Filetes de Peixe Espada com Banana


Hoje uma receita inspirada na gastronomia da ilha da Madeira. Filetes de peixe espada com banana, uma combinação que pode parecer estranha, mas que não devem deixar de experimentar em casa ou, se tiverem oportunidade, numa viagem à bonita ilha da Madeira e assim provarem esta e outras coisas boas que há por lá! Aliás, o menor das viagens é quase sempre podermos descobrir a gastronomia dos locais para onde vamos.



Entretanto já há as 3 finalistas do passatempo Fermipan. São elas a Sara Oliveira, com o seu Pão rico de Chocolate, a Cátia Dias, com o Folar de Maçã e Sultanas, e a Cristina Bessa com a Bola de Carne. Obrigada a todos quantos participaram e se deram ao trabalho de enviar e criar receitas saborosas com Fermipan e alusivas a Páscoa.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes de peixe espada 
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
farinha q.b.
1 ovo batido
2 bananas da Madeira
salsa picada q.b.

Preparação:

Tempere os filetes de peixe espada com sumo de limão, sal e pimenta e o alho picadinho e deixe-os a tomar gosto algum tempo.
Entretanto prepare dois recipientes. Num coloque a farinha e no outro coloque o ovo batido.
Aqueça o óleo ou o azeite (eu usei azeite de fritar)numa frigideira e deixe aquecer.
Escorra depois os filetes da marinada e passe-os primeiro pela farinha e depois pelo ovo batido. Leve-os depois a fritar no óleo quente até que fiquem dourados e escorra sobre papel absorvente.
Entretanto descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido com comprimento. Passe-as também pela farinha e pelo ovo e frite-as rapidamente no azeite ou óleo para que fiquem douradas e deixe-as também escorrer no papel absorvente.
Coloque depois os filetes num travessa ou prato de servir e por cima de cada filete disponha um pedaço de banana. Polvilhe com salsa picada e sirva com batatinhas salteadas e brócolos cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. este prato faz me lembrar a minha viagem a madeira, que boas recordações, está maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho dos Gulosos,

      Foi a pensar nisso mesmo que resolvi fazer esta receita!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:28

    Muito obrigada por ter sido selecionada. É bom viajar através da comida, e esta sugestão recorda a viagem que fiz à Madeira, na altura da Páscoa à uns anos atrás. Temos tantas receitas boas na nossa gastronomia, e muitas vezes não damos valor a elas, ou esquecemo-nos delas por via das influências das receitas de outros países. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Foi uma justa vencedora!
      Quanto à receita, é verdade quando diz que temos coisas muito boas na nossa gastronomia. Pena que por vezes parece que nos esquecemos delas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. que bela refeição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana. Posso dizer que me soube muito bem!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir