O pacote da quinoa andava desde Junho na despensa, à espera do dia de ser finalmente utilizado.
Já tinha comido quinoa, mas nunca tinha preparado em casa e estava curiosa. Um risota de quinoa era o que tinha em mente quando comprei o pacote, mas passou tanto tempo e vieram outras vontade que a quinoa lá ficou esquecida na despensa.
E depois vieram cá para casa as primeiras alcachofras de Jerusalém (ou tupinambo) assim que as vi no cercadinho biológico.
Não sei como, mas quase de imediato a receita ficou decidida na minha cabeça. Uma salada quente, outonal de quinoa com alcachofras de jerusalém, frango e espinafres. E assim foi.
O Miguel comeu, repetiu e chegou ao fim e perguntou: “Será que me podes explicar o que é que estou a comer?” Apesar de inicialmente não saber. Apesar de os ingredientes puderem parecer estranhos à nossa cultura ou gastronomia, apesar de parecer um prato pouco apelativo.
E mais um motivo para experimentar e conhecer coisas novas e diferentes. Quem se aventura?
E relembro ainda os workshops de Cabazes de Natal:
Em Coimbra o workshop já se encontra esgotado, mas e houver mais interessados e caso se justifique podemos tentar encontrar outra data.
No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)
Ingredientes:
150g de quinoa
300ml de caldo de galinha (usei caseiro)
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
250g de alcachofras de Jerusalém
100g espinafres frescos
50g de miolo de noz
1 peito e frango grande
Preparação:
Lave bem as alcachofras de Jerusalém para que fiquem sem terra e corte-as em rodelas de cerca de 0,5cm. Coloque num tabuleiro possa ir ao forno, assim como o peito de frango e tempere tudo com sal pimenta e um pouco de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até o peito de frango estar cozinhado mas suculento e as alcachofras de Jerusalém cozinhadas e douradas nas bordas.
Entretanto coloque a quinoa e o caldo de frango numa panela, retifique de sal e pimenta, e leve ao lume. Assim que começar a ferver, reduza o lume e conte cerca de 15 minutos até a quinoa estar cozinhada (para que os grãos estão a sair de dentro de uma casca, mas oferece ainda alguma resistência ao trincar)e o caldo estar todo absorvido.
Assim que a quinoa estiver cozinhada junte os espinafres e deixe-os murchar com o calor, envolvendo bem. Junte também as alcachofras de Jerusalém assadas, as nozes e o peito de frango previamente cortado em cubinhos.
Envolva bem e sirva de imediato.
Conheço a quinoa, mas desconheço totalmente as alcachofras de Jerusalém. Qual é o sabor delas. Tenho quase todos os ingredientes, exceto as alcachofras, e vamos ver no que dá...Sara Oliveira
ResponderEliminarOlá Sara,
EliminarBem, as alcachofras de Jerusalém, têm um sabor entre o nabo e as castanhas, principalmente quando são assadas... mas é difícil de descrever a que sabem.
Depois conte as peripécias!
Um beijinho,
Joana
Olá. Fiz com que tinha, mas ligeiramente diferente: cozi a quinoa com água, no fim juntei algumas folhas de espinafres e deixei murchar, também juntei um resto de castanhas e batatas doces cozidas para aquecerem. Escorri e temperei. O frango foi temperado com um pouco de sal, pimenta, sumo e raspa de limão e um pouco gengibre ralado, e foi ao forno. Servi a salada como acompanhamento do frango, e o resto da salada vai dar origem a outra refeição "limpa-restos" com um pouco de ovo cozido e talvez uns pedacinhos de nozes e queijo. A salada de quinoa só por si já uma refeição, satisfaz sem ficar pesada. Realmente pode não ter um ar muito apelativo, mas é muito delicioso!
EliminarSara,
EliminarMas fica uma salada mesmo diferente e perfeita para o frio do outono, não acha?
Um beijinho,
Joana
Eu também tenho a mesma dúvida. Não conheço as alcachofras de Jerusalém. Mas o nome soa-me tão exótico que tenho vontade de experimentar. Vamos lá a ver se as consigo encontrar.
ResponderEliminarIsabel Gomes
http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com
Isabel,
EliminarAs alcachofras de Jerusalém não se encontram facilmente. Pelo menos aqui em Coimbra não há à vendas normalmente nos supermercados. Aqui compro-as no cercadinho biológico do botânico, e sei que em Lisboa também as encontra com facilidade no Mercado Biológico do Principe Real.
E para que fiquem a conhecer o aspeto das alcachofras, vou editar o post com uma foto das mesmas.
Um beijinho,
Joana
Hummmm!!! Artichok ierushalmi :)))
ResponderEliminarPor acaso também tenho um pacote de quinoa na despensa desde Setembro e ando a namorar receitas de quinoa para saber o que fazer! Como as Alcachofras de Jerusalém não são fáceis de encontrar, provavelmente também vou ter que adaptar a receita!
ResponderEliminarObrigada por mais uma ideia,
Marta
Marta,
EliminarMas o que aqui partilho são só sugestões. Não é mesmo nada para levar à letra.
Dê assas à imaginação e depois venha cá contar como correu.
Um beijinho,
Joana