Bolo de Gengibre e Mel de Cana com Cobertura de Limão a lembrar um Café Raro


Sair de Coimbra com destino a Vila Nova de Gaia, a convite da Nespresso. Não saber bem o que me espera, mas ter a certeza de que é certamente algo de especial assim que chego às Caves Graham's e me deparo  com uma magnifica paisagem sobre o rio Douro, banhada pela luz do sol num outono mais quente que o habitual.
E foi realmente algo especial o que me esperava: conhecer um café raro, de seu nome Maragogype. Um café quase misterioso, proveniente de uma planta com o mesmo nome que cresce maior do que as outras e dá um grão de café também maior. Ficamos a saber como é que um café tão especial e raro se torna a special reserve da Nespresso. Descobrimos a proximidade entre o café e o vinho pelas palavras do sommelier Paolo Basso  - considerado o melhor sommelier do mundo - e conhecemos um copo especial, criado pela Riedel para os cafés Nespresso, para degustar café. Assim, o café e o vinho tornam-se ainda mais cúmplices…

Segue-se um almoço em muito boa companhia, numa sala com vistas para o rio e banhada de luz. E termina-se a refeição com a degustação deste café raro e especial no copo especialmente criado para tirar o máximo partido de todo o seu aroma e sabor. Reconheço neste café um sabor muito suave e aromático, para se saborear sem pressa, como tudo o que é raro e especial merece.



No caminho para a casa penso nas saudades do pequeno Zé Maria, mas também no café que tinha acabado de “conhecer”. Em como as coisas raras e especiais ficam por vezes perdidas no meio da agitação do dia-a-dia. Lembro-me da história contada na apresentação, de como esta planta de café, por ser difícil de criar e os seus grãos menos abundantes e menos produtivos, se foi perdendo e por isso quase já não existe. Penso em como nós tantas vezes não acarinhamos o raro e especial porque é mais trabalhoso, porque não nos trás tanto proveito…
Chego a casa com Maragogype na cabeça, e com a certeza de que vale a pena dar valor a coisas raras e especais. E sinto vontade de fazer um bolo que me lembra pessoas que, tal como este café, são raras e especiais.

(E relembro ainda os workshops de Cabazes de Natal: 
Em Coimbra o workshop já se encontra esgotado, mas e houver mais interessados e caso se justifique podemos tentar encontrar outra data.
No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)

Ingredientes:
(adaptado de revista “Olive” Christmas 2014, página 76)

180ml de óleo vegetal (usei de girassol)
100g de gengibre cristalizado (comprei no Jumbo na secçao dos produtos internacionais/asiáticos)
300g de açúcar
150g de Mel de Cana Sacarina
240ml de leite
3 ovos
1 limão
300g de farinha
1 + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice) que pode ser substituída por canela em pó

Cobertura de limão
100g de açúcar em pó
30ml de sumo de limão

Preparação:

Pique o gengibre cristalizado em pedacinhos pequenos.
Numa caçarola coloque o mel de cana, o açúcar amarelo e o leite e leve lume até que fiquem tudo bem dissolvido e misturado. Retire do lume e acrescente o óleo e depois os ovos, batendo tudo para que fique bem misturado. Junte depois a raspa da casca do limão.
Numa taça grande junte a farinha com o bicarbonato de sódio e as especiarias. Faça uma cova ao centro e coloque aí a mistura anterior. Junte também o gengibre picado - guardando um pouco para decoração) e misture muito bem.
Coloque a mistura do bolo numa forma de buraco com cerca de 25cm de diâmetro, muito bem untada e polvilhada com farinha.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação durante 35 minutos. Ao fim desse tempo baixe a temperatura do forno para 160ºC e deixe cozinhar mais 15 minutos.
Verifique que o bolo está cozido com a ajuda de um palito e retire-o do forno deixando-o a arrefecer completamente dentro da forma antes de desenformar.
Para a cobertura misture o açúcar em pó com o sumo de limão e mexa bem até fazer o glacé. Com uma colher espalhe a cobertura pelo bolo já desenformado e decore com o restante gengibre cristalizado.


Bom Apetite!

19 comentários :

  1. Sim, sempre ouvi dizer que "o que dá trabalho é mais saboroso"! E é verdade!! Às vezes é mesmo necessário pararmos um pouco (nem que seja no carro a caminho de casa) para pensarmos nas coisas/pessoas especiais que temos nas nossas vidas! Pois são elas que nos completam!!!
    Tal como esse bolo!! Acho que completa qualquer reunião com amigos e família!!! Parece DELICIOSO!!! :)

    Parabéns pelo teu trabalho e dedicação! Sou fã!! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,
      Obrigada pelas suas palavras.
      E o bolo é realmente delicioso.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:18

    Bom dia. Bem me parecia que havia bolinho para o fim de semana! Tem um ar delicioso, gosto de gengibre, e tenho que dar uma oportunidade ao melaço de cana. Um bom fim de semana. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Já é quase uma tradição do blogue, haver bolo à sexta para o fim de semana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Olá! Já degustei o novo café. Comprei uma embalagem (proximo de 12€ arrgghhh) por curiosidade, mas não gostei. Gosto de cafés mais intensos/fortes. A intensidade deste é apenas 6 e não achei nada de outro mundo.
    Beijinhos,

    Invito-vos a visitar o meu blog:viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viagem Doce Viagem,

      Eu não desgostei do maragogype. Mas na verdade também prefiro cafés mais intensos. No entanto acho a suavidade e o aroma do maragogype simpático para saborear a solo.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Por entre toda a agitação do dia-a-dia há coisas que não vemos naquele preciso momento como sendo raras, é realmente preciso parar para reflecitir em tudo o que vivemos diárimente, para muitas vezes percebermos que o que nos é habitual pode ser realmente raro.

    PS: Adorei o bolo! Uma fatia generosa e uma grande caneca de cevada para este lado "faxavôr"! (que não posso beber café) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minutos com os Tachos,

      É isso mesmo. Habitual para uns pode ser raro para outros!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo11:22

    Esse lote de café, maragogype, existe há mais de 20 anos nos Cafés Cristina. Também gosto muito dos cafés Nespresso e pouco do tal maragogype, mas não venham cá com «bandeirinhas ao lote» pois não são os primeiros a comercializarem o dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      Ninguém disse em parte alguma - nem eu no texto que escrevi, nem a nespresso na sua apresentação - que a Nespresso tinha sido a primeira a comercializar o Maragogype.
      Apenas apresentaram o maragogype como um café raro e tornaram-no a sua special reserve. Ninguém colocou "bandeirinhas ao lote" - só se falou do facto de ser um café diferente certamente mais apreciado por uns do que por outros.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Parece mesmo uma delícia! Mais um para fazer ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      Este bolo vale mesmo a pena. É ideal para a mesa de natal!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Fica desde já agendado ;) Bjinhos e espero q o workshop tenha sido um sucesso!

      Eliminar
  7. Com certeza que esse bolo perfeito ficaria delicioso com esse café a meio de uma tarde de chuva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcia Leonor,

      Nada melhor que café e bolo numa tarde de chuva!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Anónimo15:33

    Boa tarde
    O bolo está convidativo, mas...Não falta nenhum ingrediente na lista? É que o vejo escuro e nenhum ingrediente com essa cor..
    Obrigada
    Filomena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filomena,

      Na verdade não falta nenhum ingrediente na lista. O "escuro" é do mel de cana sacarina. que não é verdadeiramente mel, e é realmente muito escuro. é o que também é usado para fazer o bolo de mel típico da ilha da madeira.

      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  9. olá bom dia!
    onde arranjo melaço de cana? há nos supermercados normais (jumbos, continentes, etc)?
    obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      Por acaso este veio da mesmo da Madeira, mas já o vi há venda nos supermercados normais e, em ultimo caso será também fácil de encontrar em algumas lojas gourmet.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir