Chega Sexta feira. Uma semana mais difícil do que seria de esperar e um fim de semana no Porto para dois workshops.
No entanto as tradições mantêm-se. Sexta feira aqui no blogue costuma ser dia de bolo, e esta não é excepção. Ainda que este bolo, com aspeto alaranjado a lembrar a cenoura seja de abóbora.
Um bolo denso e muito saboroso, perfeito para comer ao lanche com uma chávena de chá. E perfeito para dar uso à abóbora em algo mais do que sopas e compotas. Ficou-me também na ideia uns sonhos de abóbora, mas terão de ser para outras núpcias.
Complementei o bolo com um pouco de chocolate, mas não é de todo obrigatório, e sem cobertura fica igualmente delicioso. Uma sugestão para o fins de semana calmos, o que definitivamente não vai ser o meu caso.
(E entretanto o mês no Natal está aí à porta! Agora que o feriado de dia 1 se foi, a minha tradição de começar o mês do Natal com chocolate quente em família, a árvore de natal e o presépio a serem decorados sofrerá algumas alterações. Mas prepararem-se! O Natal está a chegar!)
(E ainda há algumas vagas para o Workshop de Cabazes de Natal no Porto. Sábado já está esgotado, mas ainda há algumas vagas para domingo, dia 30, às 15h. Nos Workshops pop-up, na Rua do Almada. Inscrições e informações através de info@workshops-popup.com)
Ingredientes:
125g de manteiga
175g de açúcar amarelo
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos
2 chávenas de puré de abóbora (usei abóbora hoikkado previamente assada)
255g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
115g de Golden Syrup (ou mel)
Cobertura:
100g de chocolate culinária
Preparação:
Coloque a manteiga, o açúcar e o extrato de baunilha numa batedeira eléctrica e bata durante cerca de 8 minutos até ficar com uma mistura muito cremosa e pálida.
Acrescente depois os ovos batendo bem para misturar. Junte depois o puré de abóbora, a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, as especiarias e o Golden Syrup e misture bem os ingredientes até obter uma massa lisa.
Verta a massa para uma forma tipo bolo inglês (11x26cm) previamente untada e forrada com papel vegetal.
Deixe cozinhar cerca de 45 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC ou até o bolo estar cozinhado.
Retire e deixe arrefecer dentro da forma antes de desenformar.
Depois do bolo frio derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e barre a superfície do bolo, polvilhando depois, se desejar, com rolinhas de chocolate.
Bom Apetite!
Mas que aspeto delicioso, adorei!
ResponderEliminarSusy,
EliminarObrigado. E experiente. É muito bom.
Um beijinho,
Joana
Guloso e parece ser fofinho! Lembra o bolo de cenoura. Agora já tenho ideias, para dar uso às duas abóboras que tenho em casa: bolo, o húmus com a manteiga de amendoim, o chutney (a receita que publicou) e uma compota com uns marmelos que congelei (ideia que vi no Figo Lampo). A abóbora não é só para a sopa e filhoses no Natal, há mais para descobrir! Um bom fim de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarDepois venha cá contra essas aventuras culinárias todas que eu quero saber como correu.
Um beijinho,
Joana
Essa cor amarelo vivo ficou espetacular. Os bolos de abóbora são muito saborosos. A abóbora é como a batata doce, faz coisas deliciosas.
ResponderEliminarCozinha100segredos.
EliminarAndo curiosa para experimentar bolos com batata doce. Acho que é a próxima aventura.
Um beijinho,
Joana
É óptimo para aproveitar as abóboras e não fazer sempre sopinhas! :)
ResponderEliminarMarcia Leonor,
EliminarCom tantas coisas que se podem fazer, era uma pena só gastar abóbora na sopa.
Um beijinho,
Joana
que bolinho delicioso!
ResponderEliminarBejinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Susana,
Eliminaré mesmo delicioso.
Um beijinho,
Joana
Ola Joana, vi na fnac que na compra do ultimo livro, oferece uma agenda de cozinha. Como poderei adquirir a agenda sem o livro? É que quando sai comprei logo o livro. Obrigada. beijinhos
ResponderEliminarCláudia,
EliminarA agenda é mesmo só aferida na compra do livro. Que eu saiba não há forma de a adquirir de outra forma. Desculpe.
Um beijinho,
Joana
Que pena Joana, mas já tenho solução, vou comprar o livro com a agenda, ofereço o livro e fico com a agenda. Já pensei que parece mal e pode parecer egoísta da minha parte mas quero muito a sua agenda. É só na fnac? Ou há noutras livrarias? Obrigada. beijinhos
EliminarCláudia,
EliminarO livro com a oferta da agenda há em todas as livrarias e até no continente.
Um beijinho,
Joana
Que bolo apetitoso. Abóbora e especiarias é uma combinação mágica!
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook
Telita,
EliminarUma combinação mágica que já cheira a Natal.
Um beijinho,
Joana
Que lindo bolo! Mais uma sugestão p qd eu descascar a abóbora q aí tenho ;) Oh Joana, tb acho q é o 1º ano (pelo menos q me lembre) q ñ vou enfeitar a casa no dia 1 dez :( Terá q ficar p o fds prolongado, q remédio! Bjinhos e bons workshops!
ResponderEliminarAnjo de Mel,
EliminarAproveita bem a abóbora e depois vem cá contar.
Um beijinho,
Joana
Tem um aspecto tão bom! Tenho mesmo de experimentar. De repente parecia um bolo de cenoura, mas afinal a cor bonita vem da abóbora. Espero que tenhas tido um fds lindo e atarefado ;) Por cá o ritual da árvore de natal foi antecipado para hoje. Isto de já não ser feriado a 1 de dezembro troca-nos as voltas. Mas houve magia, chocolate quente e músicas de natal. Os meninos estavam radiantes!
ResponderEliminarBeijos e boa semana,
Babette
Babette,
EliminarSe eu estivesses estado em casa no domingo, também tinha feito a árvore nesse dia. Mas com um pouco de boa vontade ainda a conseguimos montar no dia 1. Mas desde que haja magia....
Um beijinho,
Joana
just blogwalking.. Nice post and have a nice day :)
ResponderEliminar