Donuts


Pode servir para comemorar o dia do Pai. Ou pode simplesmente ser o pretexto para um lanche doce. Mas quem resiste a um donut acabado de fazer, fofo, doce a apetitoso?
Aqui por casa foram preparados numa tarde feia e de chuva e era preciso algo para animar. E nada melhor do que estar À espera de uma massa a levedar, de amassar, de sentir o cheiro do fermento enquanto lá fora o dia está cinzento, húmido e triste e nos afasta da ideia da primavera, apesar de esta estar mesmo a chegar.
E depois, com um donut ainda morno na mão, e uma chávena de chá na outra mão, o dia parece subitamente mais alegre, ainda que do lado de fora da janela continue frio e chuvoso.
Foi assim a minha tarde de ontem.
Alguém é servido de um donut quentinho?



E como a Páscoa está quase à porta um desafio em jeito de passatempo com o apoio da Fermipan (http://www.touch.pt/pt/produto/47+145/fermipan-(4x11g)/).
Que tal criarem uma receita original com Fermipan, alusiva à Páscoa? As 3 receitas mais criativas recebem um exemplar do livro “Receitas para Todos os dias” e ainda uma embalagem de Fermipan. Têm até à próxima sexta feira, dia 27, para enviarem as vossas receitas, e na segunda feira seguinte, dia 30 de Março os vencedores serão anunciados aqui no blogue.
Enviem quanto antes as vossas receitas para aminhadieta@hotmail.com.

Ingredientes:

2 colheres de chá de Fermipan (levedura seca)
125ml de leite morno (37ºC)
2 colheres de sopa de açúcar
350g de farinha
50g de manteiga derretida
2 ovos

150g de açúcar
50ml de água
açúcar em pó para polvilhar
óleo para fritar


Preparação:
Numa taça larga coloque a levedura Fermipan, o leite morno e uma colher de açúcar. Misture e deixe repousar 10 minutos até que a mistura comece a formar umas bolhinhas à superfície. Nessa altura acrescente a manteiga, a farinha, os ovos e o restante açúcar e misture tudo bem.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos até ficar macio. Se a massa estiver ainda muito peganhenta, acrescente, aos poucos e poucos, um pouco mais de farinha.
Forme uma bola com a massa, tape com um pano limpo e deixe a levedar durante cerca de 45 minutos ou até ter duplicado de volume.
Volte então a amassar mais uma vez e estique depois a massa até ficar com cerca de 1cm de grossura. Corte depois em discos com cerca de 8cm de diâmetro, com a ajuda de um cortado de bolachas ou de um copo, e corte também o centro com um cortado pequeno, de modo a criar a forma característica dos donuts.
Coloque então os discos de massa num tabuleiro forrado de papel vegetal e deixe-os levedar mais 30 minutos.
Aqueça depois o óleo a 180ºC e frite os donuts até ficarem dourados de ambos os lados. (Não frite muitos de cada vez).
Escorra-os em papel absorvente e reserve.
Entretanto leve ao lume um tacho com o açúcar e a água e deixe dissolver e levantar fervura. Deixe depois ferver 2 minutos até ter uma calda grossa e espessa e mergulhe os donuts, um a um, e de ambos os lados na calda e deixe-os a escorrer e secar sobre uma grelha.
Depois de secos coloque-os no prato de servir e polvilhe-os com o açúcar em pó.


Bom Apetite!



13 comentários :

  1. Anónimo09:38

    Bom dia! Uma bela sugestão e já aceitava um! Já não os faço à muito, muito tempo (foi uma das primeiras aventuras com a massa levedada). Quanto ao passatempo, vamos ver se tenho tempo no fim de semana, pois o tempo está muito curto para todas as tarefas. Um grande beijinho, Sara Oliveira. E muitos parabéns a todos, pelo casamento, sogro e filhote, e espero que tenham tido um dia bastante feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Sara.
      Realmente eu nunca tinha feiro donuts. Estes ficaram deliciosos. O maior elogio veio do marido que pensava que eram de compra e só muito mai tarde percebeu que tinha sido eu a fazer.
      Espero a sua receita.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:16

    Devem ser uma maravilha!!!!!!!!!
    Nunca fiz mas mal possa vou experimentar!!!
    Obrigada pela sugestão, Joana!!!
    Beijinhos,
    Susana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      Também foi a minha primeira experiência com donuts. É mais simples do que pode parecer À primeira vista.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Claudia Jorge11:23

    Ola Joana, antes de mais muitos parabéns por todas as datas celebradas por ai. Espero que sejam todos muito felizes. Agora os donuts, nunca fiz e esta tua receita parece muito fácil, acho que é desta que me vou aventurar. Que inveja, mas daquela boa, ver os teus donuts e nem poder sentir o cheiro. lol Para quando um post novo no economia ca de casa? Todos os dias vou ao teu outro blogue e nada... Não é uma critica destrutiva, antes pelo contrario Joana. Fico a aguardar por novidades. No entanto continua o excelente trabalho que tens feito neste blogue, sou uma fiel admiradora e seguidora do teu trabalho e de certa forma da tua vida. Adoro os textos que faz de introdução às tuas receitas. Cá por casa tenho feito muitas receitas tuas, até porque tenho todos os livros. Ainda há pouco saiu o ultimo, mas já estou ansiosa por outro lol. Agora podia ser um sobre o economia ca de casa e até mesmo mais um de receitas. Desculpa o testamento, mas gosto mesmo muito de ti e é-me muito fácil escrever para ti. Muitos beijinhos para todos e muita sorte para ti, para a tua familia e para os teus projetos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claúdia,

      Obrigada pelas palavras simpáticas.
      Quanto ao Economia cá de casa, confesso que tenho imensas ideias de post para escrever, mas neste momento não tenho mesmo tempo.... Em breve conto as novidades do que se anda a passar e os motivos pelos quais há alturas em que não se conseguem "tocar todos os bois para a frente", e é necessário estabelecer prioridades.
      No entanto, conto em breve recomeçar os post por lá.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Não posso parar a dieta...mas Adoro donuts!!! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria InÊs,

      Todas as dietas precisam de uma facada de vez em quando!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Adoro donuts!!! Apetecia-me mesmo um! Ainda bem que estás longe e só existe a foto, assim ñ estrago a dieta :P Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      Quando estamos em dieta, há que resistir a certas coisas, mas mesmo assim, e mesmo em dieta, há dias em que uma asneira é permitida!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Já testei a receita e vou partilhar também no meu blogue (com os devidos créditos, obviamente), já que resolvi alterar um nadinha a tua receita: usei fermento fresco na massa e na calda coloquei canela e limão. Super fáceis de fazer e absolutamente deliciosos!
    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,

      As receitas partilhadas servem para isso mesmo. Serem alteradas de acordo com o que temos em casa e adaptadas ao nosso gosto pessoal.
      Ainda bem que gostou e que achou simples de fazer.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Olá Joana.
    Fiz a sua receita e como sempre ficou muito boa. Queria-lhe perguntar, o que acha se congelar? E como seria o método. Obrigada desde ja. Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir