebook da Weetabix Portugal as receitas que andei a preparar? Se são tão fans de weetabix como eu, vão lá dar uma espreitadela e vejam como podem usar weetabix em variadas receitas, como um Crumble de Peru ou umas Waffles! Em
http://m.facebook.com/Weetabix.pt)



Ingredientes para 1 “pizza”:

Base:
(receita da base in revista “Good Food, Novembro de 2014, página 30)
750g de couve flor partida em pedaços - só parte branca
100g de amêndoa triturada (ou farinha de amêndoa)
2 ovos
1 colher de sopa de oregãos secos
sal e pimenta q.b.

Molho:
3 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Toppings:
1/2 cebola roxa
75g de fiambre, chouriço, paio ou salame italiano
100g de queijo mozzarela ralado
folhas de manjericão q.b.

Preparação:

Para fazer a base comece por picar a couve flor num robot de cozinha até ficar com uma consistência semelhante a arroz.
Coloque depois a couve flor numa taça, tape-a com película aderente, e leve ao microondas, em potência máxima, durante cerca de 8 minutos ou até a couve flor estar macia.
Retire-a depois da taça com cuidado para não se queimar por causa do vapor e coloque-a num pano de cozinha lavado. Deixe arrefecer um pouco, faça uma bola com o pano e esprema bem de modo a eliminar a maior quantidade de água da couve flor que conseguir.
Coloque depois a couve flor numa taça lavada e acrescente a amêndoa, os ovos batidos, os oregãos e tempere muito bem com sal e pimenta. Misture bem.
Forre um tabuleiro ou prato próprio para pizzas com papel vegetal e cuidadosamente coloque a mistura de couve flor, espalmando-a e dando-lhe a forma de uma base de pizza redonda. Pressione bem a base com uma espátula ou colher e leve a assar em forno previamente aquecido a 180~C durante cerca de 15 a 20 minutos.
Entretanto prepare o molho de tomate. Lave bem os tomates e corte-os em pedaços. Corte também a cebola e descasque os dentes de alho. Coloque tudo no copo da varinha mágica e triture tudo até ficar com um molho cru. Coloque uma panela ao lume com uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte depois a mistura de tomate triturado e  tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar até o molho engrossar e estar apurado, cerca de 15 minutos.
Assim que a base da pizza estiver cozinhada retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Coloque depois o molho de tomate sobre a pizza e cubra com o fiambre ou chouriço, a cebola cortada em meias luas fininhas, e o queijo ralado.
Leve novamente ao forno, por mais 10 minutos até o queijo derreter.
Retire do forno e termine com as folhas de manjericão frescas antes de servir.


Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Anónimo10:36

    Olá, Desconhecia esta forma de usar a couve flor. Já tinha visto o Jamie Oliver fazer uma espécie de "arroz" com a couve flor a acompanhar um caril, num programa do "Save with Jamie" que deu no 24 Kitchen. Às vezes uso-a em sopa, outras vezes em puré (juntamente com as batatas), e recentemente experimentei assada no forno juntamente com as batatas (muito bom e a repetir mais vezes), uma sugestão do blog "La Cucinetta" (facebook). Uma ideia a experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente a receita desta base de couve flor tem sido muito falada. E fica até bastante boa. Uso também a couve flor na sopa e no puré - para substituir o de batata e também tenho aqui no blogue uma receita de couve flor assada de que gosto bastante.
      A versão de pizza vale a pena experimentar pela "novidade".
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:38

    Ups...Esqueci-me de assinar! Beijinhos, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Ando com esta receita na manga há imenso tempo também... mas ainda não me enchi de coragem. E até gosto bastante da couve flor... Pode ser que um dia... :) Mas ficou muito bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João:

      Fica bastante boa. É mais porque é estranho, mas também não é assim preciso tanta coragem!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Quem não gosta de uma boa pizza :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade Marcia. Um favorito de todos!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Obrigada Susana,

    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Herminia Maia16:16

    Para quem está de dieta, é genial ! permite matar as saudades, sem ficar com "peso" na consciência:)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herminia:
      Não é bem a mesma coisa, mas para quem está numa dieta restritiva de hidratos de carbono é uma boa solução. E umas excelente maneira de comer mais legumes.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Subscrevo! Já experimentei e não tem nada a ver com pizza! Não venham com histórias! Não sabe a pizza e não tira a gula da pizza porque não tem massa de pizza!! E pizza É massa portanto não é pizza!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia,
      É uma boa receita, mas uma boa Pizza continua a ser um delicioso pecado de gula!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Olá :)....
    Estrondoso aspecto!
    Beijinhos

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Aprovadíssima!!!!!!!!!!!!!!! Até o marido que disse "deves estar a brincar comigo" quando lhe disse que a base era de couve-flor (coisa que ele detesta), pois que até repetiu!!!
    Eu fiquei fã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soraia,
      Ainda bem que gostaram. E ainda bem que ajudei a divulgar esta fantástica receita.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Achei ótima essa receita, eu que já fiz dieta dukan, sei o quanto é sofrimento quando buscamos algo para manter o foco, e matar a vontade de comer uma pizza. Abraços, Maria Silvia
    http://cozinhasemreservas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria:
      Se quer evitar hidratos de carbono, esta receita é muito boa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Bem, que bom aspecto! Ainda só tinha feito cozida e salteada mas hoje, à procura desta receita, vim cair (novamente) aqui! :) Logo à noite, vai ser o jantar, mas vou testar na frigideira porque não tenho forno.

    Parabéns, tem mesmo bom aspecto!

    Dêem também uma olhadela ao meu blog! Ainda estou a começar, mas aos poucos vai lá :)

    http://sabordebolso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir