Salada de Quinoa com Espinafres, Nozes, Frango e Alcachofras de Jerusalém


O pacote da quinoa andava desde Junho na despensa, à espera do dia de ser finalmente utilizado.
Já tinha comido quinoa, mas nunca tinha preparado em casa e estava curiosa. Um risota de quinoa era o que tinha em mente quando comprei o pacote, mas passou tanto tempo e vieram outras vontade que a quinoa lá ficou esquecida na despensa.
E depois vieram cá para casa as primeiras alcachofras de Jerusalém (ou tupinambo) assim que as vi no cercadinho biológico.
Não sei como, mas quase de imediato a receita ficou decidida na minha cabeça. Uma salada quente, outonal de quinoa com alcachofras de jerusalém, frango e espinafres. E assim foi.
O Miguel comeu, repetiu e chegou ao fim e perguntou: “Será que me podes explicar o que é que estou a comer?” Apesar de inicialmente não saber. Apesar de os ingredientes puderem parecer estranhos à nossa cultura ou gastronomia, apesar de parecer um prato pouco apelativo.
E mais um motivo para experimentar e conhecer coisas novas e diferentes. Quem se aventura?

E relembro ainda os workshops de Cabazes de Natal: 
Em Coimbra o workshop já se encontra esgotado, mas e houver mais interessados e caso se justifique podemos tentar encontrar outra data.
No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)

Ingredientes:

150g de quinoa
300ml de caldo de galinha (usei caseiro)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
250g de alcachofras de Jerusalém
100g espinafres frescos
50g de miolo de noz
1 peito e frango grande

Preparação:

Lave bem as alcachofras de Jerusalém para que fiquem sem terra e corte-as em rodelas de cerca de 0,5cm. Coloque num tabuleiro possa ir ao forno, assim como o peito de frango e tempere tudo com sal pimenta e um pouco de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até o peito de frango estar cozinhado mas suculento e as alcachofras de Jerusalém cozinhadas e douradas nas bordas.
Entretanto coloque a quinoa e o caldo de frango numa panela, retifique de sal e pimenta, e leve ao lume. Assim que começar a ferver, reduza o lume e conte cerca de 15 minutos até a quinoa estar cozinhada (para que os grãos estão a sair de dentro de uma casca, mas oferece ainda alguma resistência ao trincar)e o caldo estar todo absorvido. 
Assim que a quinoa estiver cozinhada junte os espinafres e deixe-os murchar com o calor, envolvendo bem. Junte também as alcachofras de Jerusalém assadas, as nozes e o peito de frango previamente cortado em cubinhos.
Envolva bem e sirva de imediato.


Bom Apetite!
Alcachofras de Jerusalém ou Tupinambo


9 comentários :

  1. Anónimo09:46

    Conheço a quinoa, mas desconheço totalmente as alcachofras de Jerusalém. Qual é o sabor delas. Tenho quase todos os ingredientes, exceto as alcachofras, e vamos ver no que dá...Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Bem, as alcachofras de Jerusalém, têm um sabor entre o nabo e as castanhas, principalmente quando são assadas... mas é difícil de descrever a que sabem.
      Depois conte as peripécias!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo18:22

      Olá. Fiz com que tinha, mas ligeiramente diferente: cozi a quinoa com água, no fim juntei algumas folhas de espinafres e deixei murchar, também juntei um resto de castanhas e batatas doces cozidas para aquecerem. Escorri e temperei. O frango foi temperado com um pouco de sal, pimenta, sumo e raspa de limão e um pouco gengibre ralado, e foi ao forno. Servi a salada como acompanhamento do frango, e o resto da salada vai dar origem a outra refeição "limpa-restos" com um pouco de ovo cozido e talvez uns pedacinhos de nozes e queijo. A salada de quinoa só por si já uma refeição, satisfaz sem ficar pesada. Realmente pode não ter um ar muito apelativo, mas é muito delicioso!

      Eliminar
    3. Sara,

      Mas fica uma salada mesmo diferente e perfeita para o frio do outono, não acha?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Eu também tenho a mesma dúvida. Não conheço as alcachofras de Jerusalém. Mas o nome soa-me tão exótico que tenho vontade de experimentar. Vamos lá a ver se as consigo encontrar.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      As alcachofras de Jerusalém não se encontram facilmente. Pelo menos aqui em Coimbra não há à vendas normalmente nos supermercados. Aqui compro-as no cercadinho biológico do botânico, e sei que em Lisboa também as encontra com facilidade no Mercado Biológico do Principe Real.
      E para que fiquem a conhecer o aspeto das alcachofras, vou editar o post com uma foto das mesmas.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Hummmm!!! Artichok ierushalmi :)))

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:58

    Por acaso também tenho um pacote de quinoa na despensa desde Setembro e ando a namorar receitas de quinoa para saber o que fazer! Como as Alcachofras de Jerusalém não são fáceis de encontrar, provavelmente também vou ter que adaptar a receita!
    Obrigada por mais uma ideia,
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,

      Mas o que aqui partilho são só sugestões. Não é mesmo nada para levar à letra.
      Dê assas à imaginação e depois venha cá contar como correu.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir