Bolinhas de Manteiga de Amendoim e Aveia


Nos dias que correm, a “moda” da alimentação saudável, entrou definitivamente no universo da alimentação e da culinária.
Goste-se mais ou menos, não há quem não saiba o que são os leites alternativos de aveia e amêndoas, as sementes de chia e bagas goji, as farinhas de trigo sarraceno ou de espelta, as sementes de linhaça e o óleo de coco.
E é também cada vez mais fácil encontrá-los à venda na maioria dos supermercados, pelo menos nas cidades onde temos 4 ou 5 grandes superfícies diferentes onde encontrar estas coisas.
Eu confesso que gosto muito de algumas coisas, e menos de outras. E também porque dentro desta “moda” há alimentos mais “super” do que outros, cujas propriedades estão mais do que comprovadas. E é o caso de alguns dos meus favoritos como a aveia, o abacate, os frutos secos, algumas farinhas, as sementes de linhaça e a manteiga de amendoim (para quem não sabe eu adoro manteiga de amendoim e sou capaz de comer colheradas daquilo…)
Tenho também um carinho especial por leite de amêndoas, e acho que as papas de aveia preparadas com este leite ficam bem melhores do que preparadas com leite dito normal.
Não temos todos que gostar do mesmo, nem cozinhar com os mesmos ingredientes, e muito menos “pregar a mesma religião”. Mas isso não quer dizer que, no nosso dia a dia não possamos incluir alguns alimentos diferentes e de “modas”. Há uns anos atrás a rucula quase não era utilizada, e agora quase que não há quem não a utilize. E vejo que se usa agora muito mais batata doce e abacate do que há dois ou três anos atrás. 
Também a comida pode e deve sofrer influências e tendências. Não deixa de ser curioso.
No entanto, para algumas pessoas que moram fora dos locais onde a oferta é maior, há muita dificuldade em encontrar alguns ingredientes. Foi por isso, que quando a Myprotein (http://pt.myprotein.com) me contactou, achei que uma loja online onde se podem facilmente encomendar estes e outros produtos são sempre uma mais valia para aquelas pessoas que desistem de experimentar coisas novas porque simplesmente não as encontram à venda nos locais onde moram.
A receita que vos trago hoje, vai um bocadinho na corrente desta nova “moda” alimentar, e fez sucesso num showcooking que preparei por altura do natal. Desde essa altura que tenho a receita para partilhar aqui, mas parece-me que agora é a altura ideal.
Esta receita realmente simples, em que basta misturar tudo e já está - não precisa de ser cozinhada, nem nenhum ingrediente necessita de pré cozedura - leva um ingrediente que eu adoro e que está mais do que nunca na moda: manteiga de amendoim.
Os senhores da Myprotein foram muito simpáticos e enviaram-me um pote de 1 kg de manteiga de amendoim que tem uma característica fantástica que não se consegue na maioria das manteigas de amendoim que encontramos à venda: é 100% amendoim e não tem adição nem de açúcar, nem de outras gorduras. E é realmente deliciosa.
E assim, como elogio à manteiga de amendoim, a snacks mais “saudáveis”,  e à Myprotein, segue a receita.





Ingredientes para cerca de 25 bolinhas:
(chávena usada com cerca de 220ml de capacidade)

1/2 chávena de manteiga de amendoim
1/3 de chávena de mel
1/2 chávena de coco ralado - mais para enrolar
1 chávena de aveia - flocos finos
1/4 chávena de pepitas de chocolate
1/4 de chávena de passas

Preparação:

Misture todos os ingredientes até obter uma massa. Tenda depois bolas do tamanho de nozes e, se gostar, passe-as por um pouco mais de coco ralado, e coloque-as em forminhas de papel frisado.
Coloque-as no frigorífico antes de servir.


Bom Apetite!



14 comentários :

  1. Anónimo09:07

    Uma sugestão bastante interessante. Hoje em dia, temos vários produtos no mercado (mais ou menos acessíveis em termos de disponibilidade física, ou financeira), várias correntes, algumas moda ou outras derivam da "evolução" culinária / curiosidade de utilização destes produtos. Hoje em dia, consigo encontrar abacate na praça (mais barato que no supermercado), algo impensável à 2/3 anos atrás, já vejo mais batata-doce e chuchu à venda, fora da época normal. Concordo consigo quando refere que não "temos pregar a mesma religião". Às vezes assisto a tomadas de posição (um pouco radicais a meu ver) relativamente a estes novos alimentos, como lei a adoptar na nossa alimentação e tudo o resto é mau. Acredito que devemos comer de tudo um pouco, com peso, conta e medida, incluindo estes novos alimentos, dependendo do gosto pessoal e disponibilidade para os adquirir (seja nas lojas, ou financeira - muitos destes produtos são caros). Conheço alguns (sementes, leites vegetais de marca própia, quinoa) , tenho curiosidade com outros, mas vou experimentando consoante as disponibilidades financeiras e a facilidade em encontrar nas lojas. Mas vieram para ficar, e muitos já estão nos nossos hábitos alimentares. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      E isso mesmo! Nada melhor que não ter receio de experimentar e ir comprando coisas novas e diferentes, nem que seja para saber o que é e ao que sabe.
      Alguns entrarão na nossa rotina alimentar e outros não, mas pelo menos aumentamos a nossa "cultura gastronómica" e saímos de comer sempre as mesmas coisas.
      Ainda no outro dia estava um miúdo a perguntar à mãe o que era um determinado legume e a mãe não sabia. Era beringela!!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Tenho várias versões destas bolinhas para experimentar. Estas parecem-me com uma consistência perfeita! E lá por casa, sou adepta de experimentar tudo e mais alguma coisa (felizmente não sou esquisita!), mas nem sempre tenho companhia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,
      Estas ficam com uma consistência muito boa! E são muito boas mesmas, e um excelente snack para meio da manhã ou da tarde.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Lá em casa já somos fãs da MyProtein! Acabou-se agora a manteiga e amendoim e estamos a experimentar a manteiga de amêndoa que é óptima! E nem por isso cara (eu pelo menos, não acho). Dentro deste género de novos alimentos, também descobrimos a BulkPowders que tem coisas muito interessantes (as lascas de côco são maravilhosas e a farinha de aveia também).
    Também sou da opinião que não devemos ser radicais: devemos experimentar um pouco de tudo, mas dentro disso procurar aquilo que representa um equilíbrio entre o que nos faz bem à saúde e o que nos satisfaz o paladar. Nada de radicalismos, que isso não traz nada de bom =)
    Beijinhos,
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,
      Eu confesso que adorei a manteiga de amendoim. A maioria dessasmanteigas que se encontra à venda leva imenso açúcar e esta é realmente natural e portanto muito melhor!
      Acho mesmo que devemos experimentar tudo, nem que seja para formarmos a nossa própria opinião acerca do que gostamos ou não. Só sou um bocadinho contra esses radicalismos alimentares que por vezes se vêm...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Cristina10:33

    Estava mesmo a precisar de outra receita de bolinhas assim... Acabei ontem as bolinhas de figo e cacau do blog "Nem acredito que é saudável" (deliciosas!!) que me deram um jeitão para recarregar energias entre as minhas aulas. Tenho é que encontrar manteiga de amendoim... Em que secção do hipermercado está ela?
    Beijinho e obrigada.
    PS: O "Nem acredito que é saudável" é da Sara Oliveira. Provavelmente é a mesma Sara que "leio" por aqui tantas vezes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:12

      Olá Cristina, esta Sara Oliveira (eu), a que costuma comentar não tem blog! Conheço esse blog, do qual eu gosto imenso, mas realmente é uma coincidência o nome da autora do "Nem acredito que é saudável" e o da "comentadora"!

      Eliminar
    2. Pode sempre encomendar esta da Myprotein. No supermercado encontra na secção das compotas e mel, mas essas manteigas de amendoim não são 100% amendoim e normalmente contêm bastante açúcar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    3. Cristina17:36

      Joana, obrigada pela resposta.
      Sara, que coincidência! Beijinho.

      Eliminar
  5. Yummy! Vou fazer, até pq adoro manteiga de amendoim (e o meu cão tb!) e se leva chocolate, já me conquistou, obviamente :P Hoje vou fazer o teu Bolo de Limão com Gengibre ;) Bjinhos e bom fds e bom workshop amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou grande fã de manteiga de amendoim!
      Depois conta como correram as bolinhas e o bolo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Vou fazer: adoro manteiga de amendoim e além de saudáveis são económicas pq nem vão ao forno, vão ao frigorífico e estão prontas! Nada mais prático!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucinda,
      São realmente a coisa mais simples de fazer e perfeitas para um snack a meio do dia!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir