Ovos de Codorniz com Molho Satay de Amendoim


O Zé Maria está crescido. O tempo tem passado a correr e o meu bebé já não esta assim tão bebé. Ainda não anda, mas corre tudo de gatas, a rastejar ou apoiado a paredes e móveis ou agarrado às nossas mão. Continua a dormir bastante bem e a comer razoavelmente. Há dias em que acredito que o rapaz quer ser vegetariano tal o fechar de boca e abanar de cabeça assim que vê a carne ou peixe (principalmente a carne) a ir em direção à sua boca. Já tem génio. Já demostra as suas vontades e faz as suas fitas. De uma maneira geral continua um bebé muito simpático e sorridente. Gosta de dizer adeus a toda a gente, e basta que se metam com ele para levarem logo com um sorriso simpático.
Continua a adorar livros, mas descobriu a paixão pelos botões: dos telefones, do microondas, dos elevadores, dos comandos, do forno, da máquina de café. Então, se tiverem luzes a piscar, é vê-lo de dedo em riste a puxar-nos para poder carregar seja lá no que for.
Adora água, o banho, mexer com a mão dentro do copo, abrir a torneira do bidé e ir às “aulas” da piscina. Já fala muito, apesar de não percebermos quase nada d que ele diz. Mamã, papá, bebé, menina, pão e vovó são provavelmente as únicas coisas que para já conseguimos descortinar no meio da algaraviada que sai dali.
Continua a encher-nos o coração de cada vez que sorri para nós e a preencher a nossa vida de uma forma muito especial. 

(E para quem estiver interessado em participar, posso já dizer que vou fazer workshops de Cabazes de Natal em Coimbra e no Porto. Em Coimbra será já dia 15 de Novembro na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra, pelas 15h30 e poderão inscrever-se ou informar-se através de workshopquintaribeiro@outlook.com

No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com

Ingredientes para 6 pessoas:

24 ovos de codorniz 
sal e pimenta q.b.
pó de caril q.b.
coentros frescos picados

Molho satay de amendoim
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1/4 de chávena de manteiga de amendoim
1/2 chávena de leite de coco
1 + 1/2 colher de chá de óleo de sésamo tostado
2 colheres de chá de molho de soja
1 colher de chá de açúcar amarelo
1 colher de sopa de sumo de lima
1/2 colher de chá de molho de peixe (fish sauce)
piri-piri moído a gosto
1 colher de chá de alho ralado
amendoins e coentros frescos para decorar

Preparação:

Coza os ovos de codorniz em água temperada de sal. Retire, deixe arrefecer e descasque-os.
Coloque depois os ovos em espetos de bambu e coloque-os no prato de servir polvilhando-os em seguida com caril em pó e coentros frescos picados.
Para preparar o molho satay de amendoim, coloque numa taça o gengibre, a manteiga de amendoim e o leite de coco e mistur bem, Junte depois o óleo de sésamo, o molho de soja, o açúcar, o sumo de lima, o molho de peixe o piri-piri e o alho e misture até obter uma textura cremosa e homogénea.
Coloque o molho numa tacanha de servir e decore com amendoins picados grosseiramente e umas folhas de coentros frescos picados.
Sirva os ovos com o molho satay.


Bom Apetite!



3 comentários :

  1. Gostei muito da forma como transformaste uns simples ovinhos num prato sofisticado. Essa é uma entre muitas outras razões pelas quais sigo este blog quase desde o seu início, e nunca me canso de cá vir visitá-lo. Gosto tanto deste cantinho, Joana! Muito obrigada, e muitos parabéns por tantas e boas ideias, e pela generosidade de partilhá-las!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Muito obrigada pelas tuas palavras. Fico muito feliz em saber que encontras por aqui motivos para voltar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Obrigada Susana.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir