“Peixinhos da Horta” de Espargos com Maionese de Alho


Não é “todos os dias” que se recebem para jantar os amigos Rita e JP, no dia em que comemoram anos de casados. Também não são todos os amigos que me pedem para que a ementa seja afrodisíaca, e que tenha carne no prato principal. Mas quase que se torna normal quando o JP e a Rita vêm cá jantar. Há quase sempre receitas a pedido, ou melhor desafios a pedido, e eu gosto deste jogo, quase uma versão caseira das “mistery box” do Masterchef. 
A primeira coisa a fazer foi procurar que ingredientes são considerados afrodisíacos. Espargos, alho, amendoim, gengibre, figos, carne vermelha, ovos de codorniz, mel, malaguetas, cacau, figos, abacate, banana e canela foram alguns dos que cumpriam os requisitos e os que eu escolhi para o jantar. E os espargos e o alho foram por isso utilizados numa das entradas. (O resto da ementa aparecerá por aqui ao longo desta semana!) E posso dizer que o jantar foi muito apreciado e elogiado.
Para já, uns “peixinhos da horta” de espargos que não sendo propriamente uma ideia original, são um petisco sempre agradável para partilhar em qualquer ocasião.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 molho de espargos verdes (cerca de 12 espargos)
1 ovo
100ml de cerveja
4 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.

Maionese de Alho:
1 ovo
1 colher de café de mostarda de Dijon
sumo de 1/2 limão
2 dentes de alho
30ml de azeite
70ml de óleo de girassol
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare os espargos retirando-lhes os pés rijos e, se necessário, com o descascador de cenouras pele-os para retirar os fios.
Coza os espargos durante dois ou três minutos em água a ferver temperada de sal e retire-os escorrendo bem e passando-os por água fria. Reserve.
Para a polme bata o ovo com a farinha e a cerveja e tempere de sal e pimenta. Deverá ter uma massa sem grumos e não demasiado líquida - se estiver muito líquida junte um pouco mais de farinha.
Passe os espargos pelo polme e frite-o em óleo vegetal bem quente até que fiquem bem dourados. Escorra sobre papel absorvente.
Para a maionese coloque o ovo inteiro, a mostarda de Dijon, o sumo de limão, os dentes de alho esmagados e o azeite no copo da varinha mágica. Tempere com sal e pimenta e bata bem com a varinha mágica, de cima para baixo e vá acrescentando o óleo de girassol em fio, sem deixar de bater, até que a maionese engrosse. Retifique, se necessário, os temperos.
Sirva os “peixinhos da horta” de espargos com a maionese de alho.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Maionese com alho é um excelente acampamento para estes peixinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcia Leonor,

      A maionese de alho casa realmente muito bem.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. A maionese de alho soa muito bem!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Teles,

      e com batata doce frita? Uma delícia.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. optima sugestão! quero ver o resto desse jantar! hehe
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana Machado,

      Obrigada. E a ementa completa até ao final da semana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir